2014: o ano dos quadrinhos na TV

Não é segredo para ninguém que muitas mídias ultimamente estão aproveitando as histórias em quadrinhos. Também não é pra menos: algo que vem desde a primeira metade do século passado, e com ideias impressionantes, tem mais é que ser aproveitado. E isso é bem legal pois antes, se existisse alguma adaptação, era apenas para os cinemas, e mesmo assim eram produções “meia boca”. Agora, com o sucesso advindo do universo cinematográfico, revelou-se finalmente um grande potencial que está sendo explorado também na TV.

"The Walking Dead" é um exemplo de série cujo roteiro foi adaptado dos quadrinhos.
“The Walking Dead” é um exemplo de série cujo roteiro foi adaptado dos quadrinhos.

Já havia seriados como Smallville, que contava a vida de Clark Kent antes de se tornar Superman. A série foi muito boa, mas não era aquele trabalho excepcional. Só com The Walking Dead é que foi mostrado que com enredo vindo dos quadrinhos dá sim para se fazer um bom trabalho. E em 2014 teremos alguns lançamentos da Marvel e da DC:

simboloFlash

Flash: O primeiro a ser anunciado e também o mais problemático. Flash será um seriado solo produzido pela CW. O personagem-título será vivido pelo mais icônico dos Flash (sim, tem mais de um), Barry Allen, e interpretado pelo o ator Grant Gustin.

Mas antes de falarmos por que será a série mais problemática, vamos falar do outro seriado da DC, também produzido pela CW, Arrow:

Arrow conta a história do Arqueiro Verde, o bilionário Oliver Queen, interpretado pelo ator Stephen Amell. Arrow veio depois de Smallville e depois da premiada trilogia do Batman do Christopher Nolan, e também veio logo com o novo universo que a DC propõe criar. A série foi e está sendo um sucesso por ter um capricho que não era encontrado em Smallville, e um tom realístico como o dos filmes do Nolan, e ainda por ter se aproveitado de personagens não tão conhecidos da DC, como o vilão Pistoleiro e o anti-herói querido por todos, O Exterminador.

Arrow

Nesse seriado, Arqueiro Verde e Exterminador agradam. Por serem parecidos com os quadrinhos, os fã começaram a se animar com a construção do novo universo da DC e com os boatos de um filme do Exterminador. Todos ficaram entusiasmados com a possível união do universo cinematográfico com o dos seriados. Aí que veio Flash, que se passará no mesmo universo de Arrow. O problema é que usarão o Flash mais icônico de todos, que é o da Liga da Justiça, o mesmo que, quando morre, faz o Superman enlouquecer e o mundo caminhar para um apocalipse.

Quanta responsabilidade para o ator que irá interpretar! Daí que a CW escolhe um rapaz que parece ter 18 anos, no máximo, deixando o sonho da união dos universos mais distante, a não ser que o seriado seja considerado um spin-off ou que em um filme futuro da Liga da Justiça, ou do próprio Flash, os produtores usem outro ator, mas isso é muito improvável. Não digo que o seriado vá ser ruim, muito pelo o contrário, está prometendo ser muito bom, assim como Arrow, mas o problema é: queríamos a união dos universos.

Slade (Exterminador) e Oliver Queen (Arqueiro Verde)
Slade (Exterminador) e Oliver Queen (Arqueiro Verde)
Oliver e Barry Allen (Flash)
Oliver e Barry Allen (Flash)

Gotham: A segunda a ser anunciada, no dia do estrondoso sucesso da estreia de Agents of S.H.I.E.L.D., Gotham. A série será produzida pela Fox e contará a história do Comissário Gordon resolvendo crimes da época do Bruce Wayne criança até os primeiros anos dos Batman. Esse seriado não terá o Batman em si, mas terá referências a ele, principalmente no primeiro ano do super-herói, quando o homem-morcego era tido como foragido e todos o temiam. Também teremos a resolução do assassinato dos pais de Bruce. Parece pouca coisa, mas quando você coloca um seriado criminal no universo do Batman em Gotham City, já dá para ficar empolgado.

Gotham1

Defensores: Uma produção da Netflix, para muito, essa é a série mais esperada. O enredo apresenta uma nova super-equipe de heróis da Marvel. A Netflix está sendo uma produtora em alta, lançando seriados muito bons de uma vez, isso é ótimo para aqueles que gostam de maratonas, pois o diretor tem plena liberdade de fazer o que quer, sem levar em conta a audiência. O seriado terá roteiro de Drew Goddard (Lost). Defensores terá um herói diferente a cada temporada e, na última temporada, eles se unirão. O protagonista da primeira será o Demolidor, que todo mundo ama; depois teremos Jessica Jones, Punho de Ferro e Luke Cage. Essa série promete ser muito boa, além de a Netflix estar em alta, há ainda duas cartas na manga: um roteirista competente, e uma ideia excelente.

netflix

Constantine: Por último, mas não menos importante, Constantine, que pra mim é a mais aguardada de todas. Constantine será produzida pela a NBC e contará a história do Jhon Constantine. Ainda não temos muitos detalhes de como será, mas a série tem prometido um Constantine diferente dos filmes e mais parecida com o das HQ’s. Também teremos um protagonista mais sarcástico, que será uma mudança que uns não gostaram por tirar o conceito sério que Alan Moore instituiu nele. Para mim, particularmente, tem tudo a ver: Jhon é muito “foda” e irá combinar muito bem com sua personalidade; personagens desse gênero, como Dante, da franquia de jogos Devil May Cry, ou Dean Winchester, do seriado Supernatural, ficam muito bem com suas “fodisses” e o lado sarcástico.

Também por ser produzida pela NBC, imaginar algo com a maquiagem, fotografia e efeitos ao nível de The Walking Dead corrobora bastante para a ansiedade. E o melhor, o que nos deixa mais instigados, é que Guilherme Del Toro confirmou que irá dirigir o filme da Liga da Justiça Sombria, equipe que tem o Jhon Constatine como líder. Não tem nada confirmado ainda, mas o que é muito possível é que teremos o mesmo Constantine da série no filme e isso será incrível para os fãs.

Sim, ele é loiro.
Sim, ele é loiro.

Nenhum desses seriados ainda não tem data prevista de lançamento,  mas é provável que sejam lançados só entre setembro e outubro. Isso tudo é consequência do potencial que os quadrinhos possuem e que só agora tem sido realmente aproveitado.

Compartilhe

Davi Dutra
Nerd com orgulho desde pequeninho e estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem como paixões: cinema, quadrinhos, séries, animes e games.
Davi Dutra

Davi Dutra

Nerd com orgulho desde pequeninho e estudante na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Tem como paixões: cinema, quadrinhos, séries, animes e games.

Postagens Relacionadas

Rugido_2
Lista: 3 séries feministas para assistir na Apple TV+
Não é de hoje que sou entusiasta emocionada do streaming da Apple, o Apple TV+. Dentre os motivos, estão...
foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...

Deixe uma resposta

0 0 votes
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x