Marvel Noir: uma nova óptica sobre as criações de Stan Lee

Nos tempos modernos em que vivemos, onde o paradigma cinematográfico hollywoodiano circunda através dos super-heróis dos quadrinhos, que invadiram as telas de cinema, como X-men, Avengers, Batman e o recente, assim como primoroso, Man of Steel, quem dá o tom às histórias em quadrinhos (HQ’S) da Marvel é o estilo noir.

NOIR_familia

O termo noir tem sua origem na língua francesa e significa “preto”, o qual foi designado para se referir a um estilo literário que tratava de “estórias” policiais, onde as personagens externam bem o seu lado humano e acabam se debruçando em bebidas, brigas, romances e sexo, fazendo com que o enredo possua vários eixos a serem explorados.

mARVEL nOIRMergulhado nesta perspectiva, a Casa das Ideias, como também é chamada a editora Marvel, resolveu apostar numa nova versão dos seus principais personagens, onde o mito e o drama de cada um passaram a ser recontados sob o clima do início do século passado, onde tensões políticas que marcaram a história do último século como a Primeira Guerra Mundial, a Revolução Russa e a crise econômica de 1929 são o pano de fundo para o surgimento de heróis como X-men, Homem Aranha, Justiceiro, Homem de Ferro, entre outros.

Os enredos se passam entre as décadas de 20 e 40, entretanto, as habilidades especiais que marcam cada um dos superheros da Marvel têm a sua origem adaptada e (re)contada sob outra óptica, transformando os míticos quase deuses da Casa das Ideias em pessoas normais que possuem motivações suficientes para combaterem o mal da maneira que ele se apresenta: na forma dos seus triviais arqui-inimigos.

Nos Estados Unidos, as publicações noir de cada super herói costumam ser lançadas em quatro edições. Já no Brasil, a editora Panini, detentora dos direitos da Marvel, publica os números da Marvel Noir em uma única edição em capa dura e papel couché, cujo preço gira em torno de 21,90, uma bagatela para quem é fã do gênero HQ’s ou para quem quer se aventurar a descobrir como as criações do mestre Stan Lee conseguem, mesmo numa roupagem bem distinta da original, ser tão surreais.

marvel

Abaixo, alguns trailers hollywoodianos de recentes produções dos personagens da Marvel:

Compartilhe

Bruno Oliveira
Agitador cultural, headbanger, colecionador de vinis, leitor de hq’s e um dos produtores do único bloco de Rock’n’Roll do carnaval de Pirangi, Atrasados Para Woodstock.
Bruno Oliveira

Bruno Oliveira

Agitador cultural, headbanger, colecionador de vinis, leitor de hq's e um dos produtores do único bloco de Rock'n'Roll do carnaval de Pirangi, Atrasados Para Woodstock.

Postagens Relacionadas

Rugido_2
Lista: 3 séries feministas para assistir na Apple TV+
Não é de hoje que sou entusiasta emocionada do streaming da Apple, o Apple TV+. Dentre os motivos, estão...
foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...

Deixe uma resposta

0 0 votes
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x