Grammy 2015 já é neste domingo: confira indicados e shows

Beyoncé é a Meryl Streep do Grammy

Beyoncé bate recorde de indicações no prêmio com 52 nomeações ao longo da carreira

O Grammy Awards acontece no próximo domingo (8), em Los Angeles, nos Estados Unidos. Esta é 57ª edição da maior premiação musical do mundo, organizada pela Academia Nacional de Artes de Gravação e Ciência dos Estados Unidos.

Entre os nomeados, o destaque vai para a cantora Beyoncé, que bateu recorde de indicações ao prêmio para uma mulher. Ao todo, são 52 indicações ao longo da carreira, superando a estrela country Dolly Parton, que já recebeu 46. Beyoncé é a “Meryl Streep” do Grammy, podemos assim dizer: está sempre na disputa.

Beyoncé está indicada para melhor álbum contemporâneo urbano e álbum do ano para o seu trabalho homônimo. A cantora surpreendeu a todos no final de 2013 quando o lançou de surpresa e pelo fato de todas as faixas possuírem videoclipe. Segundo a cantora, ele é um disco visual, os clipes têm relação com sua própria produção. O álbum foi um sucesso de crítica e de público, tendo ficado várias semanas nos 200 mais vendidos da Billboard.

Uma das canções do álbum, “Drunk In Love”, realizada em parceria com o marido Jay-Z, também concorre ao Grammy com a inidicação para melhor música de R&B. O clipe do single tem mais de 200 milhões de visualizações.

Sam Smith, Taylor Swift e Iggy Azalea são outros nomes marcantes na corrida pelo vitrola de ouro.

Taylor Swift, após ter largado de vez o country, lançou no ano passado o disco “1989”, o nome é alusão ao ano que a loirinha nasceu. O primeiro single é “Shake It Off”, o hit grudento e dançante ficou em torno de cinco semanas no topo da Billboard e concorre como melhor apresentação solo de artista pop e gravação do ano,  junto com “Fancy” (Iggy Azalea e Charli XCX), “Chandelier” (Sia),  “All About That Bass” (Meghan Trainor) e “Stay With Me”, de Sam Smith.

Por falar em Sam Smith, ele é um dos favoritos para ganhar a premiação este ano, pois além da categoria já citada, ele também concorre a álbum do ano, música do ano, melhor artista iniciante, melhor álbum vocal pop, melhor apresentação solo de artista pop e revelação, disputando com grandes nomes, como Bastille, Iggy Azalea, Sam Smith, Haim e Brandy Clark.

Já a rapper Iggy Azalea é a nova queridinha da mídia americana. A jovem de 24 anos recebeu muitas indicações, ela está concorrendo nas categorias gravação do ano, revelação, apresentação de grupo pop e melhor álbum de rap,  nessa última é a única mulher na disputa.

Miley Cyrus e Ed Sheeram estão entre indicados, mas não são favoritos.

A polêmica Miley Cyrus está concorrendo como melhor álbum vocal pop com “Bangerz” e declarou à imprensa que a indicação foi uma grande surpresa. O disco foi um divisor de água para a cantora, que finalmente conseguiu se desvincular da Disney e da personagem Hannah Montana.

A Inglaterra está tomando conta do Grammy, pois Ed Sheeran também está no páreo. A parceria com Pharell Williams no álbum “X” lhe rendeu duas indicações, melhor álbum vocal pop e álbum do ano, mas ele  já disse em entrevista que não está confiante em ganhar. Ed também concorre a melhor canção escrita para mídia visual com”I See Fire”, presente na trilha sonora de O Hobbit: A Desolação de Smaug. O parceiro Pharel também está na lista de indicados, graças à canção “Happy” e o álbum “G I R L”.

A festa promete com shows de Madonna, Katy Perry e grande elenco

As apresentações são um dos destaques do Grammy e as atrações confirmadas para este ano são AC/DC, Tony Bennett e Lady Gaga, Eric Church, Common e John Legend, Ariana Grande, Katy Perry, Sia, Hozier, Annie Lennox, Jessie J e Tom Jones, Miranda Lambert, Adam Levine e Gwen Stefani, Madonna, Rihanna, Paul McCartney e Kanye West, Sam Smith e Mary J. Blige, Usher, Pharrell William, Beck e Chris Martin, Brandy Clark e Dwight Yoakam, Ed Sheeran, John Mayer, Herbie Hancock e Questlove, finalizando com Juanes.

A expectativa é de boas apresentações para Katy Perry, que teve uma performance elogiada no show do intervalo do Superbowl no último domingo (1);  Madonna, que vai apresentar o primeiro trabalho de seu mais novo disco; e para Tony Bennett e Lady Gaga, dupla que está concorrendo como melhor álbum tradicional pop com “Cheek to Cheek”.

Paul McCartney e Kanye West vão se apresentar juntos após terem realizado uma parceria musical com “Only One”. A ideia deu tão certo que a dupla também participa da canção “FourFiveSeconds”, de Rihana, lançada no dia 3 de fevereiro.

Confira a lista completa de indicados no site da premiação.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.