Friends: Há 20 anos, os melhores amigos das telinhas encontravam-se pela primeira vez

friends 2

No dia 22 de setembro de 1994, há exatos 20 anos, a NBC exibia pela primeira vez Friends e por 10 anos o mundo acompanhou a rotina dos amigos Ross, Monica, Rachel, Chandler, Joey e Phoebe. Embora a última temporada tenha sido exibida há uma década, as reprises ainda rendem altos índices de audiência e algumas expressões foram inseridas no cotidiano.  Confira a história a seguir.

O show foi criado por Kevin S. Bright, Marta Kauffman e David Crane em 1994. Tudo começou quando Kauffman e Crane estavam produzido três pilotos para NBC. A intenção era mostrar seis pessoas em torno de 20 e poucos anos vivendo o cotidiano na cidade de Nova York.

A dupla tinha mostrado o projeto ao produtor Kevin S. Bright e a ideia só ganhou forma quando os três lembraram do momento que ficaram adultos e começaram as dificuldades de procurar algo bom para o futuro. Inicialmente seria “Insomnia Cafe” e apresentou o projeto de sete páginas para a emissora norte-americana.

O canal gostou e financiaram o desenvolvimento do piloto. Então, os produtores mudaram o nome do programa para Friends Like You. Porém, a emissora queria Six Of One.  E depois decidiram colocar o título do jeito que o conhecemos.

Após a aprovação do roteiro, chegou a etapa da fase de testes com vários atores. O personagem Ross Geller foi pensando especialmente para o ator David Schwimmer, que já trabalhara com os criadores do show.  Inicialmente, Courtney Cox foi escalada para interpretar Rachel Green, porém a direção resolveu que ela deveria fazer a neurótica Monica Geller, irmã de Ross.

Da direita para esquerda Chandler (Matthew Perry), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Monica (Courtney Cox), Joey (Matt LeBlanc) e Phoebe (Lisa Kudrow)
Da direita para esquerda Chandler (Matthew Perry), Rachel (Jennifer Aniston), Ross (David Schwimmer), Monica (Courtney Cox), Joey (Matt LeBlanc) e Phoebe (Lisa Kudrow)

Selecionaram Matt LeBlanc para interpretar o ítalo-americano e aspirante a ator Joey Tribbiani. Não era quem eles tinham em mente para interpretá-lo e nem pensavam que seria um dos personagens mais lembrados de Friends. Já Jennifer Aniston, Matthew Perry e Lisa Kudrow foram escolhidos com base em seus testes para atuar como Rachel Green, Chandler Bing e Phoebe Buffay, respectivamente. Não existia um protagonista, a intenção é que todos os papéis tivessem o mesmo tratamento.

O plano inicial era que o casal principal não fosse Chandler e Monica ou Ross e Rachel, mas Joey e Monica, pois achavam que seriam os personagens “mais sensuais” e Chandler deveria ser gay. Outra curiosidade sobre o início era que Courtney Cox era a mais famosa do elenco, uma vez que já havia participado de Family Ties e de um clipe do cantor Bruce Springsteen.

O primeiro episódio foi gravado nos estúdios da Warner Bros., na Califórinia, mesmo que o enredo acontecesse em Nova York.  Os produtores achavam que as filmagens feitas fora do estúdio eram menos engraçadas e que o auditório fazia parte da equipe. A transmissão da primeira aparição do sexteto aconteceu no dia 22 de setembro de 1994.

Primeiro episódio

Cena do primeiro episódio de Friends
Cena do primeiro episódio de Friends

Mostra Monica sendo levada pelo seus amigos Joey e Chandler na cafeteria do Central Perk no mesmo dia que ela tem um encontro. Ross, irmão dela, chega ao local reclamando por sua ex-esposa ter lhe largado para ficar com uma mulher. Enquanto o grupo conversava, Rachel entra na cafeteria usando um vestido de noiva. Ela fala que largou o noivo no altar e diz que não tem mais ninguém a quem recorrer na cidade.

É uma introdução da primeira temporada, que mostra o cotidiano dos personagens, como a tentativa de Rachel em conseguir um emprego, Joey tentando ser um ator bem sucedido, o drama familiar de Ross, Phoebe trabalhando como massagista e as aventuras de Chandler. Depois do piloto, os títulos dos seguintes foram “The One With…”  (Abreviação era “TOW”) e em português significa “Aquele”, o objetivo é mostrar, em cada edição, uma história diferente.

