5 atores negros esquecidos no Oscar 2016

A lista com os indicados ao Oscar 2016 saiu no dia 14 de Janeiro e causou surpresa e indignação por deixar, como é de costume, alguns ótimos profissionais de fora da premiação. O descontentamento maior veio com a acusação de boicote a negros nos últimos anos.

Em 87 anos de Academy Awards, apenas 31 dos 2.947 premiados foram negros. Na categoria de melhor atriz, apenas uma mulher negra conseguiu o feito de ser premiada, Halle Berry, pelo filme “A Última Ceia”, de 2002. E neste ano não foi diferente, mais uma vez a premiação não contou com nenhum negro dentre as indicações a categorias principais. A grande polêmica é: faltam negros na premiação ou no mercado de produção cinematográfica?

Por enquanto, o que sabemos é que inegavelmente alguns atores negros se destacaram em bons papéis no último ano e poderiam ter sido indicados pelo prêmio mais popular do cinema. Listamos alguns deles:

Michael B. Jordan (Creed – Nascido para Lutar)

michael-b-jordan-creed-680x400

Atuando em Creed – Nascido para Lutar, é difícil admitir que Michael B. Jordan tenha ficado de fora da categoria “melhor ator”, sendo que o trabalho dele é espetacular, além da química incrível entre ele e Sylvester Stallone (indicado a melhor ator coadjuvante).

John Boyega – Star Wars: O Despertar da Força

article_post_width_John-Boyega-Finn-Wallpaper-Star-Wars-7

Atualmente, um dos atores estreantes mais queridos pela comunidade nerd infelizmente também ficou de fora da premiação. O Finn (ou FN-2187) do novo Star Wars tem seus méritos dignos de comparecer na categoria de melhor ator coadjuvante. Bem humorado, atuação calorosa durante todo o filme são pontos altos e positivos para Boyega poder ter sido indicado. Infelizmente, a Academia não achou o mesmo.

Will Smith – Um Homem Entre Gigantes

2576264441-will-smith-em-um-homem-entre-gigantes

O veterano Will Smith já foi indicado duas vezes ao Oscar por Ali (2001) e À Procura da Felicidade (2006), mas infelizmente ainda não conseguiu levar nenhuma estatueta para a casa. Em Um Homem Entre Gigantes (2015), Will Smith foi bastante elogiado pela crítica especializada e muitos defendem que seu trabalho merecia pelo menos ser indicado.

Samuel L. Jackson – Os Oito Odiados

samuel_l_jackson

Tarantino mais um vez chamou um dos seus atores favoritos para participar do seu oitavo filme, Os Oito Odiados (2016). Samuel arrebentou interpretando um caçador de recompensas no estilo mais bad-ass possível e a maioria das pessoas esperava que ele pelo menos fosse indicado este ano, lembrando que ele foi indicado apenas uma vez ao Oscar pelo filme Pulp Fiction (1994), também de Quentin Tarantino.

Idris Elba – Beast Of No Nation

idris_elba

Comandante de um exército no longa produzido pela Netflix, Beast Of No Nation (2015), Idris Elba interpretou um papel com uma carga emocional pesadíssima. Apesar de emocionar e ter um personagem forte, Elba foi esquecido pela Academia desta vez, juntamente ao filme produzido pelo canal de streaming.

+ Bônus

Vale lembrar outros nomes de profissionais negros que não integraram a nossa lista, e nem a listagem do Oscar, mas que bem poderiam estar em alguma das duas: Jason Mitchell (Straight Outta Compton); Shameik Moore (Dope: Um Deslize Perigoso); Abraham Attah (Beast Of No Nation); além de F. Gary Gray, diretor de Straight Outta Compton.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.