HQ sobre o empresário dos Beatles é lançada neste mês no Brasil

brian
Brian Epstein com John Lennon. Empresário tem suas história contada em quadrinhos

Todo mundo sabe que os Beatles foram formados por Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon. Porém, existiu o “quinto Beatle”. Quem é? Na verdade, ele é o empresário do quarteto de Liverpool, Brian Epstein, que tirou os rapazes dos pubs de Liverpool e os levou para o estrelato.

O livro em quadrinhos intitulado de “O Quinto Beatle – A História de Brian Epstein”,  será lançado neste mês de maio no Brasil, pela editora Aleph.  Foi roteirizada por Vivek Tiwary e ilustrada por Andrew Robinson e Kyle Baker.

Epstein morreu de overdose no dia 27 de agosto de 1967, aos 32 anos. Muitos dizem que a banda ficou perdida após a morte dele e este foi um dos fatores que culminou no encerramento das atividades dos ingleses, pois Brian lhes influenciou desde a maneira de se vestir até se comportar no palco.

o-quinto-beatle---livro-em-quadrinhos-conta-a-historia-do-empresario-da-banda-brian-epstein-1398804601254_300x420
Capa brasileira do livro “O Quinto Beatle- A história de Brian Epstein”

No final de 2013, o empresário chegou a ser indicado para o Hall da Fama do Rock and Roll, na categoria “Não Artista”, juntamente com Andrew Loog Oldham, por seus respectivos trabalhos com os Beatles e os Rolling Stones.

Vivek Tiwary  também é produtor da Broadway e já ganhou prêmios, como o Tony Awards. Além disso, trabalhou com a banda Green Day para o musical “American Idiot”.  A intenção dos autores, para agradar os fãs do grupo e admiradores da música, foi mostrar o lado humano de Epstein, retratando os obstáculos que superou para conseguir que a banda inglesa tivesse fama mundial.

“O Quinto Beatle” foi indicada para duas categorias do prêmio Eisner Award, uma espécie de Oscar dos quadrinhos, e está sendo adaptada para o cinema por Peyton Reed (diretor da comédia “Separados pelo Casamento” e “Sim, Senhor”).

Apesar do livro referenciá-lo como “O Quinto Beatle”, muitos especialistas na banda apontam outras pessoas para este cargo, como George Martin, o produtor dos discos do grupo, Peter Best (baterista antecessor de Ringo) e Stuart Sutcliffe, o primeiro baixista.

O Quinto Beatle – A História de Brian Epstein

Editora Aleph
Autor: Vivek J. Tiwary
Desenho: Andrew C. Robinson com Kyler Baker
Tradução: Delfin
168 páginas
Preço: R$ 59,90