‘A Rebelde do Deserto’: uma história mágica

Muito (muuuuito) tempo atrás me foi dada a missão de escrever sobre A Rebelde do Deserto, de Alwyn Hamilton. Sinceramente, não coloquei muita fé (desculpa editora), mas logo nas primeiras páginas, a história começa a cativar de maneira surpreendente!

Os ingredientes são, como se pode esperar, a curiosa vida no deserto. Uma vida envolta em situações adversas, com uma protagonista extremamente corajosa, representativa e sem limites para atingir seus objetivos. Este é um ponto fundamental do livro, pela forma como a autora explora as situações preconceituosas e injustas na qual as mulheres vivem, usando uma personagem principal forte, sarcástica. Não bastasse toda a ação, cultura e aventura colocada de maneira completamente natural, também é incrível se deparar com um universo mágico e completamente desconhecido de criaturas mágicas. Para uma pessoa que, como eu, sempre adorou ler sobre fantasia e magia, esse livro cai como uma luva!

A jovem Amani Al’Hiza é uma órfã pobre que mora com os tios. Ela tem o sonho de escapar da vila onde foi criada e fugir para além do deserto. Mas ela não é apenas o tipo sonhador que não toma nenhuma iniciativa: ela tem uma história de vida delicada e cruel e desde pequena treinava tiros. Acabou tornando-se uma exímia atiradora. E é exatamente esse dom que a leva a um concurso de tiros, disfarçada de garoto, para tentar levantar dinheiro para sua fuga. Durante sua retirada, Al’Hiza conhece Jin, um belo garoto que chama sua atenção. A partir desse encontro, a vida de Amani vira de ponta-cabeça.

Aí caímos um pouco no velho clichê do romance, da redenção por amor, dos desafios para viver uma paixão etc. Mas a temática do empoderamento feminino se sobrepõe à qualquer outra perspectiva romântica e, inclusive, deixa uma pontada de esperança para que, na sequência do livro, a protagonista viva novas experiencias amorosas e continue – assim como começou – autossuficiente, independente e destemida.

A sequência do livro, por enquanto, está prevista para ser lançada ainda este ano e promete trazer muitas surpresas e contrapontos do que foi visto até agora. E eu mal posso esperar para ler essa continuação!

Compartilhe

Helder Siqueira
Um capricorniano perfeccionista, cheio de manias e viciado em séries, filmes, livros, quadrinhos e desenhos animados. Joga búzios, tira cartas, roda o compasso, traz a pessoa amada em três dias e escreve diariamente para a coluna “Extra!” , além de ser Gerente de Marketing e Finanças neste mesmo Bat-Site.
Helder Siqueira

Helder Siqueira

Um capricorniano perfeccionista, cheio de manias e viciado em séries, filmes, livros, quadrinhos e desenhos animados. Joga búzios, tira cartas, roda o compasso, traz a pessoa amada em três dias e escreve diariamente para a coluna "Extra!" , além de ser Gerente de Marketing e Finanças neste mesmo Bat-Site.

Postagens Relacionadas

Rugido_2
Lista: 3 séries feministas para assistir na Apple TV+
Não é de hoje que sou entusiasta emocionada do streaming da Apple, o Apple TV+. Dentre os motivos, estão...
foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...

Deixe uma resposta

0 0 votes
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x