Do dia 20 a 23 de maio estará ocorrendo em Natal o Festival de Cinema Europeu, que acontece em comemoração ao Dia da Europa (9 de Maio), e que acontece todos os anos em diversas capitais do Brasil. A mostra será realizada na Pinacoteca Potiguar, e está sendo organizada juntamente com o festival Goiamum Audiovisual.
A temática do Festival de Cinema Europeu, nesse ano, é Cidadania e Desenvolvimento, e para trabalhar esse tema visando a aceitação da diversidade, a mostra contará com 11 filmes, de 11 países distintos. Os filmes serão exibidos com sessões às 12h, 15h e 17h, e entrada franca, para ninguém colocar empecilho na programação.

Dentre os filmes que serão exibidos durante o festival, destacam-se alguns como: Tabu, de Miguel Gomes, que homenageia o último filme dirigido por F. W. Murnau (realizador de clássicos como “Nosferatu” e “Aurora”); Homens de Esperança, de Jiří Vejdělek, que traz uma teoria bastante curiosa de quê é possível ter uma relação feliz tomando como base a infidelidade; o documentário francês A Estação de Rádio, de Nicolas Philibert, que revela o universo sonoro de uma rádio francesa chamada Radio France; e Diamantes Negros, de Miguel Alcantud, que conta a história de dois amigos (Amadou e Moussa), que moram em Mali e que são levados à Espanha com a esperança de se tornarem grandes jogados de futebol.
Através desses, e de outros filmes que serão exibidos na mostra, é possível notar uma enorme diversidade de histórias, que variam desde a de jovens em busca de um sonho, até a de uma comédia entre um homem infiel e sua família. Essa diversidade de tramas, estilos e culturas serve para transparecer a mensagem que o Festival pretende passar, que é o fato da cidadania não se resumir a um país ou a uma região, defende, sim, uma cidadania global, envolvendo todas as culturas e gostos, e aceitando todas as diferenças.
Confirme sua presença e saiba mais no evento no Facebook.
Confira a grade da programação:
QUARTA (20)
15h – Thomas, o Falcoeiro (Eslováquia), 96 min
17h – Tabu (Portugal), 118 min
QUINTA (21)
12h – O Sol Dentro (Itália), 100 min
15h – O Investigador (Hungria), 107 min
17h – Homens de Esperança (Rep. Tcheca), 110 min
SEXTA (22)
12h – O Reencontro (Suécia), 88 min
15h – A Estação de Rádio (França), 103 min
17h – A gangue de Oss (Países Baixos), 108 min
SÁBADO (23)
12h – Kadish para um amigo (Alemanha), 94 min
15h – Diamantes Negros (Espanha), 94 min
17h – O Amante da Rainha (Dinamarca), 132 min
Myqueas Bruce Wyllys (e isso dispensa apelidos) gosta de cinema, música e literatura. Um bardo com o coração divido entre Hitchcock, Kubrick e Chaplin, que tem um otimismo um tanto pessimista, causado por leitura excessiva de Charles Dickens e possui interesse por tudo e por todos. Nas horas vagas, gosta de ver filmes, convencer amigos a verem filmes e debater filmes.