"Psicose" está na lista dos filmes que serão exibidos

“Psicose” é um dos filmes da 5ª temporada do Clássicos Cinemark em Natal

Ano novo, vida nova, mas “velho” cinema ainda é bem vindo. Para a alegria geral dos cinéfilos natalenses, o projeto “Clássicos Cinemark” vai continuar na programação da rede de cinemas. A quinta temporada e a primeira de 2015 começa no dia 21 de janeiro, com “Casablanca”, protagonizado por Humphrey Bogart e Ingrid Bergman. Além disso, serão exibidos “Se Meu Apartamento Falasse”, “De Volta Para o Futuro”, “Psicose”, “O Iluminado” e “Rastros de Ódio”.

As sessões vão acontecer nos meses de janeiro, fevereiro e março, nas quartas (19h30), sábados (23h55) e domingos (12h30). Os ingressos serão vendidos ao preço diferenciado de R$ 7 (meia) e 14 (inteira). As vendas de ingressos vão acontecer bilheteria do Cinemark. Em Natal, o cinema fica no terceiro piso do Midway Mall.

Do mesmo jeito que aconteceu nas edições anteriores, a equipe d’O CHAPLIN falará das sinopses dos clássicos em ordem de exibição do festival com a finalidade do público escolher o filme favorito e assistir. Confira:

Casablanca (1942)

Image: FILE PHOTO: 70 Years Since The Casablanca World Premiere Casablanca

Casablanca se passa durante a Segunda Guerra Mundial, neste período muitos fugitivos tentavam escapar dos nazistas por uma rota que passava pela cidade de Casablanca, localizada no Marrocos Francês. O exilado americano Rick Blaine (Humphrey Bogart) encontrou refúgio na cidade, dirigindo uma das principais casas noturnas da região. Clandestinamente, tentando despistar o Capitão Renault (Claude Rains), ele ajuda refugiados, possibilitando que eles fujam para os Estados Unidos.

Desses refugiados, aparece um casal que pede sua ajuda para deixar o país, eles são Victor Lazlo (Paul Henreid), um dos líderes da residência tcheca, e Ilsa (Ingrid Bergman), que é um grande amor do passado de Blaine. A partir daí, começam os conflitos na vida de Rick Blaine.

A película, dirigida por Michael Curtiz e gravada toda em preto e branco,  ganhou vários Oscars,  incluindo o de melhor filme em 1943 e é considerado um dos clássicos do cinema norte-americano. Em 2005, Casablanca foi nomeado um dos 100 melhores filmes dos últimos 80 anos pela revista Time.

Duração: 102 minutos.

Datas em que será exibido:  24 (23h55), 25 (12h30) e 28 de janeiro (19h30).


Psicose (1960)

Psicose2

Uma obra clássica dos filmes de suspense, este é um dos mais conhecidos trabalhos do diretor Alfred Hitchcock. A cena do chuveiro, na qual a personagem da atriz Janet Leigh é assassinada a facadas e ao som de uma trilha sonora arrepiante é marcada como um dos clássicos do horror. A história do filme fala de Marion Crane, uma secretária que rouba 40 mil dólares da imobiliária onde trabalha para se casar e começar uma nova vida.

Durante a fuga, ela enfrenta uma forte tempestade, erra o caminho e chega a um velho hotel. O estabelecimento é administrado por um sujeito atencioso chamado Norman Bates, que nutre um forte respeito e temor por sua mãe. Marion decide passar a noite no local, sem saber o perigo que a cerca.

Psicose foi indicado ao Oscar nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh), fotografia, direção de arte e diretor (Alfred Hitchcock) e Janet Leigh ganhou um Globo de Ouro como melhor atriz coadjuvante por causa da obra.

Duração: 109 minutos.

Datas em que será exibido: 31 de janeiro (23h55), 01 de fevereiro (12h30) e 04 de fevereiro (19h30)


Se Meu Apartamento Falasse (1960)

Apartment_107Pyxurz

Saindo do terror para comédia, o filme dirigido por Billy Wilder (também trabalhou em “O Pecado Mora Ao Lado”) ganhou cinco Oscars, três Baftas e três Globos de Ouro. A película narra a história de um funcionário ambicioso que descobre um atalho para subir na companhia em que trabalha: ceder seu apartamento para os encontros amorosos de seus chefes.  Entretanto, ele se apaixona pela amante deles.

“Se Meu Apartamento Falasse” foi por muito tempo o último filme em preto e branco que ganhou o Oscar de melhor filme, porém este marco foi quebrado graças à premiação de “A Lista de Schindler” e não “O Artista”, como falamos inicialmente.

Duração: 125 minutos.

Datas em que será exibido:  07 (23h55), 08 (12h30) e 11 de fevereiro (19h30).


Rastros de Ódio (1956)

John-Wayne-The-Searchers-1956-stars-from-the-past-32567669-1200-660

Dirigido por John Ford, conta a história de um veterano da Guerra Civil, Ethan Edwards (John Wayne), que chega ao Texas no ano de 1868 e encontra o seu irmão. Entretanto, no dia seguinte, comanches invadem o rancho e matam o seu irmão e a esposa dele. Além disso, raptam as duas filhas do casal. Então, ele parte em uma busca pelas meninas junto com o companheiro Martin (Jeffrey Hunter). O filme é um dos clássicos do gênero Western e é inspiração para diversas outras obras.

Duração: 119 minutos.

Datas em que será exibido: 14 (23h55), 15 (12h30) e 18 de fevereiro (19h30)


O Iluminado (1980)

282371_Papel-de-Parede-Filme-O-Iluminado_1280x960

Mais um clássico de Stanley Kubrick nas temporadas do “Clássicos Cinemark”. “O Iluminado” é inspirado no livro de mesmo nome do Stephen King. A sinopse mostra a história de Jack Torrance (Jack Nicholson), um rapaz contratado para ficar como vigia no Hotel Overlook, no Colorado. Ele vai para lá com a mulher Wendy (Shelley Duvall) e seu filho Danny (Danny Lloyd). Porém, o contínuo isolamento começa a lhe causar problemas mentais sérios e ele vai se tornado cada vez mais agressivo e perigoso. Além disso, o seu filho passa a ter visões de acontecimentos ocorridos no passado, que também foram causados pelo isolamento excessivo.

Duração: 146 minutos.

Datas em que será exibido: 21 (23h55), 22 (12h30) e 25 de fevereiro (19h30).


De Volta Para o Futuro (1985)

867812_1320018062227_full

Marty McFly e sua trupe vão sair das telinhas da Sessão da Tarde e serão rexibidos no cinema, o filme é o primeiro da trilogia do diretor Robert Zemeckis e arrecadou quase 400 milhões de dólares de bilheteria. Apesar de ser um filme considerado comercial, “De Volta Para o Futuro” foi indicado ao Oscar e ao Globo de Ouro.

O filme fala de Marty McFly, interpretado pelo ator Michael J. Fox, que aciona acidentalmente uma máquina do tempo construída pelo cientista Dr. Emmett L. ‘Doc’ Brown (Christopher Lloyd) em um Delorean, retornando aos anos 50. Lá conhece sua mãe (Lea Thompson), antes ainda do casamento com seu pai, que fica apaixonada por ele. Tal paixão põe em risco sua própria existência, pois alteraria todo o futuro.

Duração:  116 minutos.

Datas que serão exibidos: 28 de fevereiro (23h55),  01 de março (12h30) e 04 de março (19h30)

*Atualizado às 23h52, no dia 18/01/2014