E eis que o Rock’n’roll perdeu mais um de seus clássicos colaboradores icônicos, hoje foi anunciado o falecimento do músico Jack Bruce, ex vocalista e baixista da banda Cream.
Jack, nascido na Escócia, tinha 71 anos, e durante os anos sessenta, junto com o guitarrista Eric Clapton e o baterista Ginger Baker formaram a banda Cream, um excelente e incrível power trio que influenciou os medalhões da “música pesada” dos anos setenta, como Led Zeppelin e Black Sabbath.
Antes de formar o Cream, Jack já havia tocado com artistas do quilate de Grahan Bond e John Mayall, além de tocar com a banda britânica de R&B – Rhythm and Blues – Manfred Mann. Após o término do Cream, no final dos anos 60, o músico chegou a tocar e gravar com o lendário e saudoso Frank Zappa.
O músico ainda é conhecido por ter revolucionado o “mundo da música” ao tocar contrabaixo elétrico utilizando as técnicas conhecidas como full-toned e full-wheeling.
Atualmente Jack Bruce se apresentava com o seu projeto intitulado “Jack Bruce & His Big Blues Band”. Há exatos dois anos, o músico se apresentou em terras tupiniquins com o seu projeto. Os shows foram em São Paulo, 24/10, e em Porto Alegre, 26/10.
O CHAPLIN deixa aqui a sua singela homenagem a este nobre, e agora saudoso, influenciador e colaborador do rock’n’roll como se conhece hoje. Querido Jack, descanse em paz grande mestre!
Agitador cultural, headbanger, colecionador de vinis, leitor de hq’s e um dos produtores do único bloco de Rock’n’Roll do carnaval de Pirangi, Atrasados Para Woodstock.