Importância cultural

Central Perk, cafeteria do seriad e inspirou criações de várias lojas
Central Perk, cafeteria do seriad e inspirou criações de várias lojas

Por ser uma das atrações televisivas mais vistas de todos os tempos, as roupas, cenários e expressões usadas nos diálogos da comédia foram inseridos no cotidiano mundial. O corte de cabelo de Rachel, interpretada pela atriz Jennifer Aniston, foi copiado por diversas mulheres, vários estabelecimentos foram abertos em muitos países inspirados na cafeteria Central Perk e a expressão de Joey (“How You Doin’?”) se tornou uma gíria.

Ajudaram a abordar diversas questões que eram consideradas polêmicas na década de 1990, como romance entre pessoas mais velhas (Monica namorou um homem amigo de seus pais), barriga de aluguel (Phoebe ajudou a gerar os filhos do seu irmão), casamento homoafetivo (Carol, ex-esposa de Ross, e Susan), infertilidade (Monica), mãe solteira (Rachel), transgênero (o pai de Chandler era  transexual) e dentre outros assuntos .

Além disso, algumas cenas se tornaram memes e virais na internet. Friends também ajudou a inspirar o surgimento de atrações similares, como How I Met Your Mother, New Girl e The Big Bang Theory.

Abertura

“I’ll be there for you … when the rain starts to pour./I’ll be there for you … like I’ve been there before.”, todo mundo canta o refrão quando passa a abertura. Além do enredo que faz com que o público se identifique, Friends é lembrado pela abertura marcante e carismática, que mostram os atores dançando numa fonte, sentados no sofá e brincando com as sombrinhas. As cenas foram filmadas em um chafariz do Rancho Warner Bros de madrugada. O vídeo teve várias versões parodiadas, como a comédia brasileira “Tá No Ar“. De vez em quando o musical “Glee” realiza uma homenagem ao seriado, a personagem de Lia Michele, Rachel Berry, por conta de Friends. Além disso, o elenco também parodiou a abertura.

O  tema seria “Shiny Happy People”, do REM. Porém, eles decidiram usar a música gravada pela banda The Rembrandts e o clipe teve a participação do elenco. “I’ll Be There for You” se tornou uma canção presente nas rádios e atingiu o número 17 das 100 mais escutadas da Billboard. Inicialmente tinha apenas um minuto de duração, mas quando um DJ fez uma versão de três minutos, a banda acabou decidindo produzir a canção até o final.

Reconhecimento

 As opiniões sobre a estreia foram diversas, alguns diziam que era uma cópia de Seinfeld (série protagonizada por Jerry Seinfeld e mostrava o cotidiano de quatro amigos também em Nova York), outros a elogiaram e teve pessoas que criticaram a atuação de Matthew Perry.

friendsUma das críticas realizadas apontam que a comédia não mostrou o real cotidiano dos nova iorquinos. A medida que as novas temporadas surgiram, começarama fazer comentários positivos e tornou uma das sitcoms mais populares da década de 90. Um dos fatores que ajudaram a alavancar a audiência (o último episódio foi visto por mais de 50 milhões de pessoas) foi a história simples, leve e a sintonia dos atores.

Apesar das comparações com Seinfeld, que até hoje levantam polêmicas, Friends tomou forma e mostrou algumas características próprias, como mostrar a evolução dos personagens durante os 10 anos em que esteve no ar. O elenco entrou na história por serem os primeiros a receber um salário de 1 milhão de dólares e as decisões dos contratos eram realizadas em conjunto.

 Na parte de premiações, eles receberam ao todo 152 nomeações e venceram seis Emmys, um Globo de Ouro e dois SAG Awards e mais 56 prêmios. A Courtney Cox foi a única que não recebeu alguma indicação ao Emmy. Em 2002, a revista americana TV Guide incluiu o seriado na lista com os 50 melhores programas da televisão. Já a Time, incluiu “Friends” no ranking dos “Os 100 Melhores Programas de Televisão de Todos os Tempos”.