Cinéfilo de carteirinha, a essa altura do campeonato, não tem mais tempo a perder: já está com a checklist dos indicados em mãos e catando, desesperadamente, todos os filmes para chegar no próximo 24 de fevereiro com opinião feita, palpite afiado e bolão certeiro – se a vida fosse justa. Se a oportunidade de conferir a obra for na qualidade de uma sala de cinema, melhor ainda!
Por essa razão, notícia boa é saber que, a mais de 20 dias da esperada premiação, os cinemas de Natal já exibiram ou estão exibindo praticamente todos os filmes indicados à categoria principal, a de Melhor Filme. A exceção é “Roma”, disponível na rede de streaming Netflix.
Para esse final de semana, temos em cartaz o controverso “A Favorita” (que, além da categoria principal, também concorre em melhor direção, melhor atriz, melhor atriz coadjuvante, melhor roteiro original, melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor figurino e melhor edição); o promissor Vice (indicado a melhor filme e outros sete prêmios); o necessário Green Book – O Guia (indicado a cinco prêmios, entre eles o principal); e temos ainda o retorno às telonas potiguares de “Infiltrado na Klan”, que já passara por essas bandas em curta temporada.
Das animações, premiação que sempre me apetece observar, temos em cartaz o provável ganhador “Homem-Aranha no Aranhaverso”, o divertidinho “Os Incríveis 2” e o abaixo da média “WiFi Ralph”.
Dentre os títulos principais da premiação, já também passaram por Natal “Nasce uma Estrela”, com atuação supervalorizada de Lady Gaga, o impactante título da Marvel, Pantera Negra, e a cinebiografia Bohemian Rhapsody, que versa entre a história do Queen e seu frontman Freddie Mercury.
Esta jornalista continua à espera do magnífico “A Esposa”, pouco badalado mas relevante, que tive a oportunidade de conferir em viagem para outras terras. Na Netflix, pode-se conferir, “A Balada de Buster Scruggs”, dos irmãos Coen, que batalham três prêmios, entre eles melhor roteiro adaptado, e “Roma”, do oscarizado Alfonso Cuarón, provável vencedor do prêmio de melhor filme estrangeiro (e que concorre em outras nove categorias, inclusive melhor filme).
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora deste site.