Começa hoje Festival de Cinema Europeu em Natal

Do dia 20 a 23 de maio estará ocorrendo em Natal o Festival de Cinema Europeu, que acontece em comemoração ao Dia da Europa (9 de Maio), e que acontece todos os anos em diversas capitais do Brasil. A mostra será realizada na Pinacoteca Potiguar, e está sendo organizada juntamente com o festival Goiamum Audiovisual.

A temática do Festival de Cinema Europeu, nesse ano, é Cidadania e Desenvolvimento, e para trabalhar esse tema visando a aceitação da diversidade, a mostra contará com 11 filmes, de 11 países distintos. Os filmes serão exibidos com sessões às 12h, 15h e 17h, e entrada franca, para ninguém colocar empecilho na programação.

Diamantes Negros será um dos filmes exibidos no Festival

Diamantes Negros será um dos filmes exibidos no Festival

Dentre os filmes que serão exibidos durante o festival, destacam-se alguns como: Tabu, de Miguel Gomes, que homenageia o último filme dirigido por F. W. Murnau (realizador de clássicos como “Nosferatu” e “Aurora”); Homens de Esperança, de Jiří Vejdělek, que traz uma teoria bastante curiosa de quê é possível ter uma relação feliz tomando como base a infidelidade; o documentário francês A Estação de Rádio, de Nicolas Philibert, que revela o universo sonoro de uma rádio francesa chamada Radio France; e Diamantes Negros, de Miguel Alcantud, que conta a história de dois amigos (Amadou e Moussa), que moram em Mali e que são levados à Espanha com a esperança de se tornarem grandes jogados de futebol.

Através desses, e de outros filmes que serão exibidos na mostra, é possível notar uma enorme diversidade de histórias, que variam desde a de jovens em busca de um sonho, até a de uma comédia entre um homem infiel e sua família. Essa diversidade de tramas, estilos e culturas serve para transparecer a mensagem que o Festival pretende passar, que é o fato da cidadania não se resumir a um país ou a uma região, defende, sim, uma cidadania global, envolvendo todas as culturas e gostos, e aceitando todas as diferenças.

Confirme sua presença e saiba mais no evento no Facebook.

Confira a grade da programação:

QUARTA (20)

15h – Thomas, o Falcoeiro (Eslováquia), 96 min
17h – Tabu (Portugal), 118 min

QUINTA (21)

12h – O Sol Dentro (Itália), 100 min
15h – O Investigador (Hungria), 107 min
17h – Homens de Esperança (Rep. Tcheca), 110 min

SEXTA (22)

12h – O Reencontro (Suécia), 88 min
15h – A Estação de Rádio (França), 103 min
17h – A gangue de Oss (Países Baixos), 108 min

SÁBADO (23)

12h – Kadish para um amigo (Alemanha), 94 min
15h – Diamantes Negros (Espanha), 94 min
17h – O Amante da Rainha (Dinamarca), 132 min

Deixe um comentário

Your email address will not be published.