Fernanda Montenegro mandou um beijo para o Oscar de 1999 e arrebanhou mais um prêmio para a sua coleção: o Emmy Internacional, que elege e premia os maiores nomes da TV mundial. A festa, que já está na sua 41ª edição, aconteceu nessa segunda-feira, 25, em Nova York nos Estados Unidos. A dama da dramaturgia brasileira ganhou o prêmio de Melhor Performance Feminina por sua atuação como Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que anuncia para seus quatro filhos que quer se casar, no especial de fim de ano da TV Globo “Doce de Mãe”.
O elenco da TV Globo também levou o prêmio de Melhor Telenovela por “Lado a Lado”, de João Ximenes Braga e Claudia Lage. Coincidentemente, a produção competia com “Avenida Brasil”, que também foi da grade da Globo. Obviamente, o júri internacional identificou o plágio as referências ao plot da série americana Revenge e preferiu dar o prêmio para a sensível “Lado a Lado”. Mas, sinceramente, pelo episódio do Oscar de 1999, as academias de artes americanas podem é inventar prêmios para dar para Fernanda Montenegro, viu? Não que ela precise.
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora deste site.