Por Lívia Priscilla e Antonio Laudenir

Em 20 horas de programação, o Sana Fest 2014 reuniu entre os dias 01 e 02 de fevereiro um público de mais de 30 mil pessoas. Grandes filas se concentravam na entrada do pavilhão “A” do Centro de Eventos do Ceará (CEC). Até cambistas disputavam a atenção do público na tentativa de angariar um troco a mais com o evento.

zummmb

Zumbi ataca equipe de reportagem d’O Chaplin | Foto: Antonio Laudenir

Seja com os fanáticos da cultura pop oriental ou amantes de tudo aquilo que orbita o universo “geek”, os corredores do centro explodiam em um colorido de faixas etárias, flashes de câmeras e barulho. Como que para dar um toque de ordem, o evento foi milimetricamente repartido em  Cine Sana, Sana Games, Espaço Art & Fest/Arena K-Pop, Sana Show, Sana Ludus e Sana Market.

Entre os convidados do primeiro dia podemos destacar os Irmãos Piólogo (Mundo Canibal), Mauricio Cid (chefe do site Não Salvo) e os dubladores Gilberto e Hermes Baroli. No domingo foi a vez dos cantores  Edu Falaschi (Angra e Almah), Rodrigo Rossi (Snakey e Thorn) e dos gringos Gothique Prince Ken e do DJ SiSeN (estes dois últimos, juntos em turnê pela América do Sul).

O clima entre os Irmãos Piólogo (Mundo Canibal) e o Cid (Não Salvo) foi de descontração. Eles já chegaram no Sana tirando onda (e os tênis). Os energéticos que carregavam nas mãos só atiçava o tom elétrico mostrado na coletiva de imprensa.

Os responsáveis pelo Mundo Canibal comemoram 10 anos do bem-sucedido vídeo “havaiana de pau”. Passada uma década, a dupla tem planos de elaborar uma continuação, mostrando como a havaiana de pau influenciou na “educação” dos personagens mostrados na animação.

SAM_9059

Coletiva de Imprensa dos chefões do “Mundo Canibal” e “NãoSalvo” | Foto: Antonio Laudenir

Hoje, além do site, os irmãos possuem um programa no canal fechado Multishow. Segundo eles,quando vão preparar um vídeo, só o que é pensado previamente é o título, o resto sai espontaneamente. “É loucura de nascença”, conta um dos irmãos. Todas as etapas de produção dos vídeos são realizadas pela dupla.

Para Cid, o Não Salvo faz uma verdadeira “bagunça”. O site “é um pilar no meio das pessoas que fazem acontecer”, pois o conteúdo é baseado em sugestões dos seguidores. “O Youtube é o antro da desgraça”, diz Cid. Em relação aos direitos autorais, ele explica que quando algo é colocado no Youtube, se torna propriedade do site. Ele defende que se você não quer algo na internet, não deve colocar lá. “Caiu na internet, já era”, diz.

Cosplay

Abreviação do inglês “costume play”, que significa disfarce, fantasia ou caracterização. Pois é, o conhecido cosplay costuma ser praticado por jovens (ou nem tanto) em todos os confins do planeta e baseia-se na caracterização ou homenagem a personagens de HQs, filmes, bandas orientais, mangás, anime, jogos e livros.

Maykson Liberato de 22 anos é um desses entusiasmados. Estudante do curso de Licenciatura em Artes Visuais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), ele também trabalha costurando fantasias de personagens em sua própria casa e faz cosplay desde o Sana Fest de 2009.

“Escolhi um personagem que parecesse comigo e com o apoio dos meus amigos eu fui fazendo as coisas aos poucos”, revela. Para escolher um personagem, Maykson leva em consideração a aparência, trejeitos e claro, a roupa. Tudo deve estar perfeito para o momento em que realiza sua apresentação.

