brian

Brian Epstein com John Lennon. Empresário tem suas história contada em quadrinhos

Todo mundo sabe que os Beatles foram formados por Paul McCartney, George Harrison, Ringo Starr e John Lennon. Porém, existiu o “quinto Beatle”. Quem é? Na verdade, ele é o empresário do quarteto de Liverpool, Brian Epstein, que tirou os rapazes dos pubs de Liverpool e os levou para o estrelato.

O livro em quadrinhos intitulado de “O Quinto Beatle – A História de Brian Epstein”,  será lançado neste mês de maio no Brasil, pela editora Aleph.  Foi roteirizada por Vivek Tiwary e ilustrada por Andrew Robinson e Kyle Baker.

Epstein morreu de overdose no dia 27 de agosto de 1967, aos 32 anos. Muitos dizem que a banda ficou perdida após a morte dele e este foi um dos fatores que culminou no encerramento das atividades dos ingleses, pois Brian lhes influenciou desde a maneira de se vestir até se comportar no palco.

o-quinto-beatle---livro-em-quadrinhos-conta-a-historia-do-empresario-da-banda-brian-epstein-1398804601254_300x420

Capa brasileira do livro “O Quinto Beatle- A história de Brian Epstein”

No final de 2013, o empresário chegou a ser indicado para o Hall da Fama do Rock and Roll, na categoria “Não Artista”, juntamente com Andrew Loog Oldham, por seus respectivos trabalhos com os Beatles e os Rolling Stones.

Vivek Tiwary  também é produtor da Broadway e já ganhou prêmios, como o Tony Awards. Além disso, trabalhou com a banda Green Day para o musical “American Idiot”.  A intenção dos autores, para agradar os fãs do grupo e admiradores da música, foi mostrar o lado humano de Epstein, retratando os obstáculos que superou para conseguir que a banda inglesa tivesse fama mundial.

“O Quinto Beatle” foi indicada para duas categorias do prêmio Eisner Award, uma espécie de Oscar dos quadrinhos, e está sendo adaptada para o cinema por Peyton Reed (diretor da comédia “Separados pelo Casamento” e “Sim, Senhor”).

Apesar do livro referenciá-lo como “O Quinto Beatle”, muitos especialistas na banda apontam outras pessoas para este cargo, como George Martin, o produtor dos discos do grupo, Peter Best (baterista antecessor de Ringo) e Stuart Sutcliffe, o primeiro baixista.

O Quinto Beatle – A História de Brian Epstein

Editora Aleph
Autor: Vivek J. Tiwary
Desenho: Andrew C. Robinson com Kyler Baker
Tradução: Delfin
168 páginas
Preço: R$ 59,90

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.