Daniel Cramer é conhecido pelo traço marcante, a sábia escolha de cores e um conteúdo inteligente, porém ao mesmo tempo é poético e filosófico. Suas tirinhas encantam com palavras e desenhos, além de serem capazes de proporcionar grandes reflexões.
Nascido no Rio de Janeiro, porém “carioca não praticante”, Daniel se formou em gastronomia, e depois de um tempo, percebeu que queria preparar um prato não convencional: um sushi feito de Kriptonita.
Desde julho de 2010, o site Sushi de Kriptonita está no ar. O nome, segundo o autor, veio de uma combinação com os seus lados guloso e nerd. Com publicações bem humoradas, coloridas e vivas.
O jovem artista de apenas trinta primaveras inspira e diverte muitas pessoas através de suas belas e simpáticas ilustrações.
“Um amigo tinha um blog muito bom, com pequenos textos do dia a dia dele, eu achei muito legal, mas como não sei escrever tão bem quanto ele, optei pelas tirinhas”, conta Cramer.
É possível, todavia, notar que até as mais simples tirinhas contém doses de poesia.
Nas tiras mais elaborada é evidente o trabalho visual com um teor filosófico, lembrando um pouco as obras do francês Moebius. Daniel também fala sobre suas inspirações: “No começo, eram coisas mais pessoais, dramas e desilusões de um jovem adulto, hoje eu só faço mesmo o que dá na telha, o que necessariamente não é uma coisa boa também”.
Influenciado por artistas como Quino, Liniers, Bill Watterson, Ryot, Julia Sardá, Zac Gorman, Anthony Holden, Paulo Crumbim, Cristina Eiko e Emily Partridge, Daniel vem atraindo cada vez mais admiradores, e atendendo pedidos de muito deles.
Está lançando o seu primeiro livro, “Remendos”, que reúne as melhores tiras publicadas no Sushi com Kriptonita, apesar de possuir histórias inéditas.
“Pude explorar um mundo mais lúdico e criar uma conversa indireta com o leitor. O nome Remendos vem da habilidade da gente cair e se arrebentar e continuar, mesmo que não esteja totalmente inteiro, e nem tão certo dos próximos passos”, explicou.
Você pode conferir as ilustrações de Daniel Cramer em seu Instagram ou então na página do Sushi com Kriptonita no Facebook. Para adquirir o livro “Remendos”, clique aqui.
Myqueas Bruce Wyllys (e isso dispensa apelidos) gosta de cinema, música e literatura. Um bardo com o coração divido entre Hitchcock, Kubrick e Chaplin, que tem um otimismo um tanto pessimista, causado por leitura excessiva de Charles Dickens e possui interesse por tudo e por todos. Nas horas vagas, gosta de ver filmes, convencer amigos a verem filmes e debater filmes.