MBP aposta em finaciamento coletivo para novo quadrinho

Os quadrinistas da MBP, Rodrigo Brum e Milena Azevedo, começaram a partir desta quarta-feira (01) uma campanha com a finalidade de angariar dinheiro para a criação de mais uma obra do selo, a coletânea “Fronteira Livre”, que contará com uma equipe de 27 pessoas espalhados por todo o Brasil.

De acordo com o carioca radicado em Natal, Brum, a ideia partiu de André Carvalho (Paraná) e Márcio Rampi (Rio Grande do Sul) na Feira Internacional de Quadrinhos (FIQ), no ano passado, em Belo Horizonte.  Eles queriam montar uma obra com a participação de pessoas de todos os estados brasileiros.  Então, Carvalho e Rampi convidaram Rodrigo Brum e Milena Azevedo para participar.

fronteira livreA escolha do título se deu pelo fato da intenção do quadrinho ser quebrar as barreiras e colocar em 112 páginas as visões de diferentes lugares.

Os idealizadores conversaram com artistas que admiravam sobre o projeto e os convidaram a participar. Brum enfatiza que com as redes sociais ficou fácil fazer contato. “A princípio seríamos somente colaboradores, mas, no final, a MBP abraçou a coletânea e junto com os dois, viramos os ‘produtores’ do mesmo”, relata em entrevista por e-mail.

Dos potiguares que participarão estão AnaLu Medeiros (“Ana e O Sapo”), Melina França, Wanderline Freitas (“Urubu Man”) e José Veríssimo (“A Cura”). Também tem gente de Manaus (Samuel Góis) e Macapá (Gian Danton) .

Rodrigo Brum afirma que o objetivo da obra é apresentar aos fãs dos quadrinhos um trabalho que expõe os diferentes sotaques e costumes brasileiros.

A campanha será financiada a partir de crowdfunding e a meta inicial é atingir 5000 reais em 50 dias, na qual vai ajudar a imprimir 500 edições. Se quiser contribuir com o projeto, é só acessar a página deles no Catarse. Um dos motivos que fez o grupo optar pelo financiamento coletivo foi o sucesso que obtiveram com a obra “Visualizando Citações”, que foi indicada ao troféu HQ Mix, considerado o Oscar dos quadrinhos nacionais.

Caso a meta deles atinja acima de 11 mil reais, serão imprimidos 1000 exemplares de capa dura. Além disso, eles fecharam uma parceria com a loja Mocho Artes, que vai fornecer uma prancheta A3 para quem for colaborar. Outras recompensas serão autógrafos na Comic Con Experience (que acontecerá em dezembro, na cidade de São Paulo), porta-copos, outras publicações da MBP, livro em PDF com exclusividade, dentre outras coisas.

“O projeto já está em andamento e próximo de ir para a diagramação, enquanto acontece a captação de recursos no Catarse. As histórias estão praticamente todas prontas, só faltando mesmo fechar o prefácio e as ilustrações”, conta Brum.

Sobre o conteúdo das obras, Rodrigo disse que serão diversas histórias diferentes. “Cada um vai falar do que sente vontade. Inclusive os estilos serão variados. Temos histórias que vão do suspense/terror ao humor. A única regra é que o material fosse de qualidade e que as histórias fossem fechadas, e não ‘a primeira aventura do personagem X’, que mal saberemos onde ela vai continuar”.

Eles ainda pretendem colocar a publicação à venda na Comix, maior loja de quadrinhos do país que fica em São Paulo, e também levá-la pessoalmente a diversos eventos de quadrinhos pelo país. A seguir confira o vídeo de Milena Azevedo e Brum falando mais sobre o “Fronteira Livre”:

*Atualizado às 13h00, de 04/10/2014.

Compartilhe

Lara Paiva
Natalense, jornalista, gosta de música, livros e boas histórias desde que se entende por gente. Também tem uma quedinha pela fotografia.
Lara Paiva

Lara Paiva

Natalense, jornalista, gosta de música, livros e boas histórias desde que se entende por gente. Também tem uma quedinha pela fotografia.

Postagens Relacionadas

Rugido_2
Lista: 3 séries feministas para assistir na Apple TV+
Não é de hoje que sou entusiasta emocionada do streaming da Apple, o Apple TV+. Dentre os motivos, estão...
foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...

Deixe uma resposta

0 0 votes
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
2 Comentários
Oldest
Newest
Inline Feedbacks
View all comments
trackback
9 anos atrás

[…] outubro do ano passado, os quadrinistas da MBP, Rodrigo Brum e Milena Azevedo, realizaram uma campanha com a finalidade de angariar dinheiro para a criação de mais uma obra do …, a coletânea “Fronteira Livre”. A ideia, inicialmente, partiu de André Carvalho (Paraná) e […]

trackback
8 anos atrás

[…] Uma das formas que ele procurou fazer o seu filme foi usar o site de financiamento coletivo Catarse. O sistema de crowdfunding está cada vez mais comum e O CHAPLIN já mostrou alguns exemplos, como o quadrinho “Fronteira Livre”, de Milena Azevedo e Brum. […]

2
0
Would love your thoughts, please comment.x