Nesta quarta-feira (25/5), comemora-se o Dia do Orgulho Nerd, que também é conhecido como o Dia da Toalha. A data surgiu nos anos 2000 como uma iniciativa dos blogs e sites especializados na cultura nerd. Aproveitando esta data especial, nós d’O Chaplin fizemos uma lista bem eclética de filmes e seriados com essa temática para você fazer uma maratona durante o feriado. A relação marota pode ser conferida a seguir: 

A Vingança dos Nerds

revenge-of-the-nerdsDAS071310

A origem do bordão do site Jovem Nerd no início dos Nerdcasts, Lambda, Lambda, Lambda, foi retirada deste filme de 1984. É um filme de comédia norte-americano que satiriza a vida social em um campus universitário, onde um grupo de nerds hostilizados pelos veteranos resolve se rebelar e lutar por seu respeito e auto-estima. Foi dirigido por Jeff Kanew e é estrelado pelos atores Robert Carradine e Anthony Edwards. Também conta com as atuações de Curtis Armstrong, Ted McGinley, Julia Montgomery, Brian Tochi, B. Larry Scott, John Goodman e Donald Gibb. 

Freaks and Geeks

freaks-and-geeks-full-cast-e1419260207103-1940x1623

Freaks and Geeks é uma série de comédia dramática estadunidense criada e produzida por Judd Apatow e Paul Feig, exibida entre 1999 e 2000. Na TV fechada, a série foi transmitida pelo canal Multishow, mas atualmente está disponível na Netflix.

A jovem Lindsay é uma das garotas mais inteligentes de sua escola, participando de grupos de estudos e competições de matemática. Após a morte da avó, ela muda seus hábitos e começa a conviver com um grupo de “ovelhas negras” do colégio, os freaks. Bem mais novo, o irmão de Lindsay, Sam, também sofre com o dia a dia estudantil. Ao lado dos geeks, ele convive com a chegada da adolescência.

Os Caça-Fantasmas

ghostbusters-image

Ghostbusters é um filme americano de 1984, do gênero comédia, dirigido por Ivan Reitman. Durante os anos seguintes da década de 80, foram lançados outros dois filmes da franquia, que  narra a história de Peter, Raymond e Egon. Eles são professores universitários de parapsicologia da Universidade Columbia, que subitamente têm sua verba para pesquisa suspensa e são colocados na rua pelo reitor, que os considera uma farsa. Isto porque o trio prefere estudar manifestações sobrenaturais e aparições de burros, dentre outras coisas do gênero, que a ciência formal não considera importante. Por causa desses acontecimentos, os três resolvem criar uma empresa especializada em casos de aparições sobrenaturais.

Star Wars

star-wars-poster-1977

Não falar de Star Wars nesta lista é não falar do Dia do Orgulho Nerd, visto que o lançamento do primeiro filme, em 25 de maio de 1977, coincide com a data especial. A franquia conta com uma série de sete filmes de fantasia científica e um spin-off. O primeiro filme se tornou um sucesso inesperado, sendo considerado um fenômeno mundial de cultura popular e iniciou a “era dos blockbusters”: super produções cinematográficas que fazem sucesso nas bilheterias e viram produtos como brinquedos, jogos, livros etc.

Foi seguido por duas sequências, O Império Contra-Ataca e O Retorno do Jedi, lançadas em intervalos de três anos. Esta primeira trilogia seguia o trio hoje icônico: Luke Skywalker, Princesa Leia e Han Solo. O trio lutava na Aliança Rebelde para derrubar o tirano Império Galáctico; paralelamente ocorre a jornada de Luke para se tornar um cavaleiro Jedi e derrotar tanto Darth Vader, um ex-jedi que sucumbiu ao Lado Sombrio da Força, e o Imperador.

Scott Pilgrim

10989-scott5

Scott Pilgrim é uma série de histórias em quadrinhos de Bryan Lee O’Malley, lançadas entre 2004 e 2010. O protagonista Scott Pilgrim é um canadense de aproximadamente 22 anos, preguiçoso, anti-herói, roqueiro de garagem que toca baixo na banda de “Sex Bob-Omb”. Ele se apaixona pela entregadora de encomendas Ramona Flowers, mas deve derrotar os sete ex-namorados, chamados de “A Liga dos Sete Ex-namorados do mal”, para que consiga ficar com ela.

Além dos quadrinhos, Pilgrim se transformou em um filme protagonizado por Michael Cera no ano de 2010.

Sobre o Dia do Orgulho Nerd

O Dia do Orgulho Nerd é uma iniciativa para promover a cultura nerd/geek. Tudo começou quando Tim McEachern organizou eventos não conectados, chamados Festival do Orgulho Geek e/ou Dia do Orgulho Geek, de 1998 a 2000, em um bar em Albany, Nova York. Em 2006, este dia foi celebrado pela primeira vez em toda a Espanha e na internet, chamando a atenção da mídia. Em 2008, o Dia do Orgulho Nerd atravessou o Atlântico e foi comemorado oficialmente nos Estados Unidos, onde foi divulgado por numerosos bloggers unidos pelo lançamento do site GeekPrideDay.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.