No dia 22 de setembro de 1994, há exatos 20 anos, a NBC exibia pela primeira vez Friends e por 10 anos o mundo acompanhou a rotina dos amigos Ross, Monica, Rachel, Chandler, Joey e Phoebe. Embora a última temporada tenha sido exibida há uma década, as reprises ainda rendem altos índices de audiência e algumas expressões foram inseridas no cotidiano. Confira a história a seguir.
O show foi criado por Kevin S. Bright, Marta Kauffman e David Crane em 1994. Tudo começou quando Kauffman e Crane estavam produzido três pilotos para NBC. A intenção era mostrar seis pessoas em torno de 20 e poucos anos vivendo o cotidiano na cidade de Nova York.
A dupla tinha mostrado o projeto ao produtor Kevin S. Bright e a ideia só ganhou forma quando os três lembraram do momento que ficaram adultos e começaram as dificuldades de procurar algo bom para o futuro. Inicialmente seria “Insomnia Cafe” e apresentou o projeto de sete páginas para a emissora norte-americana.
O canal gostou e financiaram o desenvolvimento do piloto. Então, os produtores mudaram o nome do programa para Friends Like You. Porém, a emissora queria Six Of One. E depois decidiram colocar o título do jeito que o conhecemos.
Após a aprovação do roteiro, chegou a etapa da fase de testes com vários atores. O personagem Ross Geller foi pensando especialmente para o ator David Schwimmer, que já trabalhara com os criadores do show. Inicialmente, Courtney Cox foi escalada para interpretar Rachel Green, porém a direção resolveu que ela deveria fazer a neurótica Monica Geller, irmã de Ross.

Selecionaram Matt LeBlanc para interpretar o ítalo-americano e aspirante a ator Joey Tribbiani. Não era quem eles tinham em mente para interpretá-lo e nem pensavam que seria um dos personagens mais lembrados de Friends. Já Jennifer Aniston, Matthew Perry e Lisa Kudrow foram escolhidos com base em seus testes para atuar como Rachel Green, Chandler Bing e Phoebe Buffay, respectivamente. Não existia um protagonista, a intenção é que todos os papéis tivessem o mesmo tratamento.
O plano inicial era que o casal principal não fosse Chandler e Monica ou Ross e Rachel, mas Joey e Monica, pois achavam que seriam os personagens “mais sensuais” e Chandler deveria ser gay. Outra curiosidade sobre o início era que Courtney Cox era a mais famosa do elenco, uma vez que já havia participado de Family Ties e de um clipe do cantor Bruce Springsteen.
O primeiro episódio foi gravado nos estúdios da Warner Bros., na Califórinia, mesmo que o enredo acontecesse em Nova York. Os produtores achavam que as filmagens feitas fora do estúdio eram menos engraçadas e que o auditório fazia parte da equipe. A transmissão da primeira aparição do sexteto aconteceu no dia 22 de setembro de 1994.
Primeiro episódio

Mostra Monica sendo levada pelo seus amigos Joey e Chandler na cafeteria do Central Perk no mesmo dia que ela tem um encontro. Ross, irmão dela, chega ao local reclamando por sua ex-esposa ter lhe largado para ficar com uma mulher. Enquanto o grupo conversava, Rachel entra na cafeteria usando um vestido de noiva. Ela fala que largou o noivo no altar e diz que não tem mais ninguém a quem recorrer na cidade.
É uma introdução da primeira temporada, que mostra o cotidiano dos personagens, como a tentativa de Rachel em conseguir um emprego, Joey tentando ser um ator bem sucedido, o drama familiar de Ross, Phoebe trabalhando como massagista e as aventuras de Chandler. Depois do piloto, os títulos dos seguintes foram “The One With…” (Abreviação era “TOW”) e em português significa “Aquele”, o objetivo é mostrar, em cada edição, uma história diferente.
Importância cultural

