O Brasil revive a censura com Magnífica 70

Lembremos de como era a Ditadura em meados da década de 70. Os cinemas estavam recheado de várias produções incríveis (outras, nem tanto). Entretanto, era difícil assistir a certos tipos de conteúdo por conta da censura instalada entre as artes, na música, cinema, teatro, e outras.

Magnífica 70, nova série brasileira da HB0, trata justamente disso: a censura no cinema durante a Ditadura Militar brasileira. A história conta os dois lados de uma moeda, primeiro o censor Vicente, que é duro na queda quando a questão é censurar cenas impróprias para a época, e que tem um passado não “muito censurado”; já o segundo lado é o de Manolo, um caminhoneiro que logo após alguns acontecimentos torna-se produtor de cinema numa empresa que produz filmes de baixa renda, principal característica da época. Ao lado dele está Dora Dumar uma atriz que tenta viver como pode e deseja chegar ao estrelato.

A trama é bem amarrada já em seu primeiro episódio, deixando as pontas soltas com sutileza mas que despertam a curiosidade para ver os próximos episódios. Referências ao cinema “trash” nacional também são citadas, um ícone amado por todos também aparece nesse primeiro episódio, mas a que é mais falada sem dúvidas é a Boca do Lixo, onde eram produzidos os filmes independentes da época que hoje foi tomada pelas drogas dando nome à famosa Cracolândia.

A sexualidade é bem explícita na série, o que não atrapalha quando o tema é justamente a censura, e enriquece o enredo de um jeito espetacular fazendo crítica à crítica.

maxresdefault

Nomes grande da atuação nacional estão no elenco, como Stepan Nercessian, Adriano Garib e Marcos Winter. Claudio Torres e Carolina Jabor assinam a belíssima direção e compõem uma equipe de peso para transformar essa série que promete ser um sucesso.

Magnífica 70 vale a pena ser acompanhada por todos, principalmente por ser uma produção totalmente nacional feita pelo canal HBO, o que desmitifica o cenário de cinema e séries da televisão nacional apresentando apenas comédias sem o menor sentido e, sem dúvidas, essa série promete – e muito – a cada episódio com o desenvolvimento de cada protagonista e pensamentos de seus coadjuvantes, que também não ficam por baixo. Fica a recomendação de conteúdo nacional nas telinhas: assistam e acompanhem tudo sobre Magnífica 70.

Compartilhe

Vinícius Cerqueira
Jornalista em formação, fluente em baianês e musicalmente conduzido no dia a dia
Vinícius Cerqueira

Vinícius Cerqueira

Jornalista em formação, fluente em baianês e musicalmente conduzido no dia a dia

Postagens Relacionadas

Rugido_2
Lista: 3 séries feministas para assistir na Apple TV+
Não é de hoje que sou entusiasta emocionada do streaming da Apple, o Apple TV+. Dentre os motivos, estão...
foto da revista capituras
Capituras: revista cultural potiguar com foco em produção de mulheres é lançada
O Rio Grande do Norte acaba de ganhar a primeira revista cultural com foco na produção artística realizada...

Deixe uma resposta

0 0 votes
Classificação do artigo
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x