
A 66ª edição do Emmy aconteceu na noite desta segunda-feira (25) e ficou sob a batuta da apresentação de Seth Meyers. A premiação valoriza os melhores da televisão norte-americana entre os anos de 2013 e 2014. As séries vencedoras da noite foram Breaking Bad e Modern Family.
Na parte das séries dramáticas, a última temporada do seriado do personagem Walter White, ex-professor que resolveu vender metanfetaminas, alcançou cinco Emmys nas seguintes categorias: melhor série dramática, ator principal e coadjuvante (Bryan Cranston e Aaron Paul), roteiro e melhor atriz coadjuvante com Anna Gunn. Eles conseguiram superar a série Game of Thrones, uma das favoritas da edição, que somente conquistou categorias técnicas.

Quando recebeu o terceiro prêmio pelo papel coadjuvante, Aaron Paul se emocionou e pediu para que a plateia aplaudisse os outros atores indicados.
Ainda falando das produções do gênero drama, Julianna Margulies, da série The Good Wife, ganhou como melhor atriz e Cary Joji Fukunaga com melhor direção por True Detective.
Modern Family ficou com três prêmios, incluindo de melhor comédia. Jim Parsons, o Sheldon de The Big Bang Theory, foi reconhecido como melhor ator cômico pela quarta vez. Já a atuação de Julia Louis-Dreyfus lhe rendeu mais outro Emmy, dessa vez com Veep. Ela ganhou um beijaço de Bryan Cranston, protagonista de Breaking Bad, quando subiu ao palco, proporcionando muitas risadas da plateia. Louis-Dreyfus também tem prêmios por “Seinfeld” e “The New Adventures of Old Christine”.

Minissérie e Telefilmes
O Emmy também premia as minisséries e filmes para a televisão. A série Sherlock, inspirada na obra do escritor escocês Sir Arthur Conan Doyle, também recebeu três estatuetas de melhor ator principal e coadjuvante (Benedict Cumberbatch e Martin Freeman) e melhor roteiro. A produção Fargo ganhou melhor direção e minisérie.

Já as atrizes Jessica Lange e Kathy Bates venceram melhor atriz principal e coadjuvante, respectivamente, com a terceira temporada de American Horror Story. Bates ficou bastante surpresa ao ser anunciada a vencedora. “Eu tinha certeza de que não iria ganhar”, disse ela. Ela interpretou a Delphine LaLaurie, uma temível e cruel dona de escravos de Nova Orleans, Estados Unidos.
O filme do canal HBO produzido por Brad Pitt, The Normal Heart, que retrata o surgimento da aids nos Estados Unidos, ganhou melhor filme produzido para a televisão.
Homenagem
Além disso, a premiação realizou uma homenagem ao ator Robin Williams, que morreu neste mês. O discurso foi feito pelo também ator e amigo Billy Crystal. “Ele é um gênio no palco e um amigo mais brilhante. É muito difícil falar dele no passado, porque ele está vivo em nossas vidas”, disse. Em seguida mostrou diversos momentos marcantes em entrevistas concedidas.
A homenagem relembrou a extensa carreira no cinema e televisão do ator, que já recebeu nove indicações e venceu duas vezes. Confira a lista completa dos vencedores do Emmy a seguir:
Melhor série dramática: Breaking Bad
Melhor atriz em série dramática: Julianna Margulies – The Good Wife
Melhor ator em série dramática: Bryan Cranston – Breaking Bad
Melhor atriz coadjuvante em série dramática: Anna Gunn – Breaking Bad
Melhor ator coadjuvante em série dramática: Aaron Paul – Breaking Bad
Melhor atriz convidada em série dramática: Allison Janney – Masters of Sex
Melhor ator convidado em série dramática: Joe Morton – Scandal
Melhor direção em série dramática: Cary Joji Fukunaga por “Who Goes There” – True Detective
Melhor roteiro em série dramática: Moira Walley-Beckett por “Ozymandias” – Breaking Bad
Melhor série de comédia: Modern Family
Melhor atriz em série de comédia: Julia Louis-Dreyfus – Veep
Melhor ator em série de comédia: Jim Parsons – The Big Bang Theory
Melhor atriz coadjuvante em série de comédia: Allison Janney – Mom
Melhor ator coadjuvante em série de comédia: Ty Burrell – Modern Family
Melhor atriz convidada em série de comédia: Uzo Aduba – Orange is the New Black
Melhor ator convidado em série de comédia: Jimmy Fallon – Saturday Night Live
Melhor direção série de comédia: Gail Mancuso por “Vegas” – Modern Family
Melhor roteiro em série de comédia: Louis C.K. por “So Did the Fat Lady” – Louie
Melhor minissérie: Fargo
Melhor filme feito para TV: The Normal Heart
Melhor atriz em minissérie ou filme feito para TV: Jessica Lange- American Horror Story
Melhor ator em minissérie ou filme feito para TV: Benedict Cumberbatch – Sherlock: “His Last Vow”
Melhor atriz coadjuvante em minissérie ou filme feito para TV: Kathy Bates – American Horror Story
Melhor ator coadjuvante em minissérie ou filme feito para TV: Martin Freeman – Sherlock: “His Last Vow”
Melhor roteiro em minissérie ou filme feito para a TV: Steven Moffat – Sherlock: “His Last Vow”
Melhor direção em minissérie ou filme feito para a TV: Colin Bucksey – Fargo
* Colocamos as principais categorias, para saber de outros vencedores, acesse www.emmy.com.
Natalense, jornalista, gosta de música, livros e boas histórias desde que se entende por gente. Também tem uma quedinha pela fotografia.