Acompanhando o ritmo de lançamentos dos quadrinhos nacionais, impulsionados pela Feira Internacional de Quadrinhos (FIQ) que aconteceu em Belo Horizonte de 13 a 17 de novembro, o selo K-Ótica promove a semana de lançamento de títulos locais. De terça a quinta-feira, sempre às 19h, o movimento na comic shop ficará por conta de três lançamentos: hoje (19) será a vez da revista “Parnamirim – Construindo uma história”, produzida pelo grupo de HQ Pinguins Calientes, chegar às prateleiras. Amanhã (20) Mário Rasec lança “Os Black”, e na quinta (21) Carlos Alberto de Oliveira traz “As Sátiras em Quadrinhos de Zé Areia”.
“Parnamirim – Construindo uma história” foi um projeto viabilizado através do Programa de Cultura Banco do Nordeste/BNDES. A HQ conta a história de fundação e desenvolvimento da cidade a partir do ponto de vista de seus moradores com abordagem didática.
“Os Black” é um daqueles HQs divertidos, que faz uso do estereótipo do fã de black metal para explorar os caminhos do humor negro: Rasec retrata três amigos que se desdobram para encontrar um lugar ao sol na capital do RN entre jornalistas criminais, bandas de axé e forró, carnavais e fãs de MPB. Confira um aperitivo do trabalho de Rasec em “Os Black” abaixo:
O último lançamento é: “As Sátiras em Quadrinhos de Zé Areia”, do artista Carlos Alberto de Oliveira. Inspirada na obra de Veríssimo de Melo, a HQ busca de forma pioneira apresentar o folclórico personagem dentro de sua vivacidade genuína, despudorada e humilde. A obra vem recheada por histórias da época da Segunda Guerra Mundial e cenas cotidianas de uma Natal provinciana. Carlos Alberto, que na década de oitenta ingressou na revista Maturi, busca resgatar um pouco do saudosismo do traço cômico e artístico desta época.
Os lançamentos iniciam-se sempre às 19h, na Livraria Nobel da Salgado Filho.
Uma míope quase sempre muito atrasada, cinéfila por opção, musicista fracassada e cronista das pequenas idiotices da vida. Pra sustentar suas divagações é jornalista, roteirista e fotógrafa.