Em tempos de Oscar, é sempre bom rememorar que quem merece mesmo várias estatuetas douradas é a produção do cinema potiguar, que vem crescendo gradativamente em quantidade e nível. Duvida? Então que tal trocar os filmes americanos por uma maratona de filmes da terra de Poti nesta quarta-feira, 24?

A primeira sessão de 2016 do projeto Trinca Audiovisual acontece nesta quarta-feira, dia 24 de fevereiro, a partir das 19h30, no Ateliê Bar e Petiscaria (Rua Chile, 39, Ribeira) e exibirá seis curta metragens legitimamente potiguares! Um deles, Vivi, de Catarina Doolan e Julio Castro, com atuações de Quitéria Kelly e Arlindo Bezerra, será exibido pela primeira vez na noite de hoje! E a entrada custa apenas R$ 5, com parte da bilheteria sendo revertida para os realizadores dos filmes que participam da mostra.
A Mostra Trinca Audiovisual
Realizada desde 2014, a mostra itinerante Trinca Audiovisual é uma ótima oportunidade para quem quer conhecer a nova safra de filmes potiguares. Todas as exibições acontecem em ambientes descontraídos de bares e espaços culturais.
A programação dessa primeira edição do ano tem muitas novidades, como o ótimo filme “Sêo Inácio ou O Cinema do Imaginário”, do diretor Hélio Ronyvon, que em 2015 concorreu ao prêmio de Melhor Curta no Festival de Gramado, um dos mais respeitados do país.

Tem também o lançamento do curta de ficção “Vivi”, de Catarina Doolan e Julio Castro, além da exibição do documentário “Família Tropa Trupe – O circo enquanto vida”, de Babi Baracho e Diana Coelho.
Além da nossa Mostra Trinca, o evento traz a Mostra Drops, com produções de realizadores potiguares com duração de 1 a 4 minutos.
Confira a programação completa e saiba mais sobre os filmes que serão exibidos:
Mostra Trinca
Ficção. 2016, 14′
Direção de Catarina Doolan e Julio Castro
Sinopse
Em meio a tentativas frustradas de tirar a própria vida, Vivi encontra um motivo para continuar vivendo.
Sêo Inácio ou O cinema do imaginário
Doumentário, 2014, 16′
Direção de Helio Ronyvon
Sinopse
Sêo Inácio (ou o cinema do imaginário)” conta um pouco da vida do cinéfilo Inácio Magalhães de Sena, que já assistiu a mais de 20 mil filmes e alia sua sabedoria a uma vivacidade intensa.
Família Tropa Trupe – O circo enquanto vida
Documentário, 2016, 13′
Direção de Babi Baracho e Diana Coelho
Sinopse
“Família Tropa Trupe – O circo enquanto vida” nos apresenta o mundo circense através da trajetória do grupo Tropa Trupe, ao mesmo tempo em que propõe uma reflexão sobre o descontínuo processo de produção do filme.
Mostra Drops

Half a Loaf! | (Fic, 2015, 2’18”)
dir. Fernando Telless
O próximo Passo | (Fic, 2015, 1′)
dir. Julien Rose
Pedro | (Doc, 2015, 2’33”)
dir. Pedro Borges
SERVIÇO
Trinca Audiovisual – Edição Fevereiro de 2016
Onde: Ateliê Bar e Petiscaria (Rua Chile, 39, Ribeira)
Horário: 19h30
Quando: 24 de fevereiro
Entrada: R$ 5,00 (somente em dinheiro)

Jornalista, cinéfila incurável e escritora em formação. Típica escorpiana. Cearense natural e potiguar adotada. Apaixonada por cinema, literatura, música, arte e pessoas. Especialista em Cinema e mestranda em Estudos da Mídia (PPgEM/UFRN). É diretora deste site.