Lumos: evento em Natal reúne moda, fotografia e fãs de Harry Potter

O pessoal de Hogwarts passou o final da tarde de sábado (25) em Natal, mais precisamente no bairro de Cidade Alta. A Pinacoteca do Estado recebeu a Lumos, uma exposição que exibiu fotografias com temática inspirada na saga literária Harry Potter, da autora inglesa J.K. Rowling. O espaço estava decorado com livros da saga, pomos de ouro (uma das bolas usadas no Quadribol, principal esporte dos bruxos) e o brasão da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.  Também havia os símbolos da Grifinória, Sonserina, Corvinal e do Lufa-Lufa (as quatro “casas” que dividem o colégio) e o famoso tabuleiro de xadrez bruxo que é tão falado nas obras e nos filmes.

IMG_0223

As fotos expostas são de autoria do fotógrafo Andrey Lourenço. Esta não é a primeira vez que faz uma exposição que mistura fotografia e literatura. O fotógrafo já fez trabalhos usando como temas Alice no País das Maravilhas (de Lewis Carroll), Amanhecer (de Stephenie Meyer, autora da saga Crepúsculo ) e O Maníaco do Circo (do autor potiguar Leonardo Barros).

“Creio que o fato de Harry Potter ser tão querido é a forma que J.K. faz com que os personagens mesmo sendo de um universo bruxo se pareçam tanto com pessoas normais. E a forma que ela escreve cativa pessoas de todas as idades”, disse Andrey Lourenço, que conheceu a obra por intermédio de uma prima.

Andrey Lourenço é o fotógrafo responsável pela exposição Lumos

Andrey Lourenço é o fotógrafo responsável pela exposição Lumos

Foram expostas 30 imagens, nas quais os modelos, agenciados pela Tráfego Models, estavam caracterizados com os personagens mais marcantes dos sete livros da série. Havia Rony Weasley, Professor Severo Snape, Professor Alvo Dumbledore, Cho Chang (primeira namorada do Harry) e não podia faltar o personagem principal: Harry Potter. A produção das imagens durou 30 dias e todas foram feitas em Natal.Uma das modelos que participou da produção das imagens foi a miss Rio Grande do Norte 2013, Cristina Alves, que interpretou a personagem Ninfadora Tonks.

IMG_0224

IMG_0270

O grande diferencial do Lumos foi misturar moda, literatura, fotografia, música e culinária no mesmo lugar. Além da exposição, simpatizantes da saga venderam alguns produtos. Amanda Gehlen comercializou cupcakes de diversos sabores e caracterizados com o tema principal da exposição. Ela também vendeu um bolo de aniversário igual ao que o Harry ganhou de Hagrid no primeiro filme da saga (Harry Potter e a Pedra Filosofal).

Amanda contou que esta não é a primeira vez que faz bolos com a temática do mundo bruxo, visto que já fez para um amigo. “Eu já vendi os bolinhos para um amigo meu. Mas para um evento, esta é a primeira vez que faço. Foi a maior encomenda que já tive”, disse a jovem. Quando a entrevistamos, o bolo de aniversário do Harry já estava perto do fim.

Amanda, seu bolo de aniversário de Harry Potter e os cupcakes personalizados das casas de Hogwarts

Amanda, seu bolo de aniversário de Harry Potter e os cupcakes personalizados das casas de Hogwarts

Os famosos feijõezinhos de todos os sabores estavam à venda na Lumos. Você não sabe o que é isso? Como o nome já diz, são os feijões com gostos variados. Alguns… podem ser desagradáveis: sabor de vômito, por exemplo.

IMG_0268

Os famosos “Feijõezinhos de todos os sabores”

Na parte do vestuário, a equipe da Dara Confecções (composta por mãe e filha, Aldara e Tatiana Gomes) estava vendendo camisetas e imãs de geladeiras temáticos. De acordo com Tatiana Gomes, esta era a segunda vez que vendia roupas personalizadas da saga em um evento da cidade. Durante a exposição também estavam a venda acessórios inspirados nas casas da Escola de Hogwarts (Sonserina, Grifinória, Lufa-Lufa e Corvinal), símbolos relacionados às aventuras de Harry, Rony e Hermione, entre outras coisas.

IMG_0240

Algumas estampas da Dara Confecções

Uma das partes temáticas da exposição era que os visitantes podiam fotografar em um mural e fingir que eram um bruxo procurado. O cartaz remetia ao personagem Sirius Black, que surge no terceiro livro da saga (Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban).

Um dos pontos mais importantes do evento foi o desfile de moda com roupas baseadas no estilo da obra de J.K. Rowling. As modelos desfilaram nos salões onde a exposição circulava. Um dos estilistas que participou do desfile foi Ricardo San Martini, que adaptou sua última coleção para o estilo Harry Potter, misturando a alta costura e o sombrio.

