O projeto Quintas Clássicas, que mensalmente traz artistas internacionais para se apresentarem com a OSRN (Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte), traz nessa edição de setembro, dois músicos diretamente da Bulgária. Além disso, contará também com a participação do clarinetista pernambucano Enéas Albuquerque. O evento acontece nessa quinta-feira (25), no Teatro Alberto Maranhão, a partir das 20h. A entrada é gratuita.

Um dos artistas é o violoncelista Kalin Ivanov, que vem em ascensão, e tem chamado a atenção de importantes artistas do gênero em todo o mundo. Na Bulgária já foi chamado pela crítica de “fenômeno na paleta dos músicos mais talentosos”, e também já foi dito que ele é um dos músicos mais talentosos de sua geração. Já se apresentou como solista em várias casas europeias e fez apresentações com as mais importantes orquestras filarmônicas da Bulgária. Vencedor da C.W. Post Chamber Music Festival, que promove a competição de grupos de concerto, Ivanov é fundador do quarteto de cordas The Forte e do New York Empire Trio, grupo composto por experientes artistas de música clássica. Ministra aulas de violoncelo e músicas de câmara nos Estados Unidos, e participa como juiz em algumas competições de música nos EUA e Europa.

O também búlgaro Svilen Simeonov é o maestro principal de três orquestras no seu país, a Sofia Sinfonietta Orchestra, Sofia Amadeus Orchestra e Vidin State Symphony Orchestra. Estudou clarinete e regência na Bulgária e foi graduado pela Academia Estadual de Música “Pancho Vladigerov” e Academia de Música e Dança de Plovdiv. Já foi vencedor de importantes prêmios como o Musican of the year Prize, em 1999, e já foi convidado para reger em diversos países, como Japão, Holanda e Espanha.

Convidado especial para essa edição, o solista pernambucano Enéas Albuquerque começou a estudar clarineta no curso de extensão da UFPE. Estudou com vários professores de renome, entre eles Oleg Andreiev (RUS), José Botelho (RJ), Andre Kerver (HOL). Em 2013 participou como solista do CD “100 anos da valsa royal cinema”, do compositor potiguar Tonheca Dantas e gravado pela OSRN. É graduado em música, sendo bacharel em clarineta, é pós graduado em práticas interpretativas dos séculos 20 e 21 pela UFRN, e atualmente é o 1° clarinetista(chefe de naipe) da OSRN, e também da Banda Sinfônica da cidade do Natal (nessa sendo Spalla). Também atua como professor substituto de clarineta da UFRN e membro fundador do Quinteto Amadeus de Sopros do Rio Grande do Norte.
O espetáculo será iniciado com “Abertura Egmont”, do mundialmente conhecido compositor alemão Ludwig van Beethoven. Depois seguirá com a obra de Rick Sowash “Concerto para Violoncelo e Clarinete”, que contará com o solo dos convidados especiais Kalin Ivanov e Enéas de Albuquerque, e se encerrará com “Sinfonia Nº 8”, do austríaco Franz Schubert.
SERVIÇO
Projeto Quintas Clássicas
Nesta quinta-feira, 25, às 20h
Teatro Alberto Maranhão (TAM)
Entrada franca
Graduado em Comunicação Social(UFRN), vai do rock ao samba, do Poderoso Chefão a Toy Story, como cantava Adoniran Barbosa, “Deus dá o frio, conforme o cobertor”.