Cantora Birdy começou a carreira aos 12 anos de idade

Cantora Birdy começou a carreira aos 12 anos de idade

Jasmine van den Bogaerde é uma jovem cantora inglesa de 18 anos, recém-completados no dia 15 de maio, e está fazendo sucesso desde os 15. Jasmine é conhecida pelo seu nome artístico Birdy, apelido dado, ainda bebê, por seus pais. Em 2014, ela foi indicada como melhor artista solo feminino no Brit Awards, porém perdeu para Ellie Goulding.

Apesar de ser reconhecida há pouco tempo, a carreira musical dela começou aos 12 anos, quando ela lançou um vídeo no YouTube interpretando uma canção de sua autoria e gerou milhares de visualizações. Em seguida, a jovem inglesa participou de um concurso de talentos e venceu.

Dois anos depois, ela fez o cover de “Skinny Love”, de Bon Iver, e conquistou o número 17 nas paradas britânicas, segundo lugar nas paradas holandesas e 30ª colocação das mais baixadas no Itunes.

Primeiro disco, gravado quando tinha 15 anos, é feito somente de covers

Primeiro disco, gravado quando tinha 15 anos, é feito somente de covers

Birdy também fez covers de “The A Team“, de Ed Sheeran, e “Shelter” de The XX. Esta terceira regravação citada apareceu como trilha sonora da série “The Vampire Diaries”. Em 2011, ela lançou o primeiro disco que recebeu o seu nome. No mesmo ano, a cantora também participou da trilha oficial de “Jogos Vorazes” e “Valente”.

Ao escutar o álbum de estreia dela, percebe-se que os arranjos com pianos encaixaram na voz delicada, sem firulas e ao mesmo tempo firme para uma garota que tinha 15 anos na época. Possui uma sonoridade mais pop e uma leve pegada de rock, pois lembra bandas como “Coldplay”, “Keane” e “The Fray”.

Além disso, a maioria das canções são covers de bandas indies, apenas uma é de autoria própria, que é “Without a Word”. Apesar de a maioria das canções terem sido feitas apenas com voz e piano, não é cansativo de escutar.

A capa do disco mostra uma foto linda da jovem cantora que se esconde em roupas que a deixam mais velha, dando um ar de timidez na garota. O “Birdy” foi sucesso de crítica e vendeu um milhão de cópias em todo mundo.

O álbum foi lançado no Reino Unido e nos países vizinhos em 23 de Setembro de 2013 e até agora tem conseguido críticas positivas. Em outubro, o disco foi lançado nos Estados Unidos. Elogiaram a interpretação destes covers e, principalmente, a forma como ela repaginou algumas músicas.

No disco "Fire Within", Birdy apresentou trabalhos autorais

No disco “Fire Within”, Birdy apresentou trabalhos autorais

A crítica musical Caroline Sullivan, do jornal inglês “The Guardian”, disse que foi uma excelente estratégia da cantora fazer um álbum só de regravações, apesar de que ela precisava buscar uma maturidade profissional.

No ano de 2012, ela lançou um Extend Player (EP) chamado “Live in London”, que tinha oito canções, incluindo “The A Team” e “Just a Game”.

Birdy anunciou o seu segundo álbum de estúdio, “Fire Within”, através de um teaser, publicado no dia 10 de julho de 2013. O primeiro single oficial, “Wings”, foi lançado em 22 de Julho de 2013 e uma segunda canção, “All You Never Say“, foi enviado para os assinantes da lista de discussão do site oficial dela e postado no YouTube em 15 de Agosto.

Além de ser a primeira música de trabalho, “Wings” é a faixa de estreia e mostra, de imediato, o amadurecimento da cantora, exibindo o talento dela como compositora, que é perceptível no restante do álbum. A canção entrou na trilha sonora de “The Vampire Diaries”. O piano e a voz nas músicas, algo que se destacou no outro disco, ainda permanece e de forma mais trabalhada do que no primeiro trabalho da cantora.

Neste disco, ela teve a coragem de ousar um pouco. Em algumas faixas, ela deixou o piano no segundo plano, como em “Light Me Up”, na qual a voz dela lembra a de Florence Welch e enfatiza mais a bateria. Já em “Words As Weapons” e “Maybe”, instrumentos de corda foram usados para montar o arranjo da canção.

Ao contrário da estreia, o segundo trabalho de Birdy mostra-se mais autoral, todas as canções tiveram a participação dela nas composições. Acredito que nos próximos trabalhos da cantora, ela vai mostrar cada vez um maior amadurecimento.

A cantora inglesa abriu shows da cantora Christina Perri nos Estados Unidos e Canadá. Confira uma das performances, que aconteceu na cidade de Saint Pete, na Flórida:

Ela também participou da trilha sonora do filme “A Culpa É das Estrelas”, baseado no best seller de John Green. A música pode ser conferida aqui.

Aonde encontrar mais detalhes de Birdy:

You Tube Channel
Fanpage do Facebook
Twitter
Instagram
Itunes

Deixe um comentário

Your email address will not be published.