A partir de hoje, 19, começa o ciclo de exibições e debates de filmes do diretor italiano, considerado gênio da sétima arte, Federico Fellini, que ficou eternizado pela poesia de seus filmes e pelas sérias críticas que fazia à sociedade. Fellini é responsável por obras de arte como “A Doce Vida” (La dolce vita, 1960), “Noites de Cabíria” (Le notti di Cabiria, 1957) e “Amarcord” (idem, 1973).
Os encontros são organizados pelo escritor e pesquisador da obra do diretor, Sandro Fortunato. Sandro é autor do livro “Mulheres de Fellini”, lançado no primeiro semestre deste ano. O autor também mediará discussões sobre os filmes exibidos. Na programação constam as obras: “A Estrada da Vida”, “8 1/2” e o documentário “Fellini, a história de um mito”. Todas as exibições são gratuitas e abertas para o público.
PROGRAMAÇÃO
Sábado, 19 de outubro, às 15h
A estrada da vida (La Strada, 1954)
Sinopse: Gelsomina é uma jovem ingênua que é vendida por sua mãe a Zampanò, um artista de rua que se apresenta arrebentando correntes. A estrada da vida que percorrem guarda belas e trágicas surpresas para ambos. Com Giulietta Masina. Anthony Quinn e Richard Basehart. Primeiro filme a ganhar o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
8 1/2 (idem, 1963)
Sinopse: Prestes a rodar sua próxima obra, o cineasta Guido Anselmi (Marcello Mastroianni) ainda não tem idéia de como será o filme. Mergulhado em uma crise existencial e pressionado pelo produtor, pela mulher, pela amante e pelos amigos, ele se interna em uma estação de águas e passa a misturar o passado com o presente, ficção com realidade. Conta ainda com atuação de Claudia Cardinale.
Quinta-feira, 31 de outubro, às 16h
Fellini, a história de um mito (Federico Fellini – Un autoritratto ritrovato, Paquito Del Bosco, 2000)
Sinopse: Federico Fellini é um dos maiores cineastas de todos os tempos. Suas qualidades particulares, seus incessantes workshops, um palco cheio de personagens e um dos espaços geométricos mais fascinantes do universo cinematográfico são incorporados neste documentário com materiais nunca exibidos, criando uma obra fantástica que entretém e serve como uma revisão crítica do trabalho deste grande mestre do cinema.
SERVIÇO
A Livraria Nobel (Tirol) fica localizada na Av. Sen. Salgado Filho, 1782, ao lado do shopping Midway Mall.
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora deste site.