Em Natal tem empoderamento negro sim! E uma prova disso é a realização do I Encontro de Moda Afropotiguar no próximo sábado (18/6), a partir das 17h30, no Surto Cultural, em Ponta Negra.
O evento é organizado pela Negro Charme, uma marca de acessórios femininos cuja criação se baseia em pesquisas e estudos sobre a cultura negra. Esperem, portanto, colares, pulseiras, anéis, brincos, turbantes e bolsas bem artesanais e coloridos. Além da Negro Charme, outras marcas de moda africana de Natal vão expor seus produtos e debater a moda afropotiguar, como Mãe Preta Moda e Cultura Afro, Afrokan e Kakilambe. Para diversificar ainda mais o encontro, também haverá fotografia, música, dança e gastronomia africana.

De acordo com a idealizadora do projeto, Sté Campos, em entrevista para o site Brechando, o I Encontro de Moda Afropotiguar é um resultado das séries de parcerias que buscou ao longo dos anos:
“Atualmente há uma onda de empoderamento negro em Natal, com empreendedorismo, feminismo negro, coletivos afro, como Pixaim, Pimenta de Preta, e algumas marcas de moda afro como Kakilambe, Mãe Preta e Afrokan. D’Carvalho e Di Moreira representam esse empoderamento no design e nas artes visuais. Até salões especializados em cabelos afro começam a surgir; enfim, um turbilhão de coisas rolando. Pensei em juntar todo mundo, criar um canal de escoamento de produção porque nosso evento comporta uma feira de moda também, e sobretudo de divulgação dessas marcas”, disse Sté.
Confira a programação completa do evento a seguir:
Serviço:
I Encontro de Moda Afropotiguar
Sábado (18/6), a partir das 17h30
Surto Cultural: Av. Praia de Pirangi, 2262 – Ponta Negra
Sagitariano carioca que mora em Natal. Jornalista formado pela UFRJ e UFRN. Apaixonado por cinema, praia e viagens.