Ninguém precisa de um bom motivo para ir ao teatro além da nobre e óbvia razão: é teatro! E teatro é também um modo de conhecer a si na história de alguém. Um desses “alguéns”, que foi redescoberta e reinventada nos palcos e investigação do grupo Carmin, é Jacy. Uma mulher que nasceu em 1920 e renasceu quando Henrique Fontes, ator e diretor do grupo, achou, em meio a uns destroços na Prudente de Morais, uma frasqueira.

Daniel Torres é também o desenhista do espetáculo "Jacy"
Daniel Torres é também o desenhista do espetáculo “Jacy”

Dentro dela, “comprovantes postais de correio, cartões, fotos 3×4, prótese dentária, radiografia, pó compacto, várias coisinhas pessoais. O processo de busca por respostas foi o modo de construção inicial da peça”, conta Daniel Torres, produtor do grupo. Cada detalhe de Jacy é também um detalhe da nossa história como potiguar. Uma mulher comum que atravessa boa parte do século XX com certeza tem um legado e um relato a serem preservados e repassados para as atuais gerações se entenderem como pertencentes à sua cidade e memória.

“Jacy trouxe um público diferente pra gente. Acho que essa aproximação vem da curiosidade por ser algo que é real e acaba por contar a história da cidade que não deixa de ser a história das pessoas também. Além dessa aproximação histórica, acho que a identificação do público vem com a questão da preocupação de envelhecer e ser esquecido”, explica Daniel, que também é desenhista do espetáculo.

Daniel em parte do cenário do espetáculo | Fotos: Andressa Vieira
Daniel em parte do cenário do espetáculo | Fotos: Andressa Vieira

Você está convidado a não esquecer Jacy e os mistérios de sua frasqueira! A primeira obra de teatro documental do grupo Carmin sobe ao palco do Teatro Riachuelo através do Projeto Jornada Cultural, neste domingo (18), às 20h. Quitéria Kelly, Henrique Fontes e Pedro Fiúza dão cores, vozes e movimento à essa mulher que carrega um pedaço de Natal pra contar.

Compartilhe

pagadmin
pagadmin

pagadmin

Postagens Relacionadas

Rugido_2
Lista: 3 séries feministas para assistir na Apple TV+
Não é de hoje que sou entusiasta emocionada do streaming da Apple, o Apple TV+. Dentre os motivos, estão...
foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...

Deixe uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Revista Pagu
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.