Mês passado estive na cidade paraibana de Campina Grande e visitei o lugar que me inspirou à nova sessão do blog. Chama-se “Lugares” e será dedicada a falarmos sobre espaços dedicados ao cinema visitados por algum dos colaboradores d’O Chaplin.
Quando minha irmã falou que tinha ido comer em um lugar que era “a minha cara”, não imaginei que ela estaria tão certa. Logo que cheguei a pizzaria Vila de Belmonte fui encantada pela temática aliada à criatividade da decoração do local. A arquitetura é de uma casa antiga, de um andar e com cômodos grandes, o que torna o espaço aconchegante e lhe dá um aspecto clássico. Nas paredes, fotos de atores, atrizes e diretores hollywoodianos, além de cartazes de filmes e imagens dos antigos cinemas de rua da cidade.
Revistas sobre cinema e um aparelho de som antigo, de onde |
saem trilhas sonoras de filmes hollywoodianos
Completamente apaixonada por essa sala |
As mesas também são um destaque. Cada uma delas tem a numeração dentro de uma película e é dedicada a um filme específico ou a um diretor – e nessas encontramos biografia e filmografia completa do escolhido. Fiquei bastante indecisa entre Charlie Chaplin e Woody Allen, mas acabei definindo por sentar-me junto ao último.
Próximo às escadas, também encontramos homenagens aos estúdios clássicos como MGM e 21th Century Fox, e ao escalá-la, há uma fotografia de Elvis Presley cobrindo toda a parede.
Para os leitores que não conhecem: eu e minha irmã, Tallita |
Contudo, o mais genial, na minha opinião, é o cardápio. Todas as pizzas e a maioria dos outros pedidos levam nomes de filmes – que se relacionam, de certa forma, com o recheio escolhido. Por exemplo: “E o vento levou…” é uma pizza que leva apenas muçarela (sim, muçarela, e não mussarela. Aprendi com o cardápio do lugar que a grafia certa é essa mesmo).
Eu já estava encantada o suficiente pelo lugar – onde os atendentes também são simpáticos e prestativos – para me incomodar com a comida. Qualquer pizza meia boca teria me satisfeito àquela noite. Fui então de “O Cangaceiro”, uma pizza com recheio regional, e “O Galinho Chicken Little”, uma pedida com frango. Ambas estavam deliciosas, o que só aumentou meu nível de amores por Vila de Belmonte.
Vale ainda comentar que penso que essa seja a única pizzaria de Campina Grande onde é possível comer enquanto se escuta uma performance de Liza Minelli no musical Cabaret, além de várias outras trilhas que tocam ao som ambiente no local. O meu lamento é apenas não morar em Campina Grande para visitá-la mais vezes.
Fotos: Andressa Vieira e Leila de Melo
Vila de Belmonte fica na Rua Siqueira Campos, bairro Prata, em Campina Grande (PB).
Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora deste site.
Realmente conheci a Pizzaria no fim do ano passado, e achei genial a idéia, decoração, cardápio. Mas o mais importante, a pizza é deliciosa! Parabéns