I Festival Catamaran de música acontece neste sábado

A Catamaran Discos vai começar seus trabalhos e nada melhor do que comemorar isso com um festival no dia 18 de outubro às 18h no Galpão 29, com entrada a R$15. O selo é administrado por Gustavo Rocha e Patrick Schafstein, e com a ajuda de Luisa Isalu, foram reunidas dez bandas para tocar, umas já conhecidas aqui por Natal, outras nem tanto, e o esperado é que todas deixem sua marca. Abaixo, preparamos um breve resumo das bandas selecionadas para o evento para você saber o que esperar:

I Festival Catamaran

Necro – Diretamente de Maceió/AL, suas influências estão no hard rock e o psicodelismo dos anos 70, sempre trazendo um tom soturno às suas canções, marca registrada da banda. Dentro desta linha de raciocínio, no entanto, existe muito espaço pra experimentar: letras em inglês e português, vocais femininos e masculinos, solos de bateria, quebras inesperadas e solos de guitarra que flertam com o blues. Quem gosta de Black Sabbath provavelmente irá gostar de Necro, e é uma das bandas que mais espero ver.

Rieg: Trip Hop de João Pessoa/PB, Rieg puxa essa vertente do hip hop e mistura com suas experiências eletrônicas e elementos de folk, criando um som calmo e até mesmo simples, mas interessante, com letras escritas em inglês e alemão.  Perfeito pra quem gosta do estilo.

Quarto Astral – De Candeias/PE, mais uma banda que abraçou o psicodelismo como lei, Quarto Astral leva essa ideologia a sério (ou não): A única linha de raciocínio que eles provavelmente seguem é o começo e o fim da música, explorando vários instrumentos acústicos e elétricos  enquanto a música dura, solos de guitarras poderosos que remetem a Jimi Hedrix e aparecem quando assim desejam, uma desordem que acaba dando certo, e é rock. Uma das músicas que mais me chamou atenção foi “Espelho lunático”, por causa do silêncio absoluto nos últimos três minutos. Vamos ver se funciona ao vivo.

Zurdo – É daqui de Natal/RN e é a escolhida do Catamaran Discos para o primeiro lançamento oficial do selo.  Por mais que beba um pouco da fonte do math rock, a banda é instrumental e se desprende de ritmos específicos, enriquecendo sua música com muito experimentalismo. O primeiro material lançado foi um curta metragem com várias músicas sendo tocadas ao vivo.

Red Boots – Aquela mistura de grunge com stoner que vem de Mossoró/RN e que muita gente aprova, sendo uma das bandas mais marcantes do estado. A dupla passou uns meses gravando seu novo álbum (veja aqui) e agora se preparam para a turnê de lançamento, com shows que vão do RN a SP. Sem dúvida será um dos shows mais enérgicos do festival.

Mahmed – Outra que está prestes a lançar um álbum completo previsto ainda pra 2014, Mahmed é uma banda instrumental e traz um som cheio de vida, belo, puro e rico, lembrando um pouco a ideia por trás dos mantras.  Eles são de Natal/RN.

Orchestre Noire – Mais uma aumentando o currículo do RN, a banda é de Natal e misturam as influências que encontraram no trip hop e no darkjazz, criando um som etéreo, marcante e soturno, digno de estar na trilha sonora de Salem, seriado americano da WGN.

Ruído de Máquina – A banda começou os trabalhos em agosto desse ano e aparentemente tem sido bem recebida pelo público, mostrando seu experimentalismo e post rock, além de estrear seu primeiro single no festival. Um pouco do que eles fazem:

Mad Grinder – Mossoró/RN e assim como a conterrânea Red Boots, está Brasil afora espalhando o som do deserto. São uma banda de grunge, mas de vez em quando flertam com o garage rock e stoner, além de já possuírem dois discos na bagagem, “Smoke” e “Hitting around”, ambos lançados em 2013. Esse ano eles trazem o novo EP “Cold Tombstone” para engrossar o line up da banda.

The Velociraptors – Outra banda mossoroense, The Velociraptors acaba de lançar seu mais novo EP, “Primitive Sessions”, e promete estourar o Galpão 29 com seu rock setentista misturado com power pop e punk, afirmando a inspiração em Ramones, Iggy Pop & The Stoogies e New York Dolls.

 

O festival ainda contará com exposição de artistas, venda de material independente das bandas e outras atrações. Confirme presença no evento!