Lista: As músicas que marcaram a Copa do Mundo ao longo dos anos

12 de junho marca o primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo e as competições vão acontecer novamente nas terras brasileiras.

Durante o certame, 80% da população do país não vai fazer mais nada senão assistir televisão, torcer e comemorar caso a seleção verde e amarela ganhe a partida.

Celebutopia.net

A colombiana Shakira é considerada por muitos a “diva” das Copa por sua Waka Waka (2010) e mais recentemente La La La (2014)

O período do mundial sempre é marcado por lançamento de várias músicas, desde as canções oficiais da Federação Internacional de Futebol (FIFA) ou feitas por livre espontânea vontade por artistas de todo o mundo. Confira a lista de sucessos neste período:

Pra Frente Brasil

A canção lembra a Copa de 1970, quando o Brasil levou o tricampeonato com a equipe comandada por Mário Zagallo. O início “90 milhões em ação…” é referência ao número de brasileiros que tinha em registro, atualmente esta quantia já é o dobro. É o clássico e sempre é tocado quando se referencia ao mundial e às vitórias que o país já teve. Teve vários covers, inclusive uma versão heavy metal, interpretada pelo Angra.

Entretanto, alguns lembram dela por causa do Governo Militar (1964-1985), uma vez que foi o período do auge do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), que aconteceu várias torturas e mortes de pessoas que eram contra o regime. Os Militares utilizaram a música nas propagandas.

A taça do mundo é nossa – Titulares do Ritmo

“A taça do mundo é nossa, sou brasileiro, não há quem possa”. Todo mundo já escutou esse verso, que foi lançado em 1958, quando a seleção brasileira conquistou o primeiro título. Foi composta por Wagner Maugeri, Lauro Müller, Maugeri Sobrinho e Victor Dagô, apesar de várias pessoas a terem regravado.

Povo feliz (Voa, canarinho) – Júnior

Por causa do uniforme amarelo, um dos apelidos que a seleção recebeu é “canarinho”, que está relacionado com a ave Canária, cujas penas possuem uma cor amarelada. Na Copa de 1982, o jogador Júnior gravou um compacto da canção “Povo Feliz”, que ficou conhecida pelo refrão grudento: “Voa, canarinho, voa/Mostra pra esse povo que és um rei/Voa, canarinho, voa/Mostra na Espanha o que eu já sei”. O disco vendeu 800 milhões de cópias.

We are One – Pittbull

Este é o hino oficial da Copa do Mundo 2014, interpretado pelo rapper Pitbull e conta com as participações das cantoras Claudia Leitte e Jennifer Lopez. Eles vão cantá-la na abertura do Mundial, que acontecerá antes da partida do Brasil x Croácia. O clipe da canção tem mais de 73 milhões de visualizações no YouTube.

No Twitter, esta foi bastante criticada por muitos usuários brasileiros, que realizaram uma campanha para a volta de “Waka, Waka”, considerada o hino do mundial na África do Sul.

Ricky Martin – La Copa de la Vida

Numa era “pré-Waka, Waka”, o porto-riquenho Ricky Martin gravou La Copa de la Vida (também possui uma versão em língua inglesa) para o certame que aconteceu na França, em 1998. A canção chegou à parada nº 45 da Billboard e primeiro lugar em vários locais do mundo. Vendeu mais de 500 mil cópias somente nas terras francesas. Ele a cantou em sua apresentação no Grammy de 1999, que foi visto por milhões de pessoas.

OBS: Martin também gravou uma canção para a Copa do Mundo deste ano, chamada “Vida”, que foi selecionada para entrar na trilha sonora oficial do campeonato e foi escolhida em um concurso, que elegeu uma entre 1,6 mil composições feitas por músicos e fãs de futebol do mundo todo.

Shakira – Waka Waka

“Waka, Waka” foi lançada em maio de 2010 e atingiu o primeiro lugar nas paradas norte-americanas, Itália, Hungria, México, Suíça, Finlândia, Espanha, Bélgica, Alemanha, Áustria, Brasil, entre outros. Gravada por Shakira e a banda sul-africana Freshlyground, foi escolhida como a canção tema da Copa do Mundo FIFA de 2010, que aconteceu na África do Sul. Alguns sul-africanos não gostaram da canção e desejaram que fosse interpretada por um artista local. Se tornou um dos maiores hits da cantora colombiana e vendeu 9,5 milhões de cópias.

Mais canções:

Frevo do Bi – gravado inicialmente por Jackson do Pandeiro.
El Rock Del Mundial – Los Ramblers
Shakira – La La La
Wavin’ flag – K’naan

Deixe um comentário

Your email address will not be published.