“Everybooooooody, yeaaaaaaaaaah. Rock you body, yeaaaaaah”. Eita, que refrão grudento! Mas ao escutá-lo todo mundo já associa aos Backstreet Boys. A boyband anunciou recentemente cinco shows no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

Eles surgiram na cidade de Orlando, estado americano da Flórida, em 1993. O primeiro single foi “We’ve Got It Goin’ On”, lançado em 1995, que foi mais sucesso na Europa. A fama nos Estados Unidos foi alcançada com o single “Quit Playin’ Games (With My Heart)”, no ano de 1996, mesmo tempo em que lançaram o álbum de estreia. Muitos apontavam que eles eram os substitutos do “New Kids On The Block”, banda de garotos que fez muito sucesso no final da década de 80.

O reconhecimento internacional, por sua vez, veio com a música “Everybody”, lançada em 1997. Neste mesmo período, o grupo lançou a versão estadunidense do primeiro álbum e o segundo da Europa, o “Backstreet’s Back”.

Então, os BSB, como também são conhecidos, começaram a fazer sucesso no mundo todo, fãs ficaram enlouquecidas e milhões de cópias foram vendidas. Agora, os nordestinos vão ter a chance de lembrar a infância e adolescência dos anos 90 e 2000, quando assistiam o Disk MTV para Sarah Oliveira anunciar: “O primeiro colocado de hoje foi Backstreet Boys”.

Porém, não foi só Brian, Kevin, Howie, Nick e AJ que formaram grupos de cinco garotos bonitinhos e que  cantavam razoavelmente bem. Vamos mostrar outras quatro bandas que fizeram você gastar interurbano para que o clipe aparecesse na finada MTV Brasil, comprar poster da revista Capricho ou Atrevida, chorar e sonhar assistir ao show. Clique no nome das respectivas banda e divirta-se!

Eram os maiores concorrentes do BSB. Saindo do Clube do Mickey, os seus membros eram Lance Bass, JC Chasez, Joey Fatone, Chris Kirkpatrick e Justin Timberlake (na época ele namorava a Britney Spears e tinha um cabelo bastante loiro e cacheado). Assim como os Backstreet Boys, eles surgiram na Flórida, nos EUA, e começaram inicialmente a fazer sucesso na Europa. Já venderam 50 milhões de discos pelo mundo.

O álbum de estreia da banda foi lançado em 1997 e tem várias versões espalhadas pelo mundo. Os primeiros sucessos foram “I Want You Back” e “Tearin’ Up My Heart”, cujo clipe pode ser visto a seguir:

A música era número um nas rádios e o vídeoclipe aparecia direto na MTV. Eles abriram a turnê da cantora Janet Jackson (irmã do Michael Jackson e depois Justin Timberlake, já em carreira solo, arrancou o sutiã dela no final do Superbowl de 2004). Em 2000, eles lançaram o álbum “No String Attached”, que continha as canções “Bye, Bye, Bye” e “It’s Gonna Be Me”. O último álbum do grupo foi “Celebrity”, de 2001, em que lançaram as faixas “Pop” e “Girlfriend”.

Saindo dos Estados Unidos, vamos para a Irlanda. O Westlife surgiu em 1998 e inicialmente era formado por Shane Filan, Mark Feehily, Kian Egan, Nicky Byrne e Brian McFadden. Em 2004, eles formaram um quarteto, pois McFadden se retirou do grupo. A banda terminou no ano de 2012.

O primeiro álbum foi lançado em 1999 e surgiram as músicas  “Swear It Again“, “If I Let You Go” e “Flying Without Wings“. Outra música lembrada deles é “Fool Again”, veja a seguir:

Além disso, eles são conhecidos pelos seus covers, como “Against All Odds”, que conta com a participação da cantora Mariah Carey. A versão original foi gravada por Phill Colins. Eles também gravaram “Uptown Girl”, de Billy Joel, cujo clipe tem a participação da modelo Cláudia Schiffer.

Eles eram bastante famosos no Brasil, apareciam direto na MTV e já tocaram três vezes no país. Porém, nos Estados Unidos a popularidade não era tão alta.

Take That’, grupo do Robbie Williams (que não é o ator!) era considerado o “New Kids On The Block da Inglaterra”. Podemos dizer ainda que o Five era considerado o BSB do Reino Unido. Uma coincidência é que a banda era administrada pelo mesmo empresário das Spice Girls. Era formada por Scott Robinson, Ritchie Neville, Richard “Abs” Breen e Sean Conlon.

Em novembro de 1997, Five lançou o single Slam Dunk (Da Funk)“, que ficou entre os 10 melhores nas paradas inglesas e foi tema do campeonato da NBA, nos Estados Unidos.

Em 1998 ganhou seu primeiro sucesso internacional importante, “When the Lights Go Out“, que alcançou o top 10 nos EUA. A banda seguiu com uma turnê de oito dias para promover o primeiro disco, intitulado de “5ive”,  que chegou ao número 27 dos discos mais vendidos da Billboard.

Naquele mesmo ano, eles realizaram uma turnê com o ‘N Sync, mas logo depois se retiraram devido à exaustão, voando de volta para a Inglaterra para descansar e começar a trabalhar no próximo disco, “Invincible”, que trouxe à tona os hits “Got the Feelin’ “, “Everybody Get Up“, e “Until the Time Is Through“.

O último álbum gravado do grupo foi “Kingsize”, em 2001, naquele mesmo ano anunciaram a separação, após vender mais de 20 milhões de discos em todo o mundo e ter 11 singles. Atualmente, eles tentam ensaiar um retorno.

Demorei muito para escolher uma boyband brasileira, mas tinha que adiconar uma. Apesar de não ser exatamente da mesma época que Backstreet Boys e as outras citadas, o Br’oz foi uma das mais conhecidas em meados dos anos 2000. Foi formada a partir de um reality show chamado “Popstars”, mesmo programa que revelou as garotas do Rouge. Os cinco meninos eram André Marinho, Matheus Rocha, Jhean Menezes, Filipe Duarte e Oscar Tintel.

Eles lançaram apenas dois discos, porém venderam 350 mil cópias do álbum de estreia e 35 mil exemplares do primeiro DVD. Br’oz teve três singles número um no Brasil: “Prometida“, “Se Você Não Está Aqui” e “Tudo o que Você Quiser“. O grupo acabou em 2005.

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.