Nos tempos modernos em que vivemos, onde o paradigma cinematográfico hollywoodiano circunda através dos super-heróis dos quadrinhos, que invadiram as telas de cinema, como X-men, Avengers, Batman e o recente, assim como primoroso, Man of Steel, quem dá o tom às histórias em quadrinhos (HQ’S) da Marvel é o estilo noir.
O termo noir tem sua origem na língua francesa e significa “preto”, o qual foi designado para se referir a um estilo literário que tratava de “estórias” policiais, onde as personagens externam bem o seu lado humano e acabam se debruçando em bebidas, brigas, romances e sexo, fazendo com que o enredo possua vários eixos a serem explorados.
Mergulhado nesta perspectiva, a Casa das Ideias, como também é chamada a editora Marvel, resolveu apostar numa nova versão dos seus principais personagens, onde o mito e o drama de cada um passaram a ser recontados sob o clima do início do século passado, onde tensões políticas que marcaram a história do último século como a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e a crise econômica de 1929 são o pano de fundo para o surgimento de heróis como X-men, Homem Aranha, Justiceiro, Homem de Ferro, entre outros.
Os enredos se passam entre as décadas de 20 e 40, entretanto, as habilidades especiais que marcam cada um dos superheros da Marvel têm a sua origem adaptada e (re)contada sob outra óptica, transformando os míticos quase deuses da Casa das Ideias em pessoas normais que possuem motivações suficientes para combaterem o mal da maneira que ele se apresenta: na forma dos seus triviais arqui-inimigos.
Nos Estados Unidos, as publicações noir de cada super herói costumam ser lançadas em quatro edições. Já no Brasil, a editora Panini, detentora dos direitos da Marvel, publica os números da Marvel Noir em uma única edição em capa dura e papel couché, cujo preço gira em torno de 21,90, uma bagatela para quem é fã do gênero HQ’s ou para quem quer se aventurar a descobrir como as criações do mestre Stan Lee conseguem, mesmo numa roupagem bem distinta da original, ser tão surreais.
Abaixo, alguns trailers hollywoodianos de recentes produções dos personagens da Marvel:
Agitador cultural, headbanger, colecionador de vinis, leitor de hq’s e um dos produtores do único bloco de Rock’n’Roll do carnaval de Pirangi, Atrasados Para Woodstock.