Pra mim sempre foi difícil acompanhar o Globo de Ouro pois vários dos filmes indicados demoram a serem lançados no Brasil, geralmente só consigo ver todos já perto da cerimonia do Oscar. Mas esse ano consegui ver vários dos indicados e os dois principais, que devem travar batalha também nos Oscars, Boyhood e Birdman.
Aqui, nos Globos, eles ocupam categorias diferentes, Boyhood em drama e Birdman em comédia, sendo amplos favoritos em Melhor Filme em cada uma delas. Mas eles se enfrentam diretamente em Direção e Roteiro. No quesito direção, ambos filmes apresentam ideias de linguagem bastante desafiadoras. Iñárrito (Birdman) criou um filme que se passa em apenas um plano-sequencia (há cortes invisíveis), e Linklater (Boyhood) passou 10 anos filmando com os mesmos atores, testemunhamos o crescimento deles na tela. Ambos são merecedores do prêmio de direção, mas se tratando dessa premiação e com o histórico dos anos anteriores, as proezas técnicas de Birdman levam vantagem sobre Boyhood.

Completam a categoria de direção, David Fincher com Garota Exemplar, Wes Anderson por O Grande Hotel Budapeste e Ava Duverney por Selma. É a primeira vez que o talentoso Wes Anderson é indicado ao Globo de Ouro de direção, e espero que se repita no Oscar, o que seria também um fato inédito nesta categoria, nada mais que merecido. Anderson é umas das revelações do cinema independente americano dos anos 90, e até hoje continua entre os tops de sua geração.
O Grande Hotel Budapeste é um deleite, mas estou com o presetimento que sairá de mãos vazias do jantar dos Globos, pode surpreender ganhando em Melhor Comédia, mas sua melhor chance é em Melhor Roteiro, onde terá que bater os favoritos Boyhood e Birdman, e creio que conseguirá, pois os Globos têm uma tendência em dividir os prêmios.
Garota Exemplar, um dos melhores filmes do ano, é outro que poderá sair de mãos abanando. Sua melhor chance é em atriz em drama com Rosamund Pike, que está fantástica no papel. Uma coisa que me deixou chatiado nos Globo desse ano é que Garota Exemplar foi indicado em melhor diretor e roteiro, mas não em melhor filme! Das contradições que não consigo entender…

Vício Inerente, do Paul Thomas Anderson, foi praticamente esquecido, conseguindo apenas uma indicação a melhor ator para Joaquin Phoenix. Creio que tal esquecimento será repetido no Oscar, o que é uma pena, pois o filme é maravilhoso, e em breve publicarei uma crítica sobre ele, mas é como diz pro aí, “é muito estranho pro Oscar”.
Vamos às apostas:
Melhor filme drama:
vai ganhar: Boyhood
merece ganhar: Boyhood
deveria estar aqui: Garota Exemplar
Melhor filme comédia:
vai ganhar: Birdman
merece ganhar: Birdman ou O Grand Hotel Budapeste
deveria estar aqui: Vício Inerente e Top Five
Melhor Diretor:
vai ganhar: Birdman
merece ganhar: Birdman
deveria estar aqui: Vício Inerente
Melhor Roteiro:
vai ganhar: O Grande Hotel Budapeste
merece ganhar: Garota Exemplar
deveria estar aqui: Interestelar
Então é isso pessoal, vamos vê o que rola nesse domingo, 11, dia da premiação do Globo de Ouro, primeiro grande esquenta para o Oscar deste ano.

Acredita piamente que o Pink Floyd é a maior banda de todos os tempos e que ninguém canta melhor que o Robert Plant. Tem o Scorsese como ídolo máximo e sabe que ele transformará o DiCaprio no novo DeNiro. Com Goodfellas aprendeu as duas coisas mais importantes da vida: Nunca dedure seus amigos e mantenha a boca sempre fechada.
[…] de hoje acontece a entrega do Globo de Ouro abrindo oficialmente a temporada de premiações e a corrida rumo ao Oscar. No entanto, o cinema não será o único contemplado, a TV também distribuirá prêmios em um […]