Shows de Rodrigo Lacaz, Yolanda Windsay & 504 Experience no terceiro dia do MPB Jazz

A brisa refrescante em Ponta Negra foi uma bênção para quem foi de jeans para a praia, só desta vez, em busca de ouvir boa música no Festival MPB Jazz. O sol no estilo “frita ovo no asfalto” de Natal contribuiu para a minha confusão, e acabei chegando uma hora antes de começar. Porém fiquei satisfeita com meu erro, pois só assim pude ver a passagem de som da 504 Experience, cujo saxofonista fez um simpático e breve cover da marcha imperial do filme Star Wars.

Às 16h em ponto Rodrigo Lacaz abre o show cantando “Poema” de Cazuza e aos poucos o público vai chegando, a apresentação não contou com nenhuma das músicas pop internacionais que fazem parte do repertório do cantor normalmente, tais como canções das bandas U2, Coldplay e A-ha. Lacaz ainda tocou “Onde estará o meu amor” de Chico César (conhecida na voz de Maria Bethânia presente na trilha da novela A Indomada), e a mais pedida de todo barzinho, Malandragem, conhecida na voz de Cássia Eller. A surpresa da apresentação foi que o cantor tocou também duas músicas autorais do tempo em que ele era parte da banda Lunares, “Ofendículos” e “Dance“, cujo vídeo você pode conferir na última parte deste post.

Yolanda Windsay & 504 Experience entraram após um intervalo curto de tempo para que o público não abandonasse o local e já começaram a sua apresentação com uma canção cantada pelo baterista da 504 Experience, impressionante para quem mal sabe fazer uma das duas coisas. No repertório da banda, músicas animadas com destaque para a dançante “I’ll Fly Away” cuja letra “Hallelujah if I die I’ll Fly away” lembrou um hino gospel daqueles tocados nas igrejas dos EUA.

Porém, os momentos de introspecção também foram sublimes como a versão da cantora para “Strange Fruit”, música conhecida na versão de (1939) na voz de Billie Holiday. A letra condena o racismo americano e foi composta inicialmente como um poema escrito pelo professor Abel Meeropol sob o pseudônimo de Lewis Allan, em 1936. Yolanda também fez uma versão de “My Funny Valentine”, música composta por Richard Rodgers e Lorenz Hart em 1937 para o musical Babes in Arms que se tornou um clássico do Jazz,  tendo versões  de mais de 600 artistas  tais como Chet Baker, Frank Sinatra e Ella Fitzgerald. A versão de Yolanda Windsay &  504 Experience você vê no vídeo abaixo.

Assista: