Clowns de Shakespeare completam 20 anos com programação especial

Durante os dias 18 a 25 de novembro, Natal vai ser palco do evento organizado pelos Clowns de Shakespeare, “O Mundo Inteiro é um Palco”, em comemoração aos seus 20 anos de atividades. Vários grupos de teatro da cidade irão prestar uma homenagem aos aniversariantes encenando alguns trabalhos que os Clowns desenvolveram durante esse tempo. Teremos também grupos como Bololô (RN) mostrando seu poético trabalho O Retrato do Artista Quando Coisa, Grupo Bagaceira (CE), Grupo Arkhétypos (RN), Grupo Alfenim de volta a Natal com o espetáculo O Deus da Fortuna, e outros.

Sua Incelença Ricardo III. Direção: Gabriel Villela

Mas o grande momento e o mais esperado de todos acontecerá nos dias 24 e 25 de novembro, quando sobem ao palco do anfiteatro da UFRN os Clowns de Shakespeare com o espetáculo Ricardo III e o Grupo Galpão (MG) com Os Gigantes da Montanha, ambos de direção de Gabriel Villela.

Pude assistir a Ricardo III em 2010 quando os Clowns estrearam. Lembro que mal pude conter a emoção de ver os valores do sertão nordestino tão bem representados em uma obra Shakespeariana. O espetáculo é um hibridismo de cultura nordestina, com clássicos do rock inglês e ainda toda a narrativa das falcatruas que o Rei Ricardo fez para alcançar a coroa inglesa.

Os Gigantes da Montanha. Direção: Gabriel Villela

Já “Os Gigantes da Montanha”, do Grupo Galpão, irei ver pela primeira vez. Pelo que pude entender do universo do espetáculo, trata-se de uma obra que gera questionamentos sobre o valor da arte em um mundo tão pragmático. Estou aguardando ansiosamente por vê-los novamente em Natal.

Será uma semana bastante intensa na cena teatral da cidade, eventos como esse deveriam ser feitos a cada mês. Essa iniciativa dos Clowns é um bom início para se questionar sobre o investimento que o governo deveria fazer pelo Estado nas artes cênicas e de modo geral, na arte. E não apenas se preocupando em preparar Autos do Natal para promover o espírito natalino na cidade. Então, preparem o coração porque nessa semana os palcos vão brilhar! Avoé!

Confira aqui a programação completa com os locais e horários das exibições de cada espetáculo.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.