‘América Latina no cinema’ retorna essa terça

O projeto da UFRN  “América Latina no Cinema”, que consiste na exibição e debate de filmes do circuito latino-americano, retorna a sua edição do segundo semestre essa terça-feira (27). No roteiro dos títulos selecionados, encontramos obras como “Diários de Motocicleta”, do brasileiro Walter Salles e o mais recente “O Som ao Redor”, do pernambucano Kleber Mendonça Filho. O filme que dará início ao ciclo é Aguirre, a cólera dos deuses, de Werner Herzog.

‘Diários de Motocicleta’ é um dos filmes que serão exibidos no novo ciclo do projeto

Vale lembrar que a entrada é livre e gratuita, visto que o projeto é fruto do trabalho em uma instituição federal. As sessões geralmente acontecem no auditório da Biblioteca Central ou do NEPSA, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Abaixo, segue a programação completa:

27/08 – Biblioteca Central “Zila Mamede” – BCZM/UFRN

Aguirre, a cólera dos deuses (Aguirre, der Zorn Gottes, RFA, Dir. Werner Herzog, 1972 – 110 min.)

Sinopse: Algumas décadas após a destruição do Império Inca, o explorador Gonzalo Pizarro envia uma expedição para uma arriscada missão: encontrar e tomar posse do tão sonhado e enigmático “El Dorado”, um lugar cheio de ouro e riquezas. Deixando as montanhas do Peru, os conquistadores rumam em direção ao rio Amazonas e logo começam a enfrentar os perigos e dificuldades da traiçoeira selva. Além disso, obcecado e louco por riqueza e poder, Don Lope de Aguirre passa a liderar o grupo. E, em meio a sua total insanidade, parte com a expedição de conquistadores para uma bizarra jornada rumo ao desconhecido.

10/09 – Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas – NEPSA/UFRN

Chove sobre Santiago (Il pleut sur Santiago, França/Bulgária, Dir. Helvio Soto, 1975 – 110 min.)

Sinopse: Filme sobre o golpe militar no Chile em 1973. O filme retrata a preparação e o momento do golpe, quando o governo de Salvador Allende, estando totalmente isolado na área militar, é derrubado. Allende é vitorioso nas eleições presidenciais em 1970 e a Unidade Popular assume o governo, mas não o poder, pois o aparelho de Estado – a organização burocrático-militar – mantém-se intacta.

24/09 – Biblioteca Central “Zila Mamede” – BCZM/UFRN

Diários de motocicleta (Argentina/Brasil/Chile/Cuba/EUA/, Dir. Walter Salles, 2004 – 126 min.)

Sinopse: Che Guevara (Gael García Bernal) era um jovem estudante de Medicina que, em 1952, decide viajar pela América do Sul com seu amigo Alberto Granado (Rodrigo de la Serna). A viagem é realizada em uma moto, que acaba quebrando após oito meses. Eles, então, passam a seguir viagem através de caronas e caminhadas, sempre conhecendo novos lugares. Porém, quando chegam a Machu Pichu, a dupla conhece uma colônia de leprosos e passam a questionar a validade do progresso econômico da região, que privilegia apenas uma pequena parte da população.

01/10 – Biblioteca Central “Zila Mamede” – BCZM/UFRN

A história oficial (La historia oficial, Argentina, Dir. Luis Puenzo, 1985, 112 min.)

Sinopse: Na Buenos Aires dos tempos de abertura política, uma professora de História começa a se dar conta da violência da ditadura militar em seu país. O seu drama se complica quando passa a desconfiar que Gabi, a menina que adotou, pode ser a filha de uma desaparecida dos tempos da opressão militar.

05/11 – Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas – NEPSA/UFRN

Salvador, o martírio de um povo (Salvador, EUA, Dir. Oliver Stone, 1986 – 123 min.)

Sinopse: Um jornalista desacreditado profissionalmente e com sérios problemas financeiros viaja como correspondente estrangeiro para El Salvador em companhia de um amigo. Lá, ambos descobrem um país em plena guerra civil, onde os direitos humanos não são respeitados e crianças, mulheres e clérigos são assassinados sem a menor cerimônia e com total impunidade.

19/11 – Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais Aplicadas – NEPSA/UFRN

Até a chuva (También la lluvia, Espanha/França/México, Dir. Icíar Bollaín, 2010 – 103 min.)

Sinopse: Uma equipe de filmagem espanhola de baixo orçamento chega em Cochabamba, Bolívia, para rodar um filme sobre a chegada de Cristóvão Colombo e dos conquistadores espanhóis, que praticamente dizimaram a civilização indígena que ali habitava, explorando-os comercialmente, e matando os insubordinados. A equipe escala atores e figurantes locais, mas o que não esperavam é que a população estivesse enfrentando o governo, por conta do uso da água. O evento acaba por atrapalhar o rendimento das filmagens e põe em risco a vida de todos com a eclosão de uma rebelião civil.

26/11 – Biblioteca Central “Zila Mamede” – BCZM/UFRN

O som ao redor (Brasil, Dir. Kleber Mendonça Filho, 2013 – 131 min.)

Sinopse: A vida em uma rua de classe-média na zona sul do Recife toma um rumo inesperado após a chegada de uma milícia que oferece a paz de espírito da segurança particular. A presença desses homens traz tranquilidade para alguns e tensão para outros, em uma comunidade que parece temer muita coisa. Enquanto isso, Bia, casada e mãe de duas crianças, precisa achar uma maneira de lidar com os latidos constantes do cão de seu vizinho. Uma crônica brasileira, uma reflexão sobre história, violência e barulho.

Para mais informações, acesse o site do projeto.