Era uma tarde de sexta-feira (05) quando resolvi visitar a loja da K-Ótica, inaugurada há uma semana. Estava cheia de pessoas procurando e trocando uma ideia em comum: histórias em quadrinhos (HQs). O selo agora não é só um espaço para exibir os seus trabalhos de forma alternativa, vai muito além disso.
Surgiu há quase cinco anos dentro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi no Deart (Departamento de Artes) que Marcos Guerra se juntou com outros quadrinistas. Assim, colocaram as ideias em comum na prática. Então, postaram os seus trabalhos na internet, mais precisamente na extinta Revista Catorze.
“A partir daí, nós começamos também a produzir uma publicação impressa e já cogitávamos em criar uma escola de arte e fazer uma loja. Consequentemente, aos pouquinhos, isso se tornou realidade”, explica Leander Moura, outro membro da K-Ótica.
Antes de terem um espaço próprio, ficaram na livraria Nobel, da Avenida Salgado Filho (em frente ao Hospital Walfredo Gurgel), onde divulgavam as suas produções, realizavam as aulas de desenho e oficinas. Porém, a demanda cresceu e deslocaram o espaço para um imóvel maior e na mesma via, ao lado de um antiquário e em frente à Universidade Potiguar (UnP). É fácil de percebê-la, visto que tem um Batman gigante de papelão próximo à porta e geralmente muitos jovens na calçada.
De acordo com Marcos Guerra e Leander Moura, a equipe é composta por oito colaboradores diretos, dois funcionários e convidados. Alguns deles têm projetos paralelos. “Embora a gente seja um grupo que vai completar cinco anos, em novembro, nós somos abertos aos diálogos e parcerias”, explica Guerra.
No momento da entrevista, o lugar estava bem requisitado e Marcos, que fica mais tempo na livraria, conseguia atender a todos. A nova K-ótica é toda decorada com pinturas na parede feitas pelos integrantes com personagens marcantes do gênero. Além das HQ’s da Marvel e DC Comics e as obras criadas pelos quadrinistas potiguares, eles vendem mangás e trabalhos de outros artistas brasileiros, como Edgar Franco e Zé Wellington.
Os trabalhos da Sérgio Bonelli Editore também estão disponíveis. É uma das editoras conceituadas da Itália e Europa, na qual saem as publicações de Tex. “Não podemos esquecer de mencionar que vendemos a Turma da Mônica, isto é um dever cívico, principalmente aqui no Brasil”, brinca Marcos Guerra.
O diferencial deles é fazer com que o público que goste realmente desta leitura se sinta representado. Ao contrário de outros lugares, não estão comercializandos livros para Role-Playing Game (RPG), jogos de tabuleiro ou de carta. Entretanto há DVDs, Toy Arts, Chaveiros e são realizados alguns serviços de ilustração. Tem um recanto onde você pode se sentar em puffs confortáveis e apreciar o que comprou.
“O nosso foco é 100% dedicado ao quadrinho. A gente tem a sensação que o pessoal que vem conhecer os nossos trabalhos, cursos, a loja e os seus produtos, vai se sentir representado”, comenta Guerra. Ao serem questionados se ainda querem continuar a crescer, os quadrinistas responderam que sim. “Além de ser uma loja, ela é mais um espaço cultural, com aulas de arte, oficinas de diferentes temáticas, exposições e lançamentos”, conta Leander Moura.
Das obras existentes do grupo existe a revista K-Ótica, “O Evengelho Segundo O Sangue”, novela gráfica criada por Guerra e Leander Moura, “Tempestade Mental”, de Renato Medeiros e Rodrigo Xavier, “Os Black”, de Mario Rasec, e outras produções, as quais algumas já foram distribuídas para outros estados.
Após o fechamento da Garagem Hermética, Dragon’s Place e Reinos, muitos amantes deste gênero literário ficaram orfãos de um ambiente que fosse integralmente dedicado a isso. Este é o segundo estabelecimento deste porte a ser aberto em 2014, o primeiro foi a Comic Coffee, em Lagoa Nova. Nesta semana vai ser inaugurado mais um nesta área, o Empório Fantástico.
Escola de Arte
A K-Ótica ainda pretendem ampliar a escola de arte e estão com as inscrições abertas para o curso Mangás e Quadrinhos. A matrícula termina neste mês e é feita diretamente no estabelecimento. Ao fazer o cadastro, os alunos receberão desconto dos produtos. Marcos explica que os estudantes vão ter acesso às aulas de narrativa, desenho, roteiro e algumas técnicas de produção, como pinturas e artes digitais. Os discentes vão participar de um processo de publicação de um trabalho com a turma sob a orientação dos professores.
Neste ano vão lançar mais dois HQs, um se chama “O Buraco Negro”, produzido por Mario Rasec (“Os Black”). Será a quinta publicação do selo em 2014. “Nós acreditamos que existe a categoria leitor real de quadrinhos”, explica Marcos Guerra.
Projetos futuros
Em 2014, a equipe lançou muitas novidades. No início do ano publicaram a obra completa de “O Evangelho Segundo O Sangue”, desenvolvida por Marcos e Leander. Na inauguração do local físico, lançaram mais uma outra produção, “Os Black 2”, de Mario Rasec. Ainda neste ano vão publicar a revista “Lovenomicom”, que será uma homenagem a H. P. Lovecraft e vai ser editada em parceria com a editora Jovens Escribas. “Lovenomicom” será lançada no mês que vem, na Feira de Livros e Quadrinhos (Fliq), que acontece simultaneamente com a Semana da Ciência, Tecnologia e Cultura (Cientec).
“A gente tem projeto para trabalhar no selo “Escribas ao Quadrado” (spin-off dos Jovens Escribas dedicadas para este tipo de leitura), na qual publicaremos o material da K-Ótica e dos escritores dos Jovens Escribas, além de adaptações de livros já publicados”, explica Marcos.
ENDEREÇO:
K-Ótica
Avenida Salgado Filho, 1593, próximo ao Midway Mall (em frente a UnP e Cade, ao lado de um antiquário)
Funcionamento: Segunda-Sábado (10h-19h, com exceção de dia de eventos)
[nggallery id=33]
Natalense, jornalista, gosta de música, livros e boas histórias desde que se entende por gente. Também tem uma quedinha pela fotografia.
[…] final do mês passado, o selo K-Ótica lançou uma loja especializada em HQ’s e, em março, a Comic Coffee surgiu. Porém, as duas têm seu público-alvo voltado unicamente para […]