A Suécia não é lá muito conhecida dentre os países da Europa, até um dia desses eu só tinha notícias de Ingmar Bergman, do Abba e de Stieg Larsson, autor da Trilogia Millennium. Mas nessas de pesquisar novos artistas, conheci várias bandas, cantoras e músicos das terras geladas do norte europeu e dei um F5 musical no meu mp3 player. Referência da música pop, desde os anos setenta, a terra dos vikings tem animado o cenário musical atual com seus novos nomes, e a Play List temática sobre o novo pop sueco ta aqui pra apresentá-lo a você que não está muito por dentro desse som.

Robyn – Call Your Girlfriend (2009)

Pra iniciar a lista, eis uma artista que não é da nova geração, mas que teve um “revival” nessa segunda década dos anos dois mil e firmou-se como um dos grandes nomes do pop sueco: Robyn. A cantora faz sucesso em seu país desde os tempos que Britney Spears se vestia de colegial, no final dos anos noventa. Após passar por uma transformação musical e visual, veio o álbum “Body Talk Pt 1” em 2010, primeiro da trilogia, e o hit “Dacing Own My Own” alçou-a às pistas de dança mundo afora. Para essa playlist eu escolhi “Call Your Girfriend” que tocou até dar uma dor nos últimos tempos. Atentem para o penteado Xuxa Meneguel da cantora e os passinhos divertidos que inspiraram diversas versões.

 Lykke Li – I Follow Rivers (2011)

Uma grata surpresa dessa nova safra é Lykke Li (pronuncia-se ‘lique lí”), com o seu segundo disco, “Wounded Rhymes”  (2009), virou febre. Talvez você não a conheça pelo nome, mas certamente já ouviu “I Follow Rivers”, não? Então experimente ligar o rádio, é bem provável que a música esteja passando em uma das emissoras. Após dois anos de seu lançamento, o segundo trabalho da sueca já apareceu em episódios de séries, trilhas de filmes e comerciais de perfume. O clipe da faixa é uma obra de arte, quem assina a direção é o diretor Tarik Saleh (Metropia).

 Icona Pop – I Love It (2012)

As amigas Caroline Hjelt e Aino Jawo, mais conhecidas como Icona Pop, juntas musicalmente desde 2009, viram sua carreira crescer gradativamente de 2011 até hoje. Um bom exemplo de artistas que surgem nas redes sociais, a dupla conquistou em cheio os blogs de música do mundo até chegarem aos palcos dos principais festivais de música indie e à trilha sonora da série norte americana “Girls”, que nosso colaborador Helder Siqueira tanto adora! O clipe segue a linha “F***-se” e nos faz querer sair por ai gritando o refrão.

 Kate Boy – Northern Lights (2012)

O grupo de eletro-pop de Estocolmo é formado por Kate Akhurst e pelo trio Rocket Boy (Markus Dextegen, Oskar Sikow Engström and Hampus Nordgren Hemlin). Seu álbum de estreia “The Way We Are” (2013) vem sendo muito bem recebido. A voz da vocalista em alguns momentos me lembra Kate Bush (guardadas as proporções). O quarteto é mais uma das crias da internet. O clipe da música em questão é um tanto quanto conceitual, pra não dizer geométrico.

Elliphant: Music Is Life (2013)


Agora, empurrem o sofá pra mais longe e dance com Ellinor Olovsdotter, mais conhecida como Elliphant. Saindo do mesmo selo musical do duo Icona Pop, a sueca Ellinor é uma opção para quem se interessa pela mistura de hip hop, soul e eletrônico. Seus vocais malandros e rimas bem colocadas sobre relacionamentos mal sucedidos, distúrbios e estilo de vida são ótimos pra quem quer sofrer “dançantemente”.

 

NONONO – Pumpin Blood (2013)

Pra quem curte um som do tipo Foster the People e Passiont Pit, certamente irá gostar da pegajosa “Pumpin Blood” do trio sueco NONONO. Formado por dois produtores musicais e uma cantora, o trio é uma dessas novidades que logo de cara irá grudar no juízo e fazer sair por ai assobiando o refrão da música. Pronto pr’uma viagem musical? Pois bem, o grupo faz um som desses que nos faz querer dançar, com seus sintetizadores, batidas cathy pop e assobios do começo ao fim. O lema do trio é aproveitar os momentos bons que a vida tem a nos oferecer.

Say Lou Lou – Julian (2013)

O dream pop das gêmeas Miranda e Elektra Kilbey tem inspiração na década de 80 (como tantas outras bandas), o som leve com coros e vocais melancólicos pode soar meio Uh Huh Her em alguns momentos. Saindo do selo cool francês Kitsuné, Say Lou Lou em seu EP, “Julian”, traz canções que revelam as duas faces de seus trabalhos – o amor e o ódio. Curte baladas românticas e música para dançar? Pois bem, eis a pedida!

 

The Tallest Man on Earth  – Revelation Blues (2012)

The Tallest Man on Earth (O Homem Mais Alto da Terra) é o nome artístico do cantor e compositor Kristian Matsson. Com três álbuns e dois EP’s, a música escolhida é “Revelation Blues” do seu terceiro disco, “There’s No Leaving Now” (2012). Certamente você, leitor, a conhece, ela foi a música da propaganda do Ford EcoSport do ano passado. Kristian faz um folk excelente, que me remete a Nick Drake.

Beatrice Eli – It’s Over (2013) 

Uma das revelações mais interessantes de 2013, Beatrice Eli é sueca, mas atualmente reside em Nova York. A moça faz uma música animada, com um clima urbano que une pop, soul, com riffs grudentos de guitarra. Seu EP “It’s Over” bombou entre os produtores musicais e moderninhos de plantão. Fui conferir e aprovei o som da sueca, um disco definitivo é previsto para este semestre, esperemos então o álbum ao som da excelente “It’s Over”.

Tove Lo – Habits (2013)

Tove Nilsson, mais conhecida como Tove Lo, começou há pouco mais de um ano, no entanto só agora conquistou os holofotes dos críticos de música. Suas composições sobre o amor e a futilidade das pessoas e o visual “heartbroken” em seus vídeos, sensual e ousada, agrada bastante. A cantora faz um som acessível, comercial que certamente estará bombando nos EUA em breve. A música escolhida foi “Habits”.

2 Responses

  1. Alexandre Cruz

    Muito boa a lista de artistas, como sou um apaixonado pela música pop sueco, achava que estaria incluindo nessa lista artistas como: Darin, Danny Saucedo, Mans Zelmerlow, Anton Ewald, Marlene, Medina, Oscar Zia, Ola, mas foi propicial ao meu gosto musical, e achei ótimo estarem dando espaço para a musica pop suéca atualmente.

    Responder

Deixe um comentário

Your email address will not be published.