
O Video Music Awards (VMA), organizado pelo canal MTV, aconteceu na noite deste domingo (24), na Califórnia, Estados Unidos. Como era de esperar, o evento teve muita música, apresentações memoráveis e imprevistos. Apesar da premiação ter tido o foco em jovens artistas, como Lorde, Ed Sheeran e Ariana Grande, Beyoncé roubou a cena com a performance de mais de 15 minutos, composta por uma compilação das músicas do novo álbum.
href="http://vimeo.com/104268332
Uma das partes mais emocionantes foi quando ela cantou “Blue” e ao mesmo tempo mostrou diversas imagens da filha, Blue Ivy. Depois, a pequenina e o marido da cantora, Jay-Z, subiram ao palco e entregaram o prêmio “Video Vanguard Awards” (Prêmio Vanguarda), dado para aqueles que influenciaram a cultura pop de alguma forma. Isto deixou a cantora bastante emocionada.

“Eu estou tão preenchida. Muito obrigada! Eu não tenho a dizer que estou muito preenchida e agradecida por este momento. Amo vocês e boa noite”, disse a cantora em seu agradecimento. Ela também ganhou mais três prêmios das oito indicações que recebeu.
Miley Cyrus ganhou o prêmio principal da noite, “Vídeo do Ano”, com “Wrecking Ball”, que foi entregue por Jesse, um desabrigado e membro da ONG My Friend’s Place que fez o discurso sobre a falta de atenção aos 1,6 milhões de jovens que estão sem moradia nos Estados Unidos.
O traje de Katy Perry foi outra coisa que chamou atenção. Acompanhada do rapper Riff Raff, a cantora chegou ao evento em um vestido azul satirizando as roupas que Britney Spears e Justin Timberlake usaram no American Music Awards (AMA) de 2001. A premiação também exibiu algumas imagens como uma pequena homenagem ao ator e comediante Robin Williams, morto recentemente. A lista completa pode ser vista no final desta matéria.
Espetáculos
Além de Beyoncé, o VMA contou com a performance de outros artistas. A abertura do evento teve a cantora Ariana Grande em um visual meio futurista. Depois, Nicki Minaj apresentou a canção “Anaconda” em um cenário retratando a selva igual ao do clipe que já foi visto por mais de 40 milhões de pessoas. A apresentação foi provocante e contou com muito rebolado, apesar de que a expectativa fosse estilo Miley Cyrus na premiação passada.

Em seguida, elas se juntaram, mesmo com Minaj com problemas em seu vestido, com a britânica Jessie J. O trio mostrou pela primeira vez ao vivo a empolgante “Bang Bang”. Por falar em Nicki Minaj, a rapper se apresentou pela terceira vez e fez um dueto com o Usher em “She Came to Give It to You”, faixa do novo álbum do cantor, com previsão de lançamento ainda para este ano. Iggy Azalea e Rita Ora cantaram “Black Window’.

Um dos momentos mais comentados da noite foi a apresentação de Taylor Swift que exibiu o seu novo single “Shake Off” e faz parte do novo disco “1989” (ano de seu nascimento). A apresentação teve muita dança, presença de dançarinos usando black tie e muitas back vocals. As outras apresentações desta edição foram 5 Seconds of Summer (vencedor do “Melhor Lyric Video”), Sam Smith e Maroon 5, que fez um show em um palco montado do lado de fora do evento para milhares de pessoas. O vídeo completo da apresentação pode ser visto neste link.
Durante o tapete vermelho, a MTV fez uma programação pré-evento, que contou com a apresentação da banda Fifth Harmony (vencedoras do prêmio “Artista Revelação”) e de Charli XCX.
Os vencedores do VMA 2014
Vídeo do ano: Miley Cyrus, “Wrecking Ball”
Melhor vídeo masculino: Ed Sheeran feat. Pharrell Williams, “Sing“
Melhor vídeo de pop: Ariana Grande feat. Iggy Azalea, “Problem”
Artista para se prestar atenção (revelação): Fifth Harmony, “Miss Movin On”
Melhor vídeo de hip-hop: Drake feat. Majid Jordan, “Hold On, We’re Going Home”
Melhor vídeo feminino: Katy Perry feat. Juicy J. “Dark Horse”
Melhor vídeo de rock: Lorde, “Royals”
Melhor colaboração: Beyoncé feat. Jay Z, “Drunk in Love”
Melhor video com mensagem social: Beyoncé, “Pretty Hurts”
Melhor fotografia: Beyoncé, “Pretty Hurts”
Melhor coreografia: Sia, “Chandelier”
Melhor direção de arte: Arcade Fire, “Reflektor”
Melhor edição: Eminem, “Rap God”
Melhor direção: Dj Snake & Lil Jon, “Turn Down for What”
Melhor efeitos especiais: Ok Go, “The Writing’s on the Wall”
Prêmio Clubland: Zedd feat. Hayley Williams, “Stay the Night”
Melhor Lyric Video: 5 Seconds of Summer- Don’t Stop
Prêmio Vanguarda: Beyoncé
Natalense, jornalista, gosta de música, livros e boas histórias desde que se entende por gente. Também tem uma quedinha pela fotografia.