Poéticas Ensolaradas homenageia a fotografia em sua segunda edição

Desde o mês passado, o Solar Bela Vista, em parceria com a produtora cultural Nathalia Santana, organizam uma iniciativa bem bacana, intitulada de “Poéticas Ensoladas”. Trata-se de um momento de socialização e ocupação do belíssimo espaço que é o Solar. Há exposição de obras de arte, uma feira solidária (dos mais diferentes artigos, desde livros e discos a artesanatos) e ainda uma programação de discussões e apresentação cultural.

POETICAS
Exposição poética da primeira edição do evento

Nesta segunda edição que terá como poética condutora de todo o evento a “Fotografia”, acontecerá uma exposição coletiva de fotografia, em que o tema é “Nordeste Psicodélico”, que traz referências de um movimento surgido no Nordeste na década de 70 alavancado pela música de Lula Côrtes, Marconi Notaro, Zé Ramalho, Alceu Valença, Geraldo Azevedo, Robertinho do Recife, Flávio Lira, entre outros. A intenção da exposição é apresentar imagens que capturem esse Nordeste místico, que ultrapassa clichês regionalistas, que traz contemplação por meio da linguagem fotográfica e ousa tecnicamente. Vale muito a pena o público visitar e conhecer o que vem sendo produzido no âmbito desta linguagem aqui na cidade, que já vem de uma trajetória peculiar.

Além da exposição, a roda de conversa da vez também será sobre fotografia e teremos a presença de dois fotógrafos para iniciar o papo: Rodrigo Sena e Paula Fernandes (que não é a cantora). Rodrigo se aprofundou em estudos e ensaios envolvendo cultura popular, folclore, religiosidade e costumes de comunidades afrodescendentes no Nordeste. Ele irá contribuir falando de alguns mestres que moram no estado e estão sendo bem sucedidos em várias partes do Brasil e do  mundo como referência para a fotografia contemporânea. Já Paula é fotógrafa com enfoque documental, também atua como produtora e tem trabalhos importantes como “Ser-tão Seridó”, que foi selecionado para a Mostra de Portfólios no Festival de Fotografia, GuatePhoto 2012, Guatemala e em 2013 esteve em exposição individual na Pinacoteca do Estado do RN. Ela irá compartilhar sua experiência como produtora na linguagem, discutir sobre como o setor vem se organizando em Natal, e falará de seu trabalho como fotógrafa profissional.

Debatedores e público presente na primeira edição do Poéticas Ensoladas durante o momento de discussão
Debatedores e público presente na primeira edição do Poéticas Ensoladas durante o momento de discussão

O show que irá encerrar o evento é o Tributo aos Novos Baianos, com a cantora Ângela Castro (Rosa de Pedra) e uma super banda. Ninguém vai ficar parado, pois a turma garante fazer todo mundo cantar e dançar com os grandes sucessos do conjunto musical que embalou a música popular e rock nos anos 70 do Brasil.

Agora, a melhor notícia: O Chaplin participou da primeira edição, com a nossa humilde barraquinha, onde vendemos vários artigos sobre cinema e expomos o trabalho da Ana Clara Monteiro, uma das nossas colaboradoras. E adivinhem? Nessa segunda edição a gente também vai marcar presença! Portanto, não deixem de nos visitar!

Com uma programação boa dessa é impossível não passar o feriadão em Natal.

16h: Abertura da Feira Cultural

16h: Abertura da Exposição Coletiva de Fotografias “Nordeste Psicodélico”

18h: Conversação sobre fotografia (convidados: Rodrigo Sena e Paula Fernandes)

20h: Show Tributo aos NOVOS BAIANOS com Ângela Castro

Ângela Castro será atração musical da noite
Ângela Castro será atração musical da noite

SERVIÇO:

POÉTICAS ENSOLARADAS – II Edição

Sábado, dia 16 de novembro

Horário: 16h às 21h

Local: Solar Bela Vista (Avenida Câmara Cascudo , 417 – Cidade Alta – Natal/RN)

Entrada gratuita

(Com informações do release)