O Grande Hotel Budapeste.

A batalha do Globo de Ouro 2015

Pra mim sempre foi difícil acompanhar o Globo de Ouro pois vários dos filmes indicados demoram a serem lançados no Brasil, geralmente só consigo ver todos já perto da cerimonia do Oscar. Mas esse ano consegui ver vários dos indicados e os dois principais, que devem travar batalha também nos Oscars, Boyhood e Birdman.

Aqui, nos Globos, eles ocupam categorias diferentes, Boyhood em drama e Birdman em comédia, sendo amplos favoritos em Melhor Filme em cada uma delas. Mas eles se enfrentam diretamente em Direção e Roteiro. No quesito direção, ambos filmes apresentam ideias de linguagem bastante desafiadoras. Iñárrito (Birdman) criou um filme que se passa em apenas um plano-sequencia (há cortes invisíveis), e Linklater (Boyhood) passou 10 anos filmando com os mesmos atores, testemunhamos o  crescimento deles na tela. Ambos são merecedores do prêmio de direção, mas se tratando dessa premiação e com o histórico dos anos anteriores, as proezas técnicas de Birdman levam vantagem sobre Boyhood.

Michael Keaton e Edward Norton em Birdman.
Michael Keaton e Edward Norton em Birdman

Completam a categoria de direção, David Fincher com Garota Exemplar, Wes Anderson por O Grande Hotel Budapeste e Ava Duverney por Selma. É a primeira vez que o talentoso Wes Anderson é indicado ao Globo de Ouro de direção, e espero que se repita no Oscar, o que seria também um fato inédito nesta categoria, nada mais que merecido. Anderson é umas das revelações do cinema independente americano dos anos 90, e até hoje continua entre os tops de sua geração.

O Grande Hotel Budapeste é um deleite, mas estou com o presetimento que sairá de mãos vazias do jantar dos Globos, pode surpreender ganhando em Melhor Comédia, mas sua melhor chance é em Melhor Roteiro, onde terá que bater os favoritos Boyhood e Birdman, e creio que conseguirá, pois os Globos têm uma tendência em dividir os prêmios.

Garota Exemplar, um dos melhores filmes do ano, é outro que poderá sair de mãos abanando. Sua melhor chance é em atriz em drama com Rosamund Pike, que está fantástica no papel. Uma coisa que me deixou chatiado nos Globo desse ano é que Garota Exemplar foi indicado em melhor diretor e roteiro, mas não em melhor filme! Das contradições que não consigo entender…

Rosemund Pike em Garota Exemplar.
Rosemund Pike em Garota Exemplar

Vício Inerente, do Paul Thomas Anderson, foi praticamente esquecido, conseguindo apenas uma indicação a melhor ator para Joaquin Phoenix. Creio que tal esquecimento será repetido no Oscar, o que é uma pena, pois o filme é maravilhoso, e em breve publicarei uma crítica sobre ele, mas é como diz pro aí, “é muito estranho pro Oscar”.

Vamos às apostas:

Melhor filme drama:

vai ganhar: Boyhood
merece ganhar: Boyhood
deveria estar aqui: Garota Exemplar 

Melhor filme comédia:

vai ganhar: Birdman
merece ganhar: Birdman ou O Grand Hotel Budapeste
deveria estar aqui: Vício Inerente e Top Five 

Melhor Diretor:

vai ganhar: Birdman
merece ganhar: Birdman
deveria estar aqui: Vício Inerente

Melhor Roteiro:

vai ganhar: O Grande Hotel Budapeste
merece ganhar: Garota Exemplar
deveria estar aqui: Interestelar

Então é isso pessoal, vamos vê o que rola nesse domingo, 11, dia da premiação do Globo de Ouro, primeiro grande esquenta para o Oscar deste ano.

O Grande Hotel Budapeste.
O Grande Hotel Budapeste