Play List: “Classical Crossover Music” em 4 sugestões de arrepiar

Sempre tive uma queda por música clássica, tanto que me envolvi nesse segmento por alguns anos como instrumentista e fiquei ainda mais encantada. Há um tempo tenho acompanhado jovens violinistas e demais instrumentistas que compõem o cenário atual da classical music e fico extasiada com tanto talento e versatilidade, seja em solo, dueto ou quarteto.

O Classical Crossover Music começou a ganhar adeptos em meados dos anos 2000 e vem alcançando um público cada vez mais cativo. O termo é usando para descrever artistas que têm forte influência na música clássica, mas utilizam elementos de outros estilos musicais, como o pop e o rock, inserindo o clássico em outras vertentes, tornando-o mais abrangente, popular. Nessa combinação As Quatro Estações de Antonio Vivaldi, a 5ª Sinfonia de Beethoven e tantas outras relíquias da música erudita ganham o som da guitarra, da bateria e demais recursos que tornam a mistura fantástica, assim como sucessos do pop e do rock ganham versões incríveis ao som de violinos, violoncelos e pianos! Na play list a seguir, apresentarei para vocês um pouco de Classical Crossover Music em quatro sugestões de tirar o fôlego. Let’s go!

David Garrett

David é um violinista teuto-americano talentosíssimo (e como se não bastasse, lindo), um dos mais populares da sua geração e conhecido pelas adaptações que faz de famosas músicas do segmento pop e do rock para o violino. Despojado e tecnicamente brilhante, com um violino em punho é espetáculo na certa. Em seu repertório pode-se encontrar Michael Jackson, Metálica, Guns N’ Roses, Nirvana, entre outros.

2Cellos

Luka Šulić e Stjepan Hauser formam uma dupla de violoncelistas lindos e de muito talento. Surgiram como parceiros em 2011 e se tornaram mundialmente famosos após exibição de um vídeo no qual exibem suas performances ao tocarem Smooth Criminal de Michael Jackson. A mesma música foi tocada pelos dois prodígios em um episódio da série norte-americana “Glee” em 2012, dedicada ao Rei do Pop, fato que contribuiu ainda mais para a fama dos rapazes. Ainda em 2011 assinaram contrato com a Sony Masterworks e tiveram seu primeiro CD lançado com repertório que inclui covers de U2, Coldplay, Kings of Leon entre outros.

Lindsey Stirling

Versatilidade é palavra de ordem quando se trata da norte-americana Lindsey Stirling. Violinista, dançarina, cantora e compositora, ficou conhecida em sua participação na quinta temporada do realityAmerica’s Got Talent”. Embora não tenha ficado entre os finalistas, ganhou a simpatia do público com seu canal no YouTube. E aproveitando o ensejo, vos informo que a lindinha fará shows no Brasil. As apresentações ocorrerão em abril, no dia 11, no Citibank Hall (Rio de Janeiro), no dia 13, no Citibank Hall (São Paulo), e no dia 14, no Teatro Sesi (Porto Alegre).

 The Piano Guys

Quando descobri o The Piano Guys foi amor a primeira vista. Primeiro pelo repertório e segundo pelo arranjo musical que os americanos Jon Schmidt e Steven Sharp Nelson criam. É lindo e emocionante vê-los e ouvi-los tocar. Sem falar no domínio da técnica de ambos, uma verdadeira demonstração de experiência e intimidade com os instrumentos. Também lançados para o mundo pelo YouTube, o primeiro álbum da dupla foi lançado em 2011.