Não é a primeira vez que repito isso por aqui, mais o BAFTA é seguramente a minha premiação favorita. O prêmio concedido pela Academia Britânica de Artes da Televisão e do Cinema é considerado a prévia britânica do Oscar e, na minha opinião, um tanto mais justa e interessante, visto que aqui temos um panorama que abarca um maior número de filmes europeus.

Outra característica que gosto no Bafta é a presença de algumas categorias que não costumamos ver com frequência em outras premiações, por exemplo “melhor filme britânico de estreia de um roteirista, diretor ou produtor” e “melhor atriz/ator em ascensão”. Nesta primeira categoria, concorrem cinco filmes, quatro dos quais ainda não assisti (Northern Soul, ’71, Lilting e Kajaki: The True Story). A quinta opção é o incrível “Pride”, para o qual destinarei minha torcida. O filme tem um enredo que contextualiza, entre outros temas relevantes, a luta dos homossexuais londrinos durante a década de 80. Belíssima obra do roteirista estreante Stephen Beresford e do diretor Matthew Warchus.

"Pride"

“Pride”

Já a categoria “melhor atriz/ator em ascensão” traz cinco nomes no páreo, são eles: Gugu Mbatha-Raw, atriz de Beyond the Lights (2014) e O Destino de Júpiter (2015); Jack O’Connell, ator de 300: A Ascensão do Império e Invencível; Margot Robbie, presente em O Lobo de Wall Street; Miles Teller, de Divergente e Whiplash; e a nova musa teenager, Shailene Woodley, que protagonizou os filmes A Culpa é das Estrelas, Divergente, Pássaro Branco na Nevasca, e em 2011 atuou com George Clooney no comentado Os Descendentes. Não por sua popularidade, minha torcida e aposta vai para esta última. Shailene é uma atriz competente e talentosa que tem usado sua fama no meio adolescente ao seu favor – quem pode julgá-la?

Shailene Woodley em "Pássaro Branco na Nevasca"

Shailene Woodley em “Pássaro Branco na Nevasca”

A Academia Britânica também costuma ser mais sensata na escolha de seus indicados e vencedores – prova disso é que a animação que tem arrebatado os prêmios americanos Como Treinar Seu Dragão 2 sequer aparece na seleta lista do Bafta, que é composta por apenas três títulos. São eles: Os Boxtrolls, Uma Aventura LEGO e Operação Big Hero. Nessa categoria, minha aposta vai para a primeira citada, que me parece a mais original das três opções, embora a vitória de “Uma Aventura LEGO” também não me desapontasse.

The Boxtrolls

The Boxtrolls

À categoria principal, de melhor filme, concorrem títulos não diferentes dos do Oscar: Birdman, O Grande Hotel Budapeste, Boyhood, O Jogo da Imitação e A Teoria de Tudo. Tenho esperanças de que Boyhood não leve o prêmio e, até então, torço para O Jogo da Imitação, um belíssimo filme com atuação monstruosa de Benedict Cumberbatch, que concorre também na categoria “melhor ator”, ao lado de outros quatro nomes de peso: Eddie Redmayne (A Teoria de Tudo), Jake Gyllenhaal (O Abutre), Michael Keaton (Birdman), e Ralph Fiennes (O Grande Hotel Budapeste). À exceção de Ralph Fiennes, o prêmio não seria injusto de concedido a qualquer um dos concorrentes, embora a vitória de Eddie Redmayne na categoria pareça uma unanimidade em todas as premiações do ano.

Eddie Redmayne em "A Teoria de Tudo"

Eddie Redmayne em “A Teoria de Tudo”

E por falar em unanimidade, outra vitória já esperada é a de Julianne Moore, por seu papel emocionante como uma portadora do Alzheimer precoce em Para Sempre Alice. A atriz concorre com Amy Adams (Grandes Olhos), Felicity Jones (A Teoria de Tudo), Reese Witherspoon (Livre) e Rosamund Pike (Garota Exemplar).

Julianne Moore contracenando com Kristen Stewart em "Para Sempre Alice"

Julianne Moore contracenando com Kristen Stewart em “Para Sempre Alice”

O principal nome da premiação deste ano é O Grande Hotel Budapeste que, entre categorias principais e técnicas, recebeu 11 indicações, mas não deve levar muitos prêmios para casa.

Confira aqui a lista completa de indicados. A premiação acontece hoje à noite, a partir das 18h (horário local), em cerimônia apresentada por Stephen Fry e transmitida pela BBC.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.