IMG_0255

De acordo com San Martini, o nome da coleção se chama Infinitamente e todas as roupas foram trabalhadas no preto e no rendado. A coleção já foi exibida em um Fashion Show que aconteceu no Teatro Riachuelo. O estilista explica que trabalha com 112 colaboradores, que distribui diversos tipos de renda a ele, desde o croché até a renda renascentista. “Eu já exportei meus trabalhos para Noruega, Los Angeles e até ano passado exportava para Itália”, afirma.

Durante o desfile, a apresentação musical contou com a cantora Rapha Inverse, que cantou rock e pop para o público presente. Canções de Pitty e do Creed estavam em seu repertório. “Foi muito massa a ideia de cantar enquanto as modelos passavam pela sala”, disse Inverse, que afirmou ser a primeira vez que cantava em um evento como esse.

Raphaela Inverse, cantora

Raphaela Inverse, cantora

A maioria do público que estava no Lumos era de jovens entre 12 a 17 anos, que quando os livros foram lançados ainda eram muito crianças (o último livro da saga foi lançado no Brasil em 2007). Muitos deles foram influenciados pelos irmãos e pais que haviam lido os livros quando estes chegaram nas prateleiras ou estrearam os primeiros filmes.

Uma dessas jovens é Iana Maia, de 13 anos, que foi ao evento acompanhada das amigas da escola. Leitora de Harry Potter há quatro anos, conheceu a obra por intermédio da sua irmã mais velha, que atualmente tem 16 anos. “Ela brigava comigo porque eu gostava dos filmes e nunca tinha lido os livros. Ela me chamava de poser (gíria para dizer que uma pessoa não é fã de verdade de uma determinada coisa) por conta disso”. A jovem Iana afirma que o seu livro favorito é o Harry Potter e o Cálice de Fogo, o quarto da saga. Ao ser questionada se ela gostou do evento, a garota respondeu que sim.

IMG_0279

Bia, Iana e Isadora, 13 anos, são fãs de Harry Potter e estiveram presentes no Lumos

Apesar do público ter sido seleto, o Lumos mostrou que aqueles que são fãs verdadeiramente da série são bastante unidos e que são loucamente apaixonados pela obra. Alguns chegavam levando todos os livros nas mãos ou circulavam com suas varinhas pelo evento. Outros ficavam encantados com a decoração e maravilhados com as fotografias. “As fotografias estão tão bem trabalhadas que fico brincando em adivinhar quem é o personagem na foto”, disse uma das visitantes.

Brasão das casas de "Lufa-Lufa" e "Sonserina"

Brasões das casas de “Lufa-Lufa” e “Sonserina”

Foi, portanto, um evento que funcionou como ponto de encontro entre os amigos apaixonados pela obra e para conhecer um pouco mais o trabalho artístico de um fotógrafo potiguar. “Creio que a cada evento que faço eu ganho mais experiência. Pretendo fazer outros eventos parecidos como esse e serão bem melhores”, responde Lourenço, ao ser questionado se pretende fazer mais eventos que misturam fotografia e literatura.

Um dos grandes méritos da exposição, contudo, foi ter levado um público diferenciado à Pinacoteca do Estado, que costuma ser frequentada por faixas etárias acima da média do evento. O Lumos, em geral, teve como público adolescentes.

Brasão de Hogwarts decorava a pinacoteca

Brasão de Hogwarts decorava a pinacoteca

Podemos dizer que é um belo prédio histórico de nossa cidade e a Lumos serviu para movimentá-lo e apresentá-lo às novas gerações. Poucas vezes vi a Pinacoteca tão cheia de pessoas, com jovens ocupando todas as salas e espaços disponíveis do lugar. Exatamente como é esperado de cada um dos prédios históricos e culturais da cidade.

Sobre Harry Potter

É uma série de aventuras fantásticas, composta por sete livros, escrita pela britânica J. K. Rowling. O primeiro, Harry Potter e a Pedra Filosofal, foi lançado em 1997. Foi sucesso comercial em todo o mundo e além dos livros, a saga também originou diversos produtos, tais como filmes, jogos e acessórios.

Já foi traduzido para mais de 60 línguas e graças ao grande sucesso dos livros, Rowling tornou-se a mulher mais rica na história da literatura. Os livros são publicados pela Editora Rocco no Brasil e traduzidos por Lia Wyler.

Grande parte da narrativa se passa na Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, e foca nos conflitos entre Harry Potter e o bruxo das trevas Lord Voldemort. Ao mesmo tempo, os livros exploram temas como amizade, preconceito, coragem, crescimento, responsabilidade e também sobre a vida e a morte.

Os sete livros, por ordem de lançamento, são: Harry Potter e a Pedra FilosofalHarry Potter e a Câmara SecretaHarry Potter e o prisioneiro de AzkabanHarry Potter e o Cálice de FogoHarry Potter e a Ordem da FênixHarry Potter e o Enigma do PríncipeHarry Potter e as Relíquias da Morte.

IMG_0216

Abaixo, confira a galera com todas as fotos do ensaio do fotógrafo Andrey Lourenço:

[nggallery id=10]

Texto de Lara Paiva, com colaboração de Andressa Vieira
Fotos: Andressa Vieira

Deixe um comentário

Your email address will not be published.