Loja Dunas: um novo ponto de encontro para amantes dos jogos de tabuleiro

Loja abriu neste sábado (Foto: Lara Paiva)
Loja abriu neste sábado (Fotos: Lara Paiva)

Como foi prometido na sexta-feira (6), trazemos hoje uma matéria mais completa sobre a loja Dunas, localizado no shopping CCAB Sul, que é especializada em vender jogos de tabuleiro, também conhecidos como bordgames. O estabelecimento abriu neste sábado (7) e é mais uma opção para aqueles que são fãs da cultura nerd/geek/gamer. Uma das coisas mais impressionantes na inauguração é que o pessoal marcou presença, mesmo com as chuvas em Natal.

Minha vida como jogadora foi “iniciada” por culpa do meu namorado. Ele adora me fazer conhecer algumas coisas consideradas peculiares. No início tinha dificuldade, porque alguns games necessitavam de elementos bastante específicas,  desde um inglês perfeito, raciocínio lógico e até mesmo manjar das estratégias.

Porém, alguns boardgames me conquistaram e já fiz algumas matérias sobre o assunto, dentre elas, a minha experiência no evento Trampolim de Aventura. Por sinal, eu descobri o Dunas nesta mesma ocasião, pois os rapazes responsáveis, junto com a Empório Fantástico, estavam vendendo algumas coisas dos seus respectivos estoques. Sobre a Empório, vou deixar um pedido desculpas:

Na primeira parte da matéria, alguns fãs da loja Empório Fantástico ficaram chateados porque mencionei que a Dunas era a “pioneira” em vender jogos de tabuleiro.  Peço desculpas, porque realmente realizamos um equívoco. Sobre a Empório, a mesma também fica no shopping CCAB, é uma loja que vende jogos de tabuleiro, RPG, cardgames e também alguns quadrinhos, como falamos nesta matéria publicada em setembro de 2014. Vale lembrar que antes da Empório e Dunas, muitas lojas de artigo nerd/geek/similares já apareceram em Natal, como a extinta Reinos, que ficava no shopping Lagoa Center e organizava um dos primeiros eventos de cultura pop da cidade, o “Anime Expo Show”. Além disso, existe a BT Livraria, no Barro Vermelho. Novamente, peço desculpas aos proprietários e fãs da Empório

Atenciosamente,

Lara Paiva

A equipe d’O CHAPLIN entrevistou os proprietários da loja um dia antes do evento. Como a entrevista ficou enorme, nós resolvemos falar da loja em dois momentos: antes e depois da inauguração.

A inauguração foi bastante divertida, o atendimento estava bom, experimentei um jogo e consegui ganhar Monster Fluxx no sorteio (a última vez que ganhei em sorteio foi na rifa da escola promovida na sala que minha irmã estudava na quarta série), que é muito bom por sinal. Assim como a Empório, este é um espaço para encontrar amigos e se divertir, além de ser um local para conhecer o que está rolando nos jogos de tabuleiro.

No dia que eles abriram, eles estavam fornecendo descontos para quem for comprar a vista e estavam sorteando torres de dados, quadrinhos de um dos donos da loja, descontos e também jogos. A hora do sorteio foi o momento mais aguardado pelos frequentadores.  As fotos de como foi esse momento podem ser conferidas a seguir:

Inicialmente, a Dunas era uma loja virtual que vendia os seus jogos apenas pelo Facebook e também no Mercado Livre.  Foi criada em julho do ano passado por três amigos que eram muito fãs deste tipo de diversão e participantes de um grupo chamado Oompa Loompa, que reunia diversos fãs de tabuleiro para realizar as suas jogatinas. Entretanto, apenas dois ficaram e resolveram colocar a ideia da loja adiante, o Daniel Portugal e Hélio Alcântara.

“A internet foi o meio mais fácil inicialmente, demoramos uns oito meses para preparar a criação de uma loja física”, explicou o Daniel, e acrescentou que a escolha do nome tem uma relação com a capital potiguar, uma vez que Natal está coberta de Dunas.

“Queríamos algo que relacionasse jogos de tabuleiro com algo típico da cidade, mas que fosse simples e fácil de decorar. A gente gostou da referência, visto que as dunas conseguem se transformar e se modificar ao mesmo tempo”, comentou Daniel.

