Brum fazendo cosplay de seu personagem

Brum fazendo cosplay de seu personagem | Foto: Leila de Melo

Há dez anos, o carioca Rodrigo Brum começa a desenhar tirinhas inspiradas em episódios de sua quase inacreditável vida: desde frustrações da rotina de cartunista, a casos familiares, situações divertidas e relacionamentos com amigos. Esse material deu origem a “Brummmmm!!!”, um livro de tirinhas em preto e branco em que as cores não fazem a menor falta, tamanha a competência de Brum tanto no traço econômico, mas bastante funcional, como no texto, engraçado e que alimenta a vontade de passar para a próxima página e devorar por inteiro todas as desventuras do autor.

O primeiro volume de “Brummmmm!!!”, subtitulado de “Não quero sou nerd”, já cativa a partir da capa, também em preto e branco, exibindo um desenho do autor em que o personagem rabisca o seu nome e escreve no lugar a alcunha do desenhista da Marvel Mike Deodato com a desculpa de que “é macete para vender mais”. A partir daí, já sabemos que podemos encontrar piadas infames e diálogos marotos recheando o livro, que tem formato retangular, com uma tirinha por página, o que facilita bastante a leitura.

Capa de Brummmmm!!

Capa de Brummmmm!!

“Brummmmm!!!” foi publicado em Julho deste ano e lançado recentemente na FliQ, que aconteceu de 22 a 25 de outubro, onde tive a oportunidade de conversar com o autor sobre o livro e o personagem criado. Enquanto folheava o livro, ele admitiu que nenhum daqueles episódios eram totalmente reais, mas apenas inspirações de outros não tão extravagantes. Até que parou na página 83, em que Brum, o personagem, vai para a cama com uma senhora idosa depois de algumas biritas. Brum, o autor, começa a gargalhar e comenta, apontando: “Ah, isso aqui foi verdade! Eu tava bêbado e isso aconteceu mesmo!”. Daí podemos deduzir os níveis das peripécias que encontramos no livro em questão. Até porque as experiências de vida do autor (divertidas por si só), são unidas à enorme criatividade e ao humor de muito bom gosto do cartunista.

Brum promete o lançamento do segundo volume de “Brummmmm!!!”, que já está em processo de produção, para o próximo ano. E quem tiver a oportunidade de ler este primeiro, certamente chegará cedo à fila para adquirir o próximo lançamento. E nem será preciso o macete do Mike Deodato.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.