Irreversível: O tempo destroi tudo

A película de Gaspar Noé, lançada em fevereiro de 2002, conta a história de uma vingança, o que pode soar clichê, mas não espere isso do filme francês independente que ganhou o Cavalo de Bronze no Festival de Estocolmo e críticas de “filme com uma das cenas mais pesadas do cinema independente”. Irreversível se destaca por os eventos de sua história acontecerem todos de trás pra frente, incluindo até os créditos nessa metodologia, sendo exibidos no começo do filme.

Monica Bellucci interpreta a sensual Alex

Recheado de cenas confusas, chocantes e agressivas que contrastam com os momentos românticos e sensuais do casal Alex (Monica Bellucci) e Marcus (Vincent Cassell), o filme conta ainda com outra particularidade do diretor: A forte presença de câmeras nervosas e que giram ao ponto de causar náuseas, tornando o filme mais cru, lembrando o lado falho e ruim do ser humano. Isso faz com que o telespectador sinta o desespero de Marcus ao ver a namorada com o rosto desfigurado em uma ambulância e, compelido pelo efeito da cocaína e desejo de vingança, siga em uma busca desenfreada pelo agressor.

O fim do filme nos mostra a frase “o tempo destrói tudo”, fazendo uma brincadeira sádica com o roteiro do filme e deixando quem o assiste repleto de “e se…”s, pensamentos acerca de eventos que deixaram de acontecer por fração de minuto e ações impensadas, resultando na drástica situação retratada pelo filme. É impossível assistir Irreversível sem refletir acerca da onipresença do destino em nossas vidas, no tempo e nas consequências das escolhas que tomamos diariamente. É um filme que deixa uma forte impressão em quem o assiste.

Alex, momentos antes de cena tida como a mais pesada do cinema independente.

Compartilhe

Clara Monteiro
Estudante de Enfermagem que se mete em letras, músicas e desenhos. Segue a filosofia de que a vida é muito curta para gastá-la com preocupações. Dificilmente algo conseguirá surpreendê-la. Lê tudo, assiste tudo, vê o lado bom de tudo. É editora deste site.
Clara Monteiro

Clara Monteiro

Estudante de Enfermagem que se mete em letras, músicas e desenhos. Segue a filosofia de que a vida é muito curta para gastá-la com preocupações. Dificilmente algo conseguirá surpreendê-la. Lê tudo, assiste tudo, vê o lado bom de tudo. É editora deste site.

Postagens Relacionadas

f4819caa3eebf26f8534e1f4d7e196bc-scaled
"Imperdoável" tem atuações marcantes e impacta com plot twist
Se um dia Sandra Bullock já ganhou o Framboesa de Ouro, após “Imperdoável” (Netflix, 2021),...
1_4XtOpvPpxcMjIoKGkUsOIA
Cobra Kai: nostalgia ao cinema dos anos 80
A saga Karatê Kid se tornou um marco memorável aos cinemas durante os anos 80. A série de filmes conta...

Deixe uma resposta

0 0 votes
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x