Shamballa não é apenas a senha do Wi-Fi

Se você foi ao cinema para ver Doutor Estranho e se deparou com a cena em que Barão Mordo entrega à Stephen Strange um papel no qual a palavra “Shamballa” está escrita e diz que ela é a senha do Wi-fi, isto provavelmente arrancou alguns risos seus. Na graphic novel Doutor Estranho: Shamballa, de 1989, escrita por J.M.DeMatteis, não havia nenhuma pista sobre o misterioso vocábulo. O significado da palavra no universo do Mago Supremo só começa a se delinear com o relançamento da história, que aconteceu em novembro do ano passado.

A arte da nova graphic novel, feita na aquarela do experiente Dan Green, está simplesmente fantástica e é o grande ponto forte deste encadernado. Não bastando a arte para agradar os mais exigentes, o enredo filosófico deixa de lado toda a ação já conhecida no mundo místico de Doutor Estranho e coloca o protagonista num verdadeiro dilema que pode dar início a uma nova era na humanidade.

Após retornar ao Himalaia, antigo lar do mestre Ancião, Strange descobre que ele deixou um último presente – uma caixa – na qual está um espelho (semelhante àqueles que aparecem constantemente no filme) que levará o Doutor para Shamballa, onde grandes mestres que observam e guiam a humanidade habitam. Graças à maturidade adquirida ao longo dos anos de treinamento do Mago Supremo, o doutor consegue chegar a este lugar em que é possível criar uma era de ouro da humanidade, sem egoísmo, brigas e onde a harmonia floresce. Para isto, terá de fazer um feitiço dividido em três partes e, além disso, exterminar três quartos da humanidade para que esta seja se desenvolva sem as mazelas da atualidade.

O relançamento de Doutor Estranho: Shamballa é uma verdadeira obra de arte que permite ao leitor se colocar na pele do Doutor Estranho nesta difícil escolha entre o mundo perfeito e o extermínio em massa. E você, o que faria no lugar dele? Deixaria o mundo como está, cheio de terror, morte e destruição, ou simplesmente dizimaria parte da população mundial em prol do bem da humanidade?