Nesta semana a programação cultural da cidade está rica e cheia de opções. Teremos lançamentos de fanzines, livros e também de um documentário. Vamos apresentar os eventos e as obras para se prestigiar. Conheça um pouco a galera que tem talento no Rio Grande do Norte conferindo a lista:
- Fábrica de Flores
O poeta, escritor, quadrinista e artista plástico Victor Hugo Macêdo (ou Victor H, como é chamado) vai lançar o fanzine “Fábrica de Flores”, que será no próximo sábado (28). Esta é a segunda produção de zines do blog e o lançamento será no Montana Café (no CCAB Sul, mesmo lugar onde aconteceu o Encontro de Cinéfilos), às 19h e o livreto custará apenas R$ 8.
Fanzine é uma abreviação de fanatic magazine, que em inglês quer dizer algo como “revista de fã”. Apesar do termo, um zine é uma publicação de forma independente e produzida sem compromisso, além de não ter aquela mesma sofisticação que uma publicação grande realiza. Porém, tem bons conteúdos, são mais acessíveis e podem falar de diversos assuntos. Muitos quadrinistas utilizam esse meio para divulgar os seus trabalhos, como é o caso de Victor e de Luiza de Souza, que vou falar no decorrer deste texto.
Victor H. comentou que a publicação era para Feira de Livros e Quadrinhos de Natal (Fliq), porém o projeto foi engavetado por falta de verba. “Fábrica de Flores fala sobre um mundo onde tudo é preto e branco e não há horizontes, onde conta a perspectiva de um garoto que trabalha arduamente dando suor, e até sangue, para fabricar flores de mentira”, comentou.
Ele já lançou três publicações na internet (“Miragem”, “Redemoinho” e “12 Canções”), além de ter feito dois zines de poesia (“Achados e Perdidos” e “O Amor é Simples”, feito junto a poeta e sua namorada, Regina Azevedo) e dois de quadrinhos (“Pé do ouvido”, pela Editora Tribo, e “Crocodilo Rosa”).
Onde: Montana Café (Avenida Engenheiro Roberto Freire, 2951. Fica no CCAB Sul, Bloco 5, Loja 4, fica na parte interna do shopping).
Horário: 19h
- Marcela, mulher, melhore
Com este nome “engraçadinho”, a quadrinista Luíza de Souza, após lançar o livro “Contos Rabiscados Para Corações Maltrapilhos”, vai lançar seu primeiro fanzine de autoria totalmente pópria, custando apenas 10 pila. Será no bistrô Labiata, em Ponta Negra, na próxima quinta-feira (26). Este é o segundo zine da editora Tribo em 2015. A editora costuma lançar trabalhos mensais. Além disso, haverá o show da cantora Natália Noronha, vocalista do Plutão Já Foi Planeta.
De acordo com Luíza, a temática deste trabalho é feminista. “O zine conta a história de Marcela, uma menina de vinte e poucos anos tentando levar a vida e está fugindo um bocado dos padrões. Ela é gordinha e não se identifica com o que vê na televisão e muito menos nas revistas”, disse.
A quadrinista comentou que Marcela é a sua primeira personagem e por isso foi elaborada com toda a atenção do mundo.
Onde: Labiata Bistrô (Rua Pedro Fonseca Filho, 8989, Ponta Negra, próximo ao Páprika)
Horário: 19h
- Expressões de Fé
O fotógrafo Alexandre Santos, após lançar a “A Exposição que Nunca Fiz”, está com um novo trabalho, que é o lançamento do livro fotográfico “Expressões de Fé”. A obra foi resultado de um trabalho de sete anos de pesquisa sobre eventos religiosos e manifestações de culto.
Além disso, mostra as belezas das igrejas potiguares e da fé das pessoas, com fotos que abordam temas do catolicismo e também registrando as religiões afrodescendentes e indígenas. O evento de lançamento acontecerá na sede do Teatro de Cultura Popular, o TCP, anexo da Fundação José Augusto (FJA).
O lançamento será na próxima quinta-feira (26) e a publicação tem o patrocínio da Prefeitura do Natal, através de recursos do Edital de Fomento às Expressões Culturais Religiosas de 2014, organizado pela Fundação Capitania das Artes (Funcarte).
Onde: Teatro de Cultura Popular (Rua Jundiaí, 641, Tirol)
Horário: 18h30
- Documentário “Encantarias”
Após o lançamento do livro “Expressões de Fé”, haverá a exibição do documentário “Encantarias”, que também apresenta uma temática sobre a religião. A produção é dirigida por Rodrigo Sena e Júlio Castro, que aborda as manifestações religiosas ligadas ao candomblé, umbanda e jurema. O trabalho tem como objetivo desmistificar os mitos relacionados com essas religiões a partir do ponto de vista das pessoas sobre a vivência espiritual delas. Para realização do trabalho 12 terreiros localizados na região metropolitana de Natal foram visitados.
Onde: Teatro de Cultura Popular (Rua Jundiaí, 641, Tirol)
Horário: 20h
- Sindicato das Bailarinas Circenses
A escritora Bárbara de Medeiros vai lançar o seu segundo livro, intitulado de “Sindicato das Bailarinas Circenses”, que vai acontecer na próxima sexta-feira (27). Por coincidência (ou não) é também o dia em que completa 17 anos de vida. São 50 contos, crônicas e poemas que ela vem escrevendo desde os 11 anos e que resultou em 117 páginas. Confira entrevista que fizemos com a jovem escritora e que conta um pouco da sua carreira.
O evento de lançamento será na Livraria Saraiva do Midway Mall (antiga “Siciliano”), a partir das 18h.
Natalense, jornalista, gosta de música, livros e boas histórias desde que se entende por gente. Também tem uma quedinha pela fotografia.