Entrada da loja (Foto: Lara Paiva)
Entrada da loja

A festa de inauguração estava lotada, mesmo com as fortes chuvas que ocorreram naquele sábado. Os meninos também tinham fornecido quadrinhos para ler (não para comprar, viu?), doados pelo acervo do Hélio Alcântara. Alguns desses quadrinhos também fizeram parte dos brindes sorteados.

Além disso, eles também abriram a própria lanchonete, com batata-frita, calabresa, bolo, sorvetes, açaí, refrigerante, dentre outras comidas. Esse feito também se repetiu no domingo, quando foi o primeiro dia oficial da loja.

Jogos podem ser experimentados (Foto: Lara Paiva)
Jogos podem ser experimentados

“Quando comecei a jogar boardgame foi com War, mas não achava interessante e fiquei muito tempo sem jogar. Um dia estava naqueles eventos [especializado em cultura pop] e algumas pessoas jogavam “City of Horror”. Achei bastante divertido. Depois me perguntei aonde poderia achar esses jogos para vender.  Então, procurei em vários lugares e não encontrei. Também via [esta mesma] dificuldade em outras pessoas”, disse Alcântara.

Então, os amigos Daniel e Hélio resolveram unir forças e criar uma loja que pudesse oferecer jogos de tabuleiro mais modernos (não somente Banco Imobiliário, War, Xadrez, Detetive, Jogo da Vida…) e divulgar outras produções que não são tão conhecidas pelo grande público.

Para quem não sabe, mesmo com a ampla divulgação dos jogos eletrônicos, as vendas dos boardgames aumentaram entre 25 e 40% nos últimos quatro anos, de acordo com o jornal inglês The Guardian. Um dos mais conhecidos da atualidade  (mesmo surgido em 1995) é “Colonizadores de Catan”, traduzido para mais de 30 línguas e com 18 milhões de cópias em todo o mundo.

Inauguração contou com muita gente (Foto: Lara Paiva)
Inauguração contou com muita gente, mesmo com as fortes chuvas

“O Dunas foi criado a gente tem um pensamento de não vender por vender, mas queremos fornecer um jogo que sirva para o seu perfil. Queremos vender algo que nós realmente precisamos. Isso é algo muito melhor”, comentou Hélio.

Como funciona a loja? Ao entrar no espaço, existe uma prateleira cheia de jogos e com várias opções, gostos e estilos. Metade está plastificada e outra não está plastificada. A diferença desses dois?

Aqueles que estão com plástico são disponíveis apenas para venda e aqueles que não possuem são disponíveis para experimentação, ou seja, o cliente pode pegar uma caixa e jogar com os seus amigos. Esse podem podem ser alugados, como uma biblioteca de jogos.

“São muitos jogos fantásticos, hoje a gente conta com o acervo de 110 a 120 títulos de jogos diferentes para venda. Além disso, tem 230 a 250 jogos para aluguel e experimentação. Nós estamos dispostos a ensinar a galera a brincar com os jogos”, explicou Hélio Alcântara.

Leia também

Ao serem questionados que tipos de jogos serão oferecidos, eles responderam que o estoque é composto tanto por jogos internacionais quanto nacionais, vindos do selo Galápago e Conclave. Algumas opções do catálogo são Munchkin, Takenoko, Boss Monster, Império em Oito Minutos, King of Tokyo,  Terra Mystica e outros. Além disso, eles cogitam também criar uma própria linha de boardgames, porém ainda é cedo para falar quando isto vai ocorrer.

“A gente pensa em criar nossa própria linha de produção,  nós temos muitas ideias e estamos contando com a ajuda de uns amigos. Até o fim do ano a gente vai montar nosso primeiro protótipo para ver se as pessoas gostam”, garantiu Alcântara.

Esta é a terceira loja relacionada à cultura nerd que abre no shopping CCAB Sul. Eles comentaram que cogitam realizar parcerias com os estabelecimentos para a realização de eventos futuros. “A nossa ideia também é promover os eventos, procuramos diversas parcerias com as lojas existentes”, garantiu Daniel.

A Dunas fica na parte interna do CCAB Sul, em frente ao Multiverse Geek e ao lado do Montana Café, funciona das terças aos domingos, das 14 às 22h. O estabelecimento aceita cartão de crédito.

SERVIÇO
Loja Dunas
Onde: Shopping CCAB Sul (Avenida Engenheiro Roberto Freire, Bloco 5, Loja 2)
Horário de funcionamento: Ter-Dom (14h às 22h)