IMG_8536

O quadrinista paraibano Ricardo Jaime e a primeira edição de “Espedito”

Espedito passa o dia atrás da mesa, mal se levanta para ir ao banheiro ou tomar café. Bate o ponto na hora certa, entrada e (principalmente) saída. Mantém suas pilhas de papeis organizadas e, eventualmente, produz relatórios. Tudo bem que eles chegam com um pouco de atraso, mas, convenhamos, ninguém é perfeito, sim? Ele poderia ser o trabalhador exemplar, não fosse o fato de ser “preguiçoso, desleixado e incompetente”. Claramente inspirado no estereótipo do funcionário público brasileiro, Ricardo Jaime, quadrinista paraibano de 34 anos, cria um personagem divertido, cativante e engraçado, que certamente vai te lembrar alguém que você conhece, seja pela paixão pelo café, pela procrastinação ou pelo constante impulso de não fazer nada.

espedito-1.jpg.pagespeed.ce.nIMba5IjHT

O livro foi publicado em dezembro do ano passado e desde então tem sido lançado em diversos eventos, dentre os quais a FliQ (Feira de Livros e Quadrinhos de Natal) deste ano, ocasião em que tive a oportunidade de conhecer o simpático autor e adquirir minha edição de Espedito, seduzida de cara projeto gráfico da obra e pelo carisma de Jaime.

Jaime assina texto, arte e diagramação do livro, e se mostra excelente nos três quesitos, com algumas falhas apenas no primeiro (por vezes encontramos alguns erros no texto, mas nada que comprometa a qualidade do produto final). Mesmo em se tratando de tirinhas, o autor se mostra cuidadoso com os desenhos, mais elaborados do que geralmente vemos em outras ilustrações do mesmo tipo. Há detalhes que ajudam à composição se tornar ainda mais rica e engraçada. À propósito, aí está o ponto alto de Jaime no humor: seu traço, que por si só já é capaz de arrancar risos dos leitores. O mais correto seria dizer, talvez, um dos seus traços, visto que nesse livro, o autor, que tem trabalhos internacionais e já desenhou Britney Spears para a Bluewater Comics, comprova a sua versatilidade artística.

Nas tirinhas, Espedito está quase sempre no mesmo ambiente (no local de trabalho, atrás de sua mesa) o que poderia tornar os textos cansativos e repetitivos, mas o personagem aguenta a responsabilidade e dá conta do recado, cumprindo de forma competente (talvez pela primeira vez na vida) a função que lhe é incumbida de prender o leitor e fazê-lo rir.

Ricardo Jaime estará lançando novamente Espedito na FiQ (Feira Internacional de Quadrinhos), a acontecer a partir de hoje em Belo Horizonte (Minas Gerais). Vale à pena ter Espedito na estante (recomendação: não deixe café por perto), mas para quem não vai aguentar a ansiedade até adquiri-lo, pode conferir mais desse funcionário exemplar no blog onde o autor publica as tirinhas. E para conhecer mais do trabalho de Ricardo Jaime, vale à pena dar uma sacada no site do autor.

Um pouco de Espedito:

Espedito_Tira90_RicardoJaime Espedito_Tira89_RicardoJaime Espedito_Tira87_RicardoJaime Espedito_Tira85_RicardoJaime Espedito_Tira83_RicardoJaime Espedito_Tira84_RicardoJaime

Deixe um comentário

Your email address will not be published.