Por ser uma das atrações televisivas mais vistas de todos os tempos, as roupas, cenários e expressões usadas nos diálogos da comédia foram inseridos no cotidiano mundial. O corte de cabelo de Rachel, interpretada pela atriz Jennifer Aniston, foi copiado por diversas mulheres, vários estabelecimentos foram abertos em muitos países inspirados na cafeteria Central Perk e a expressão de Joey (“How You Doin’?”) se tornou uma gíria.
Ajudaram a abordar diversas questões que eram consideradas polêmicas na década de 1990, como romance entre pessoas mais velhas (Monica namorou um homem amigo de seus pais), barriga de aluguel (Phoebe ajudou a gerar os filhos do seu irmão), casamento homoafetivo (Carol, ex-esposa de Ross, e Susan), infertilidade (Monica), mãe solteira (Rachel), transgênero (o pai de Chandler era transexual) e dentre outros assuntos .
Além disso, algumas cenas se tornaram memes e virais na internet. Friends também ajudou a inspirar o surgimento de atrações similares, como How I Met Your Mother, New Girl e The Big Bang Theory.
Abertura
“I’ll be there for you … when the rain starts to pour./I’ll be there for you … like I’ve been there before.”, todo mundo canta o refrão quando passa a abertura. Além do enredo que faz com que o público se identifique, Friends é lembrado pela abertura marcante e carismática, que mostram os atores dançando numa fonte, sentados no sofá e brincando com as sombrinhas. As cenas foram filmadas em um chafariz do Rancho Warner Bros de madrugada. O vídeo teve várias versões parodiadas, como a comédia brasileira “Tá No Ar“. De vez em quando o musical “Glee” realiza uma homenagem ao seriado, a personagem de Lia Michele, Rachel Berry, por conta de Friends. Além disso, o elenco também parodiou a abertura.
O tema seria “Shiny Happy People”, do REM. Porém, eles decidiram usar a música gravada pela banda The Rembrandts e o clipe teve a participação do elenco. “I’ll Be There for You” se tornou uma canção presente nas rádios e atingiu o número 17 das 100 mais escutadas da Billboard. Inicialmente tinha apenas um minuto de duração, mas quando um DJ fez uma versão de três minutos, a banda acabou decidindo produzir a canção até o final.
Reconhecimento
As opiniões sobre a estreia foram diversas, alguns diziam que era uma cópia de Seinfeld (série protagonizada por Jerry Seinfeld e mostrava o cotidiano de quatro amigos também em Nova York), outros a elogiaram e teve pessoas que criticaram a atuação de Matthew Perry.
Uma das críticas realizadas apontam que a comédia não mostrou o real cotidiano dos nova iorquinos. A medida que as novas temporadas surgiram, começarama fazer comentários positivos e tornou uma das sitcoms mais populares da década de 90. Um dos fatores que ajudaram a alavancar a audiência (o último episódio foi visto por mais de 50 milhões de pessoas) foi a história simples, leve e a sintonia dos atores.
Apesar das comparações com Seinfeld, que até hoje levantam polêmicas, Friends tomou forma e mostrou algumas características próprias, como mostrar a evolução dos personagens durante os 10 anos em que esteve no ar. O elenco entrou na história por serem os primeiros a receber um salário de 1 milhão de dólares e as decisões dos contratos eram realizadas em conjunto.
Na parte de premiações, eles receberam ao todo 152 nomeações e venceram seis Emmys, um Globo de Ouro e dois SAG Awards e mais 56 prêmios. A Courtney Cox foi a única que não recebeu alguma indicação ao Emmy. Em 2002, a revista americana TV Guide incluiu o seriado na lista com os 50 melhores programas da televisão. Já a Time, incluiu “Friends” no ranking dos “Os 100 Melhores Programas de Televisão de Todos os Tempos”.
Natalense, jornalista, gosta de música, livros e boas histórias desde que se entende por gente. Também tem uma quedinha pela fotografia.