1653594_627568047310296_688694961_n

Maykson Liberato é Usopp (anime One Piece) no Sana Fest 2014 | Foto: Emanuel Duarte

Maykson também já participou de outros eventos do tipo em Fortaleza e em municípios da região metropolitana como Maracanaú, Horizonte e Pacajus. Questionado sobre a reação de outras pessoas em relação ao cosplay, ele responde: “A maioria das pessoas nem sabe o que é isso e até estranham, mas as pessoas que frequentam os eventos adoram”, finaliza.

575399_594732997260468_1779442365_n

Maykson participa da edição 2013 do “Animar” em Maracanaú – Ceará. | Foto: Emanuel Duarte

Outro ponto bastante requisitado pelo público eram as salas temáticas dedicadas a diversos universos e sagas: Star Wars (Nova Ordem Jedi-Ce), Harry Potter (We Love Harry Potter), Cavaleiros do Zodíaco, Tolkien (Toca – Ce/INtocados) e Percy Jackson (Encontros de Semideuses).

Na sala dedicada a Star Wars, foi só falar na nova trilogia que está sendo realizada para a conversa render entre repórter e integrantes da Nova Ordem Jedi-Ce. Já no espaço dedicado ao Harry Potter, era perceptível o brilho nos olhos e o sorriso dos fãs John Maico e Amanda Mendes ao falar do universo criado por J. K. Rowling.

SAM_9055

Nova Ordem Jedi em uma galáxia nem tão distante | Foto: Antonio Laudenir

Questionados sobre o porquê de se reunir em grupos para discutir o universo bruxo, eles responderam de forma decidida: “É amor”. Segundo os membros, as maiores discussões estão relacionadas a adaptação dos livro para filmes, bem como o final da história. O grupo participa do evento desde a edição de 2012.

A sala dedicada à obra tolkieniana é cativa no Sana. Organizada pela Toca CE, reúne amantes das histórias da Terra Média, universo fantástico criado por Tolkien. A programação incluiu palestra sobre dragões, workshop de élfico, oficina de criação literária, palestra sobre a visão de contos de fadas na perspectiva de Tolkien, entre outras atividades.

DSC00076

Universo de Tolkien é recriado pelos fãs | Foto: Lívia Priscilla

Além da Toca, há o grupo INtocados, com menos de dois meses de vida e coordenado pela equipe, mas com uma abrangência maior, reunindo aficionados por literatura fantástica. Anderson Tiago, coordenador cultural da Toca e membro dos INtocados, justifica a criação do grupo: “A gente não é xiita que só lê Tolkien. Tem muita coisa boa por aí”. Segundo ele, ambos os grupos tentam trazer estudos mais acadêmicos, para ir além da diversão.

Por fim, os fãs das obras de Rick Riordan aproveitaram a estreia no Sana para discutir mitologia grega e analisar os livros lançados. A obra compreende as duas séries de cinco livros cada: “Percy Jackson e os Olimpianos” e “Heróis do Olimpo”. O grupo realiza o Encontro dos Semideuses em Fortaleza desde 2012 e aproveita a ocasião para brincar de caça-bandeira, duelo de espadas e quizzes. Cada integrante é filho de um deus da mitologia grega e isso é determinado a partir de um teste de personalidade, a fim de aproximar os fãs da história da saga.

Sana Fest

Com tantas atrações ocorrendo simultaneamente, torna-se uma verdadeira maratona tentar acompanhar um pouco de cada apresentação. Como um momento de encontro, o Sana Fest é capaz de colocar lado a lado todo tipo de nicho nerd e serve como uma espécie de aquecimento para o tradicional Sana (realizado no segundo semestre de cada ano).

Por sua diversidade de temas e públicos, esta edição já demonstra como o evento se tornou  uma data estimada no calendário da cidade. Afinal, em que outro lugar da cidade, naquele exato momento, você teria a chance de travar um tipo de diálogo como esse?

Repórter: Olá Johnny Blaze (Motoqueiro Fantasma), Olá, Thor, tudo bem com vocês?
Thor: (simpático) Tudo.
Repórter: Vem cá, notei que vocês estão aqui em grupo, certo? Cadê o restante do grupo Marvel para tirarmos uma foto?
Thor: Cara, eles foram no banheiro. Acredito que em vinte minutos voltam.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.