Lady Gaga divulgou na última segunda-feira (07/10) a capa do terceiro álbum de inéditas, “Artpop”. A imagem exibe uma escultura de Lady Gaga seminua, segurando os seios, feita pelo artista norte-americano Jeff Koons. O restante da imagem é composta por fragmentos de obras importantes correntes da História da Arte, segundo o jornal The Guardian, entre elas “O Nascimento de Vênus”, do italiano renascentista Sandro Botticelli, e da escultura “Apolo e Dafne”, de artista barroco Gian Lorenzo Bernini.
Capa do terceiro CD da cantora norte-americana Lady Gaga |
Não é a primeira vez que a polêmica cantora faz referências a movimentos artísticos dos séculos XV e XVI. Segundo alguns de seus fãs, mais conhecidos pela alcunha de “Little Monsters”, o recente clipe de “Applause” faz referência a um famoso elemento renascentista: no começo da segunda parte da música, Lady Gaga emerge quase nua, apenas conchas cobrindo os seios. Realmente, a explicação de seus fãs fervorosos fez sentido, mas isso não quer dizer que essa representação seja nova na cultura pop, dentro da qual a cantora faz questão de se localizar. Por exemplo, a série do agente secreto James Bond (007) e o desenho animado “Os Simpsons” reproduziram variações do quadro.
Pintura renascentista “Nascimento de Vênus”, de Sandro Botticelli, de onde Gaga tirou referências para os últimos trabalhos |
Quanto aos outros componentes da capa, de cores exageradamente fortes, podem indicar que – juntos aos elementos clássicos – fazem parte de toda essa mistureba que compõe a arte popular, daí o nome do álbum “Artpop”. Mas a ideia foi trabalhada de maneira tão grosseira que alguns usuários do facebook chegam a admitir que a capa foi produzida em arcaicos programas de edição de imagens, como o Paint. Essas críticas também fazem todo o sentido. Os fãs tentam explicar a capa baseado no pequeno histórico da cantora. Dá só uma olhada na teoria de um Little Monster: “Pelo o que eu entendi, são todas as eras [os álbuns anteriores da Lady Gaga] juntas. A escultura representa The Fame, lembrando muito Poker Face; o Preto e branco, The Fame Monster,; e, no reflexo da bola parece algo parecido com um castelo, que pode ser referência a BTW [Born This Way, o álbum que antecede Artpop]”.
Estão convencidos dessa explicação? Os fãs enlouquecidos tem até o dia 8 de novembro, quando está previsto o lançamento do álbum, para encontrar (ou inventar) mais explicações para essa capa de mau gosto.
Sagitariano carioca que mora em Natal. Jornalista formado pela UFRJ e UFRN. Apaixonado por cinema, praia e viagens.