5 documentários potiguares disponíveis no YouTube

Depois que disponibilizei o documentário “Lá Pro Gringo’s“, que fala sobre a Praça do Gringo’s em Ponta Negra (RN), no YouTube, resolvi fazer um apanhado dos melhores documentários da cidade também disponibilizados na plataforma digital. Acredite, tem muita coisa boa que os potiguares estão produzindo. Nos últimos 16 anos, temos obras que tratam sobre diversos assuntos, desde música até a Segunda Guerra Mundial.

Após o sucesso da postagem dos curtas potiguares que estão fazendo sucesso em vários festivais de cinema do Brasil, apontamos cinco documentários produzidos no Rio Grande do Norte, disponíveis no YouTube, que valem a pena ser conferidos:

1. Independência na Terra do Sol

Sinopse: Documentário produzido como projeto de conclusão do curso de Jornalismo na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2008. O projeto da dupla Hugo Morais e Rebeca Correia contou com ajuda de pessoas próximas. O doc fala sobre a produção de músicas independentes em Natal. Atualmente, Hugo é um dos colaboradores do site O Inimigo.

Direção: Hugo Morais

2. Sangue do Barro

Sinopse: No ano de 1996, Genildo Ferreira de França (mais conhecido como Neguinho de Zé Ferreira) foi o autor de um verdadeiro massacre em Santo Antonio do Potengi, município de São Gonçalo do Amarante. Segundo pessoas mais antigas, Genildo Ferreira era uma pessoa calma e bem quista entre os populares e começou a aparentar estar um pouco perturbado após a morte por atropelamento do seu filho. Durante esse período, surgiu ainda o boato de que Genildo seria homossexual. Muito perturbado, Neguinho de Zé Ferreira realizou o massacre no intuito de provar à população que era homem e também para matar o motorista que atropelou seu filho. Essa explicação pode estar muito vaga e não deve ser levada totalmente em consideração. Para entender melhor este fato, só assistindo ao documentário.

Direção: Fabio DeSilva e Mary Land Brito.

3. Natal – A Encruzilhada do Mundo

Sinopse: O documentário mostra a participação de Natal na 2° Guerra Mundial e sua importância para a aviação da América do Sul.

Direção: Fred Nicolau

4. Seu Zé: 10 anos

Sinopse: O Doc conta a história dos 10 anos de vida da banda potiguar SeuZé (RN).

Direção: Anderson Foca

5. Pouca Água, Muita Fé

Sinopse: Vídeo produzido pelos alunos da Oficina de Vídeo do Projeto “Semeando Cultura“, realizado no período de 21 a 26 de janeiro de 2013 no município do Venha-Ver. O vídeo retrata o período de seca que o Rio Grande do Norte está passando. O doc teve orientação do Coletivo Caminhos.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.