As categoria de som do Oscar talvez sejam as menos glamourosas. São consideradas muito técnicas e muita gente não sabe a diferença. Eu também não sabia, e essas categorias sempre foram uma incógnita pra mim. Mas pesquisei e tentarei esclarecer essa dúvida também para vocês.
A mixagem de som é a combinação de todos os sons que você escuta no filme. Como os mixadores misturam os diálogos com sons ambientes, trilha sonora, barulho de objetos, etc. Tanto que por muito tempo a categoria foi chamada apenas de Melhor Som, e é concedida desde o início da premiação. Na cena clássica de batalha em O Resgate do Soldado Ryan temos um grande trabalho de mixagem de som, o barulho das balas, da água, dos barcos chegando, explosões, e toda a cena é feita sem trilha sonora, e todo o trabalho de som é feito para você entrar no filme.
Já edição de som é um prêmio mais recente, dado pela primeira vez na década de 60, e mesmo assim não foi oferecido todos os anos. Em algumas vezes era dado um prêmio especial (Special Achievement Award) como no caso de Star Wars que o ganhou por “pela criação da vozes dos aliens, criaturas e robôs”.
A categoria já foi chamada de Melhores Efeitos Sonoros, e por esse nome já é mais fácil entender o trabalho destes profissionais. Eles criam todos os sons que você escuta no filme (menos diálogos e trilha sonora). O incrível som das balas atingindo a água no já citado O Resgate do Soldado Ryan (que venceu em ambas categorias) foi trabalho desses profissionais. O rugido do Tiranossauro Rex é um clássico trabalho de edição de som, foram misturados sons de diversos animais (Jurassic Park também venceu em ambas categorias).
Em muitos casos, o mesmo filme vence em ambas as categorias, talvez por motivo de as pessoas não saberem a diferença. Este ano, os indicados foram praticamente os mesmos: Capitão Phillips, Gravidade, O Grande Herói e O Hobbit: A Desolação de Smaug foram indicados em ambas categorias. All is Lost conseguiu um indicação em Melhor Edição de Som e Inside Llewyn Davis em Mixagem. O favorito este ano é Gravidade, que deve levar ambas, mas Capitão Phillips também não está apenas figurando na disputa.
Acredita piamente que o Pink Floyd é a maior banda de todos os tempos e que ninguém canta melhor que o Robert Plant. Tem o Scorsese como ídolo máximo e sabe que ele transformará o DiCaprio no novo DeNiro. Com Goodfellas aprendeu as duas coisas mais importantes da vida: Nunca dedure seus amigos e mantenha a boca sempre fechada.
[…] entender a diferença entre edição e mixagem de som, graças a uma postagem do colaborador Jonathan de Assis, acho que “Gravidade”, por sua vez, levará mixagem de som, afinal, o trabalho de unir […]
Finalmente consegui entender, muito boa a explicação!!!!!
[…] (Image Source: ochaplin) […]
[…] (Image Source: ochaplin) […]